O discurso consciente de Ronald, craque da Taça das Favelas, precisa ser ouvido

A Taça das Favelas conheceu neste sábado (27) seus campeões da edição realizada no Rio de Janeiro. No futebol feminino, o Curral das Éguas bateu o Corte Oito por 2 a 0. Já no masculino, o Gogó da Ema bateu o Patativas nos pênaltis, após empate em 2 a 2 no tempo normal. O melhor momento dos jogos, no entanto, provavelmente veio justo no pós-jogo. Eleito craque da final, Ronald, do Gogó da Ema, que terminou também como artilheiro da competição, foi convidado a realizar testes no Flamengo e deu um emocionado depoimento ao SporTV.

Por Leo Escudeiro, do Trivela 

Logo Taça das Favelas

“A gente é merecedor. Tem que agradecer muito a Deus, porque só ele sabe da nossa dificuldade para treinar, para alguém que não tem comida dentro de casa. A gente está aqui hoje para ser espelho para alguém na nossa favela. Porque toda vez que a gente está na televisão, só sai morte, só sai amigo da gente sendo preso, mas hoje a gente fez história. Para todo mundo acreditar que Deus realiza sonhos, todo mundo acreditar que não ganhamos isso à toa.”

Logo após o depoimento à reportagem, Ronald foi abordado por Waltinho, observador do Flamengo, que lhe ofereceu um convite para treinar no clube com um contrato de formação, com testes programados para o começo de agosto.

A Taça das Favelas tornou-se uma importante plataforma para talentos escondidos de comunidades no Rio de Janeiro e em São Paulo se projetarem. Após a decisão na capital paulista, Victor Balotelli, também de 17 anos, foi chamado pelo Internacional para período de testes.

Tão legal quanto a oportunidade de ver essa molecada ganhando uma chance é ouvir palavras tão conscientes e necessárias quanto as de Ronald. Não só por entender a importância que é ter esse espaço para incentivar outros de origem parecida, mas também por apontar o dedo para a maneira desproporcionalmente negativa como comunidades são retratadas pela mídia, visão decorrente, em parte, da falta de diversidade nas redações Brasil afora. Tão jovem, o garoto foi capaz de entender a oportunidade que se apresentava com aquele microfone.

+ sobre o tema

Que escriba sou eu?

Tenho uma amiga que afirma que a gente só prova...

Grupos de periferia se articulam em São Paulo para defender democracia e Dilma

Após violência contra militantes de esquerda em manifestações, Cooperifa...

Vox/Band/iG: Dilma cai de 56% para 54%

Candidata petista varia para baixo pela primeira vez dentro...

Movimento negro cobra auxílio emergencial de R$ 600 e vacina para todos pelo SUS

Nesta quinta feira (18), a Coalizão Negra por Direitos,...

para lembrar

Vitoriosas, porém insatisfeitas

Intervenção das organizações não-governamentais Criola, Geledés , Cfemea e...

No campo das pós-verdades; ou quando o verde também é azul

A definição de “pós-verdade”,  escolhida como palavra do ano...

Ubuntu: Umuntu ngumuntu nagabantu

"Uma pessoa é uma pessoa por causa das outras...

Brasil, Àfrica e o pré-sal

Fonte: Folha de São Paulo - Cotidiano Foto: Divulgação Petrobrás/AB.   No...

Jamaicano de 16 anos bate recorde de Bolt que durava desde 2002

A Jamaica tem uma nova promessa no atletismo. O jovem Nickecoy Bramwell, de 16 anos, quebrou um recorde de Usain Bolt que durava desde...

Aos ‘parças’, tudo

Daniel Alves da Silva, 40 anos, 126 partidas pela Seleção Brasileira, 42 títulos, duas vezes campeão da Copa América e da Copa das Confederações,...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...
-+=