O Hip Hop é expressão da cultura popular e como tal deve ser reconhecido, diz pesquisador

‘O hip hop é muito mais que música e dança. Ele busca conscientizar, educar, humanizar, promover, instruir e divertir, além de reivindicar direitos e o respeito nas relações sociais’, esse foi o tom dado por Big Richard, sociólogo e professor da Universidade Católica de Brasília, ao refletir sobre a influência do hip hop na formação cultural e social no Brasil.

Joanne Mota, da Rádio Vermelho em São Paulo

Big Richard, que também é membro da Nação Hip Hop Brasil, também falou dos trabalhos realizados na Comissão de Cultura no Congresso Nacional, que pretende debater o Projeto de Lei do ex-deputado Maurício Rands (PT-PE), que declara o movimento Hip Hop manifestação de cultura popular. “O Hip Hop é expressão da cultura popular e como tal deve ser reconhecido”, diz pesquisador

Segundo ele, se antes o hip hop era considerado, de forma preconceituosa, um “movimento de periferia”, hoje tomou as ruas, as mais diversas classes sociais, as praças e as escolas. O pesquisador afirma que através de seus eventos, o movimento hip hop promove ações de inclusão social nas mais diversas áreas (educação, cultura, saúde, direitos humanos, etc).

“O debate que estamos travando em Brasília se converte em uma ótima oportunidade de não só discutir o hip hop, mas também todas as manifestações da cultura popular que nutrem esse grande caldeirão cultural brasileira. O hip hop faz parte disso”, acentua Big Richard. Segundo ele, “no momento em que o Estado brasileiro reconhecer o hip hop enquanto expressão da cultura popular, ele estará reconhecendo toda a juventude que produz essa expressão”.

Ao debater o preoconceito e a criminalização sofrida pelo movimento Hip Hop, Big Ricard destacou que isso faz parte da dialética em que estamos inseridos. “Quando uma cultura oriunda das massas da população e com o recorte racial que existe no hip hop, ela vai etr naturalmente  ter dentro de uma sociedade burguesa, um certo preconceito e resistência daqueles que controlam os meios e a produção da sociedade”, pontuou o pesquisador.

Fonte: Vermelho

 
 

+ sobre o tema

Assombrando o mainstream

Liderada pelo rapper Emicida, gravadora Laboratório Fantasma quer se...

Internado na terça-feira, Pelé recebe alta após cirurgia no quadril

A operação impediu que ele viajasse para Nova Jersey...

Ídolo do Flamengo, Andrade está hospitalizado com infecção

Ídolo do Flamengo, Andrade está hospitalizado com infecção Por: Raphael...

para lembrar

Avô da literatura africana, Chinua Achebe morre aos 82 anos

Reportagem de Tim Cocks O romancista e poeta...

Gilberto Gil busca por origens musicais em ‘Viramundo’

Gilberto Gil, que afirma que a luta tem...

Cantora de soul Candice Glover vence o “American Idol”

Candice Glover, uma cantora de soul de uma...

Literatura marginal brasileira ultrapassa fronteira das periferias

Fenômeno ganha espaço e reconhecimento com formas alternativas de...
spot_imgspot_img

Casa onde viveu Lélia Gonzalez recebe placa em sua homenagem

Neste sábado (30), a prefeitura do Rio de Janeiro e o Projeto Negro Muro lançam projeto relacionado à cultura da população negra. Imóveis de...

No Maranhão, o Bumba meu boi é brincadeira afro-indígena

O Bumba Meu Boi é uma das expressões culturais populares brasileiras mais conhecidas no território nacional. No Maranhão, esta manifestação cultural ganha grandes proporções...

“O batuque da caixa estremeceu”: Congado e a relação patrimonial

“Tum, tum-tum”, ouçam, na medida em que leem, o som percussivo que acompanha a seguinte canção congadeira: “Ô embala rei, rainha, eu também quero...
-+=