O Folião de raça de Cris Pereira – Por Cidinha da Silva

Quem pensa que Brasília é apenas o chão musical de Ellen Oléria, Dhi Ribeiro e Hamilton de Holanda, precisa conhecer Cris Pereira.

 

Nascida em berço de samba, Cris Pereira diz que a própria voz é rouca e imperfeita, mas quem ouve Folião de raça se pergunta: O que comove mais, a beleza ou a perfeição? O que move, o que subverte e surpreende, a limpidez, a técnica dura ou a emoção?

Folião de raça movimenta a areia da música ruim que impregna os ouvidos da gente. É colírio para os tímpanos que passam a enxergar depois de ouvi-lo. É disco de cantora jovem que lembra os discos das cantoras antigas, como Nora Ney, grande libertadora das mulheres de vozes imperfeitas, fortes, belas e sem tantos agudos. Porém, vestido de contemporaneidade, multiculturalidade, marcas tão registradas da criação artística brasiliense.

Os arranjos de Lucas de Campos são serenos, requintados, não têm afetação, deixam a cantora livre e às vezes precisam segui-la, porque ela sai pelas matas acompanhando um  beija-flor que a seduziu. Ela brinca ao cantar, celebra a liberdade de cantar no próprio tempo, enquanto o coro segue como se fosse ele o cantor principal.

Em Clareira, Cris Pereira ensaia essa liberdade, mas solta-se mesmo na belíssima Facho de esperança, que ela reinventa em interpretação autoral daquelas que a gente não esquece mais. A composição de Cacá Pereira, aliás, abre o disco com poesia de primeira: “Mandou tirar nosso estandarte da calçada / A batucada lá não pode mais ficar / Bloco na rua, samba de quadra sem quadra / Sem teto o samba volta ao lume do luar.”

Folião de raça, de Pedro Cariello e Henrique Nepomuceno, é um poema em dois movimentos conduzido pelo violão delicioso de Vinícius Magalhães. A primeira parte é um lamento-reflexivo da mulher que repensa a relação amorosa e quer que o homem a acompanhe. No segundo movimento, mais definido pela mudança na música do que propriamente da letra, o Folião de raça toma conta da cena, a mulher “se cala na desgraça” e não sabemos mais o que ela sente. É letra de homens que falam de sentimentos das mulheres, posicionam-se inventando um lugar para elas e dá certo (coisa rara de acontecer), como nas composições de Chico Buarque.

Lágrima da desilusão tem a gaita gaiata de Pablo Fagundes a pontilhar toda a canção, acompanhada pelo baixo bem marcado de Paulo Dantas, o piano discreto de José Cabrera e a bateria de Leander Motta em diálogo brincante com o violão de Lucas de Campos e a sempre saborosa cuíca de Guto Martins. Talvez seja a canção em que cada instrumento aparece individualmente, ao mesmo tempo em que forma a moldura de água para que a letra corra macia e recupere o eu lírico de mais uma dor de amor composta por Sérgio Magalhães.

Briga de Reis, de Chico Dias e Codó, é simples e boa como uma canção cantada em roda de capoeira. O acordeom de Juninho Ferreira dá um tempero especial ao arranjo e prosseguirá temperando ao longo do disco.

Poema, de Vinicius de Oliveira e Breno Alves, é dedicada à filha da cantora, Poema, e, como de hábito neste tipo de canção, é uma declaração de amor à  pequena que participa divertida do final.

Mas ela não é filha de Oxum? Alguém se pergunta ao ouvir Cris Pereira cantar com tanta alma para Iemanjá? Sim, ela é, mas tem também a liberdade de Oxóssi para ser quem quiser quando canta e diz poemas, como em Encantos na areia, de Vinícius de Oliveira e Arthur Senna.

Incompleta e Deixa estar são composições da cantora. A primeira em parceria com Henrique Nepomuceno é uma canção triste, um belo poema, cujo verso mais lindo é: “Vem silenciar / meu pranto que arde / e que reparte a luz no meu olhar”.  É um texto de imagens que ao final convida alguém para tomar o eu lírico e amá-lo, ou seja, controlando tudo a voz da canção se entrega. Coisa de mulher no comando.

A segunda canção autoral, Deixa estar, é dividida com Ana Reis. Música e letra são otimistas, brejeiras, dirigidas a um menino, a quem a letra dá dicas para amadurecer, transformar-se em homem. A poesia pode decantar mais, mas está no bom caminho.

Samba é fineza de Vinícius de Oliveira tem clima de gafieira no arranjo, letra pouco criativa, rimas pobres, como: “Luz mais pura que alimenta as nascentes da paz / Rega o pranto de quem a ti satisfaz”, mas convida a dançar.

Mais um samba de saudade, de Leandro Fragonesi, é um samba gostoso para ouvir e para sambar, mas quando canto junto com a cantora aquele “vento frio que bateu e foi perverso” rimando com o “universo aberto quando o verso nasceu”, não me agrada, nem convence.

Em Imagem, canção instrumental de Alencar 7 Cordas, Cris Pereira brinca com os instrumentos, com a voz, com a música, num clima de cabaré de jazz dos anos 20, 30, e ela, é a cantora, a diva,a dona da voz e do palco.

O ponto  alto do disco é a dolente Espelho da vida que parece transformar-se em outra canção introduzida por acordeom e violoncelo até que um tamborim solitário e uma cuíca preciosa chamam a voz de Cris Pereira e então nos lembramos que se trata daquele velho samba de Ivone Lara e Délcio Carvalho, companheiro de tanto choro e bebida depois de mais um amor perdido.

E não bastassem as surpresas do arranjo, vem a própria Ivone Lara com a voz de primeira dama do samba, agora frágil, menina nonagenária afinada e doce.

O encanto que traz o desejo de amar são lições que aprendemos vendo o mar e ouvindo o acordeom de Juninho Ferreira e a cuíca de Guto Martins. E Cris Pereira canta solta, segura, melódica, suave. Sem contenções faz também seu laraiá e avisa aos navegantes que está pronta para carregar o bastão.

 

+ sobre o tema

Quando raposas tomam conta do galinheiro, por Maurício Pestana

por Maurício Pestana  A expressão acima, dito popular...

Obama para de fumar e Michelle está ‘orgulhosa’

A luta contra o vício foi um dos temas...

Juízes lançam nota de repúdio à Condução Coercitiva de Lula

Juízes divulgam nota em que afirmam que não se...

para lembrar

Religião e eleições

Por: Vitor Gomes Pinto   Barack Hussein Obama...

Craque Brasileirão 2009: Andrade, do Flamengo, é o melhor técnico

Símbolo do campeão brasileiro de 2009, o técnico Andrade...

A ausência de uma nova narrativa na Rio+20

Por Leonardo Boff   O vazio básico do...

Congolesa foge para não morrer e se perde da família

Às vezes, o refúgio é, mais do que...

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

Frugalidade da crônica para quem?

Xico, velho mestre, nesse périplo semanal como cronista, entre prazos apertados de entrega, temas diversos que dificultam a escolha, e dezenas de outras demandas,...

O PNLD Literário e a censura

Recentemente fomos “surpreendidas” pela censura feita por operadoras da educação no interior do Rio Grande do Sul e em Curitiba a um livro de...
-+=