O discurso consciente de Ronald, craque da Taça das Favelas, precisa ser ouvido

A Taça das Favelas conheceu neste sábado (27) seus campeões da edição realizada no Rio de Janeiro. No futebol feminino, o Curral das Éguas bateu o Corte Oito por 2 a 0. Já no masculino, o Gogó da Ema bateu o Patativas nos pênaltis, após empate em 2 a 2 no tempo normal. O melhor momento dos jogos, no entanto, provavelmente veio justo no pós-jogo. Eleito craque da final, Ronald, do Gogó da Ema, que terminou também como artilheiro da competição, foi convidado a realizar testes no Flamengo e deu um emocionado depoimento ao SporTV.

Por Leo Escudeiro, do Trivela 

Logo Taça das Favelas

“A gente é merecedor. Tem que agradecer muito a Deus, porque só ele sabe da nossa dificuldade para treinar, para alguém que não tem comida dentro de casa. A gente está aqui hoje para ser espelho para alguém na nossa favela. Porque toda vez que a gente está na televisão, só sai morte, só sai amigo da gente sendo preso, mas hoje a gente fez história. Para todo mundo acreditar que Deus realiza sonhos, todo mundo acreditar que não ganhamos isso à toa.”

Logo após o depoimento à reportagem, Ronald foi abordado por Waltinho, observador do Flamengo, que lhe ofereceu um convite para treinar no clube com um contrato de formação, com testes programados para o começo de agosto.

A Taça das Favelas tornou-se uma importante plataforma para talentos escondidos de comunidades no Rio de Janeiro e em São Paulo se projetarem. Após a decisão na capital paulista, Victor Balotelli, também de 17 anos, foi chamado pelo Internacional para período de testes.

Tão legal quanto a oportunidade de ver essa molecada ganhando uma chance é ouvir palavras tão conscientes e necessárias quanto as de Ronald. Não só por entender a importância que é ter esse espaço para incentivar outros de origem parecida, mas também por apontar o dedo para a maneira desproporcionalmente negativa como comunidades são retratadas pela mídia, visão decorrente, em parte, da falta de diversidade nas redações Brasil afora. Tão jovem, o garoto foi capaz de entender a oportunidade que se apresentava com aquele microfone.

+ sobre o tema

Detenção de Mano Brown exemplifica a mensagem de Cores e Valores

Pedro Paulo Soares Pereira, 44 anos, também conhecido como...

Do outro lado do rio – Por: Fernanda Pompeu

Existiu um tempo na minha vida em que...

Últimas tropas de combate dos EUA deixam o Iraque

Segundo redes americanas, tropas deixam o país em direção...

Manifesto pede a Lula indicação inédita de ministra negra para o STF

Entidades jurídicas lançam nesta quarta-feira (8) um manifesto pela indicação...

para lembrar

Os negros nos protestos antidemocráticos. Por Cidinha da Silva

Nas manifestações seletivas contra a corrupção no país, pessoas...

Comandada por filhos de imigrantes, França vence a Croácia e é bicampeã mundial

Mandzukic (contra), Griezmann, Pogba e Mbappé marcaram os gols...

O crime de Sharpeville: Imperioso lembrar para jamais repetir, ou imitar

Por: Eloi Ferreira de Araujo   Hoje é um dia especial...

Aos ‘parças’, tudo

Daniel Alves da Silva, 40 anos, 126 partidas pela Seleção Brasileira, 42 títulos, duas vezes campeão da Copa América e da Copa das Confederações,...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Mbappé comunica ao PSG que vai sair do clube ao fim do contrato

Mbappé comunicou à diretoria do Paris Saint-Germain que vai deixar o clube ao fim do contrato, o qual se encerra em junho. A informação foi dada...
-+=