O indiozinho Vítor e a criminalização dos pobres

Eu aprendi a gostar muito de estar nesse lugar de quem, de alguma forma, pode através da sua escrita capturar a atenção de alguém. Sim, ainda que seja só pra ver o título, ou uma passada rápida nas primeiras linhas, isso em um tempo veloz como o nosso é, para mim, um grande ganho, uma façanha até.

Por Monica Francisco, do Jornal do Brasil 

Pois bem, ter o leitor ou leitora pelo tempo de uma coluna é a glória. Então, é necessário, uma questão de honra mesmo, buscar com cuidado na “caixinha de escolhas” o tema que vai oferecer aos leitores/as. Mas ultimamente não tem sido fácil não. Não poderia, por mais que doído seja, pelo menos para alguns, deixar de lado a tragédia que acometeu a família do indiozinho morto na semana passada.

Vítor nem teve tempo de entender o ódio, a indiferença e o desprezo que sua etnia ainda provocam. Sua mãe, como uma Pietá nativa, assombrada pelo pequeno sacrifício que é oferecido em nome da irracionalidade e da negação de sua existência incômoda, jamais será vista da mesma forma que uma mãe branca seria vista nesta mesma situação. O silêncio criminoso e perverso dessa nossa sociedade e sua mídia é o maior sinal de sua perversidade.

Não há desculpas para ambas. Apertam gatilhos, cortam gargantas, devastam ecossistemas e congratulam-se de sua capacidade de nos manter a todos sob controle, apaziguados, pacificados e sangrando. É tão hediondo quanto o projeto nazista na Alemanha de Hitler.

É sintomático ver uma comunidade inteira preocupada com um episódio de ciúmes entre uma cantora e seu marido, fazendo disso uma necessidade de discussão e transformando o caso em assunto nacional de alta relevância. Isso certamente diz muito sobre nós.

Toda a tragédia resumida a um surto, um problema psiquiátrico do algoz e ponto. Uma sociedade que elege os seus “matáveis”, sejam eles adultos ou crianças de colo. O que nos tornamos hoje como sociedade, demonstra claramente que o mito da sociedade alegre, solidária, festiva e piedosa, só se sustenta até a página dois.

Os números de nossa tragédia doméstica demonstram o que temos de pior. Permitir a continuação desse caminho é apostar em não-futuro. Certamente, como no caso do indiozinho Vítor e tantos outros, na criminalização dos pobres, na manutenção dos privilégios e na naturalização de tudo isso, reside um grande perigo. E é exatamente por isso que nossos silêncios e prioridades falam muito mais do que palavras e nos expõem as entranhas violentas da nossa terrível e veementemente negada luta de classes.

O que espera em meio a tudo isso, o que fazer? Ansiar por justiça e manter a fé nas belas palavras de nosso Cristo, nosso maior sacrifício e resultado do que o ódio sem sentido e a hipocrisia são capazes de produzir,” Bem aventurados os que tem fome e sede de justiça, porque serão saciados”

“A nossa luta é todo dia. Favela é cidade. Não aos Autos de Resistência, à GENTRIFICAÇÃO, à REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL , ao RACISMO, ao RACISMO INSTITUCIONAL, ao VOTO OBRIGATÓRIO, ao MACHISMO, À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER e à REMOÇÃO!”

*Membro da Rede de Instituições do Borel, Coordenadora do Grupo Arteiras e Consultora na ONG ASPLANDE.(Twitter/@ MncaSFrancisco)

+ sobre o tema

No Recife, Marina Silva sai em defesa de Marco Feliciano

“Feliciano está sendo mais hostilizado por ser evangélico que...

Condenado por atear fogo em índio Galdino passa em concurso e vira servidor

Depois de quitar dívida com a Justiça, um dos...

Maceió: Movimento negro denuncia ação de policiais à Promotoria de Justiça de Direitos Humanos

Representantes do movimento negro, a professora universitária Franqueline...

I Fórum Direitos Humanos, Diversidade e Preconceito acontece nesta quarta-feira (16), na URCA

Começa nesta quarta-feira, na Universidade Regional do Cariri...

para lembrar

Classe média antipetista irá pagar em breve o preço de apoiar Temer

O colunista Jânio de Freitas, em artigo publicado na...

Karol Conka e MC Carol vão lançar música juntas chamada “100% Feminista”

Se você achou incrível a apresentação da Karol Conka...

Campanha #MaisQueImigrante visa desconstruir xenofobia dos brasileiros

Até o fim do mês, projeto reunirá relatos, fotos...

Ao não achar roupas de seu tamanho, mulher cria marca em Chácara Santana

Preta, gorda, evangélica e feminista. É assim que Evelyn...
spot_imgspot_img

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...
-+=