O conto do Messi chavista por Cidinha da Silva

Por Cidinha da Silva
Comi a primeira mosca do ano. Enorme. Tratava-se de imagem do Messi comemorando gol. O argentino levantava a camisa do Barcelona e por baixo tinha outra com imagem do Chávez. Mesmo não sendo chavista, adorei. Era tapa de luvas nos colegas de futebol alienados e na mídia que quer matar o Chávez a todo custo, postei a imagem, nem me lembrei que o Barcelona não havia jogado por aqueles dias.
Para minha sorte e proteção, um rapaz do Texas fez troça da postagem apócrifa reproduzida por mim e contra-atacou com o Messi comemorando gol e homenageando a ele, autor da postagem, como alguém fizera com o presidente venezuelano. Rapidamente, tirei o mico de campo, que não sou boba.
Eu me vangloriava de não ter caído na esparrela da crítica apressada ao Morgan Freeman que teria feito um discurso pós-racismo. Sei que o afro-estadunidense médio tem consciência racial igual ou maior do que muitos líderes afro-brasileiros, notadamente os facebookianos de primeira geração. Para completar, alguém mais lúcido mostrou que se tratava apenas de fala descontextualizada do ator.
Também escapei do fim do mundo dia 12 de dezembro de 2012, por dois motivos, primeiro porque eu não sabia que o mundo acabaria, segundo porque achei de mau gosto o grosso da pilhéria sobre o caso. E no entardecer do dia estapafúrdio, cuja invenção foi atribuída aos Maia, os Zapatistas de Chiapas, seu legítimos herdeiros, depois de uma manifestação que reuniu milhares de pessoas silenciosas México afora, disseram: “escutaram? É o som do mundo de vocês desmoronando. E do nosso ressurgindo.”
Não engrossei o coro de bobagens sobre o fim do mundo, mas caí no conto do Messi chavista. Tivesse prestado mais atenção à lição dos Zapatistas não me iludiria com a esquerda festiva e inconseqüente.

+ sobre o tema

Saiba quem são os deputados que propuseram o PL da Gravidez Infantil  

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (12), a...

Com PL do aborto, instituições temem mais casos de gravidez em meninas

Entre 1º de janeiro e 13 de maio deste...

‘Criança não é mãe’: manifestantes em todo o Brasil protestam contra PL da Gravidez Infantil

Diversas cidades do país receberam na noite desta quinta-feira...

para lembrar

Geração perdida: Pandemia fará economia ter pior desempenho em 120 anos, com ameaça a futuro dos jovens

RIO - Décadas “perdidas” desperdiçam gerações, e os jovens...

Sucateiro, sucateiro… por Mãe Stella

Ilustração: Bruno Aziz Maria Stella de...

Paulista é povo rico. E povo rico não transpira – Por: Leonardo Sakamoto

Este blog conta com a seção “Frases para entender...

Valério entrega líderes tucanos para escapar de processo no STF

Os mesmos petardos jurídicos disparados do Supremo Tribunal Federal...

É sórdido condenar vítima de estupro por aborto

É sórdido e apequena a política o Projeto de Lei que ameaça condenar por homicídio meninas, jovens e mulheres que interromperem gestações, ainda que...

Geledés repudia decisão da Câmara sobre aborto

Geledés – Instituto da Mulher Negra vem a público manifestar sua indignação e repúdio à decisão da Câmara dos Deputados, aprovada nesta terça-feira, 12,...

Mulheres vão às ruas contra PL que equipara aborto a homicídio; confira locais dos atos

Mulheres vão às ruas de diversas partes do país em protesto contra o avanço, na Câmara dos Deputados, do projeto de lei que equipara...
-+=