O batidão chegando ao chão

Então, “o batidão foi descendo, descendo, até chegar, hoje, ao chão dos melhores endereços da cidade” – diz, em bom estilo mercadológico, a abertura da matéria publicada no O Globo em 26 de maio. Mas que batidão é esse que, aos nossos ouvidos, vem soando, já algum tempo, como qualquer marchinha animada de carnaval? Será mesmo funk? Será mesmo melody?

funk, pelo que sabemos aqui no Lote, é um gênero musical, abrangendo vários estilos, difundido a partir do trabalho de músicos como James BrownGeorge ClintonPrince,Michael Jackson, etc. Ele se caracteriza pelo diálogo, num clima extremamente dançante, entre baixo e bateria, geralmente com uma dinâmica seção de metais pontuando, em contraponto, a melodia principal.

Mas não é esse o som dos artistas estabelecidos e emergentes citados na matéria…

O termo funk, designando a característica intrínseca de toda música verdadeiramente afro-americana, isto é, a sua autenticidade negra, teve originalmente, em inglês, entre outros significados, o de amedrontamento, pânico. De onde funky ser algo que amedronta, que semeia o pânico. Mas o vocábulo, com sentido estendido, ganhou conotação positiva como, no Brasil, fera, sinistro etc.

Aí, a gente já começa a entender um pouquinho melhor. Mas… E a marchinha? Como é que entra nessa história?

Num primeiro vislumbre, lembramos que já há algum tempo a capoeira freqüenta o mesmo ambiente das ações sociais, dos projetos de cidadania que popularizaram o hip-hop e alavancaram o funk — vocábulo que já merece ser abrasileirado para fânqui, como a partir daqui (gra)faremos, sem aspas.

Lembramos também que o universo da capoeira abriga o maculelê, misto de dança guerreira e jogo de bastões, cujo nome deriva, provavelmente, do quicongo makélelè, barulho, algazarra, vozearia, tumulto. E que, segundo a tradição, existiria em Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano, pelo menos desde 1757, ano de inauguração da principal igreja local.

A ritualística do maculelê tem início com a “marcha de Angola”, na qual os participantes percorrem as ruas e praças em marcha gingada. Ao chegarem ao local principal da representação, trava-se a dança-luta: os figurantes batem os bastões uns contra os outros em compasso binário, executando passos de capoeira e samba, e entoando canções cujos textos fazem referência expressa a localidades históricas do contexto angolano, como Cabinda, Quibala, Luanda etc. Nós somos pretos da Cabinda de Luanda/ nós somos pretos do soba de Quibala, diz uma delas.

**

É aí, então, que a marchinha do fânqui revela sua identidade, durante muito tempo disfarçada de drum & bassmiami-bass, batidão, sei lá. E revela cantando: Sou eu, sou eu/ sou eu, maculelê sou eu.

Leia Também: 

Sons e Danças dos Negros no Brasil

 

 

Fonte: Nei Lopes

+ sobre o tema

Edson Cardoso, o Jacaré do É o Tchan, se firma como ator dramático

O baiano, que integra o programa 'Aventuras do Didi',...

Rapper angolano Malef ganha prémio em Festival Internacional de Hip Hop

O rapper Malef ganhou o prémio de melhor artista...

Olímpiadas 2012: Serena Williams na final após vitória arrasadora

A norte-americana Serena Williams está classificada para a final...

Mostra divulga produções artísticas da periferia de São Paulo

Por: Camila Maciel São Paulo – Cantar, recitar,...

para lembrar

Ellen Oléria The Voice of Brasil

  A vencedora do The Voice Brasil é Ellen...

Mano Brown na Fórum de março

Confira abaixo parte da entrevista com Mano Brown, destaque...
spot_imgspot_img

Casa onde viveu Lélia Gonzalez recebe placa em sua homenagem

Neste sábado (30), a prefeitura do Rio de Janeiro e o Projeto Negro Muro lançam projeto relacionado à cultura da população negra. Imóveis de...

No Maranhão, o Bumba meu boi é brincadeira afro-indígena

O Bumba Meu Boi é uma das expressões culturais populares brasileiras mais conhecidas no território nacional. No Maranhão, esta manifestação cultural ganha grandes proporções...

“O batuque da caixa estremeceu”: Congado e a relação patrimonial

“Tum, tum-tum”, ouçam, na medida em que leem, o som percussivo que acompanha a seguinte canção congadeira: “Ô embala rei, rainha, eu também quero...
-+=