O culpado da vez

por fernanda pompeu

Esta semana fui comprar um remédio de uso contínuo para minha mãe. O plano de saúde dela oferece um desconto considerável no preço final. Aí sem pedir licença entrou o estresse. A moça da farmácia avisou que não me venderia as pílulas com desconto.

Antes que eu abrisse a boca, ela me calou: “O sistema travou”. “Qual sistema?”, perguntei. Com narizinho para cima respondeu: “O Sistema!”. Entendi que no lugar de dizer sistema, ela poderia ter dito “Deus”.

Da mesma forma que não adianta se insurgir contra o Criador, é inútil protestar contra O Sistema. Ele é onipresente e onisciente. Isto é, está em toda parte e tudo sabe. É o guardião de nossos dados e pecados.

Para quem, como eu, foi jovem nos anos 1970/80 temer o travamento do sistema soa engraçado. Pois, vivendo sob uma ditadura militar, tudo que ansiávamos era a queda do sistema. Este nada tinha de digital, o sistema então era o governo com suas repressões.

Mas sol se põe, lua surge, sol renasce. Hoje você fica sem tv, sem internet, sem cirurgia, sem namoro caso o sistema caia. Pior, ele não tem Sac, ouvidoria, ombudsman, Procon para a gente reclamar. Está acima do justo, do razoável, do solidário.

Ele também não apresenta materialidade. O que lhe dá um ar sobrenatural, fantasmagórico até. Um OVNI que quando funciona é o amigo. Quando falha vira o inimigo de primeiro grau. Ou a desculpa perfeita.

Minha senhora não posso fazer nada, é o sistema. O seu pagamento está dependendo da atualização do sistema. Por falha do sistema sua reserva neste voo não pôde ser confirmada. Não temos previsão de quando o sistema voltará a operar.

Penso que o sistema é uma espécie de bode expiatório. Houve uma época, da qual não sinto saudades, em que o bode expiatório era o comunismo. Fulano acusado de ser comunista perdia emprego, era preso, torturado.

A ditadura felizmente foi derrubada. Seu poder passou. O que todavia não passou é a vontade de encontrar um culpado. De preferência fora de nós.

Imagem: Régine Ferrandis.

+ sobre o tema

Obama afirma que reanimar a economia é sua tarefa mais urgente

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, considera que...

Tribunais são enviesados contra mulheres e negros e não fazem justiça, diz advogada da OAB

Os Tribunais de Justiça são enviesados e, por isso,...

O tal “panelaço” tem cara, grife, cor e endereço, nobre, diga-se de passagem

O tal "panelaço", importado da Argentina, de que  grande...

O silêncio da mídia diante da denúncia de golpe do fotógrafo brasileiro ganhador do Pulitzer

Dez dias atrás, o fotógrafo Mauricio Lima foi festejado pelos grandes meios...

para lembrar

Escravidão e discriminação

Por Margareth Menezes     Neste momento, em...

Presidente Lula anuncia investimento em catadores de materiais recicláveis

Fonte: G1- Trabalhadores terão carros elétricos para coleta de...

Geração Z: antes mentíamos aos pais para sair, agora mentem aos amigos para ficar em casa

Saídas para bares, festas e encontros mudam de acordo...

Lula para Gaviões: ‘esta é uma das maiores homenagens que recebo em toda minha vida’

Presidente Lula, internado no Hospital Sírio Libanês, grava uma...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=