O inspirador legado de Betinho

O Brasil é realmente muito interessante. Sempre pensei em como nós esquecemos rápido ou como pouco lembramos e reverenciamos as grandes almas que contribuíram de modo excepcional com a nossa história.

Por Mônica Francisco Do Jornal Do Brasil

Nesta semana, tive o grande prazer e emoção departicipar do encontro realizado mensalmente no galpão histórico da Ação da Cidadania, na região portuária do Rio de Janeiro e próximo ao Cais do Valongo.

No encontro, representantes de várias ações e projetos espalhados pelo estado, discutindo a importância das ações coletivas para a transformação social.

O Betinho

Ao fundo, a figura sorridente de Herbert de Sousa, o Betinho, idealizador e principal mobilizador da campanha contra a fome e a miséria.

Muitos dos e das que estavam ali, participaram deste movimento, outros chegaram depois, mas a questão é que a ação de um homem ou mulher, comprometidos com a vida e com tudo que lhe diz respeito, consegue produzir resultados sublimes.

Toda vez que ia ao Ibase, o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas, ou lia algo sobre seu trabalho ou ainda quando vejo alguma coisa relacionada ao Betinho, penso se ele imaginava o que toda sua luta e trabalho produziriam.

É maravilhoso ver que nem todos têm a memória curta e o encontro é a mais clara demonstração de que Betinho ainda inspira.

Nestes dias em que muitos andam com a esperança abalada e certo receio do futuro, é mesmo inspirador lembrar do legado de Betinho e de todos os anônimos e anônimas que transformam as realidades mais improváveis nas favelas e áreas periféricas do país.

Colunista, Consultora na ONG Asplande e Membro da Rede de Instituições do Borel.

+ sobre o tema

Reforma trabalhista de Temer, tira a obrigatoriedade do 13° salário e FGTS

Quando direitos garantidos em leis, vem a ser negociados...

“Quando eu morrer, vou contar tudo a Deus”, afirma criança vítima da guerra na Síria

Por:Dan MartinsNo último mês a agência EFE informou que...

para lembrar

Reforma trabalhista de Temer, tira a obrigatoriedade do 13° salário e FGTS

Quando direitos garantidos em leis, vem a ser negociados...

“Quando eu morrer, vou contar tudo a Deus”, afirma criança vítima da guerra na Síria

Por:Dan MartinsNo último mês a agência EFE informou que...
spot_imgspot_img

Financiamento climático: Geledés reúne especialistas para debater o tema

Com enfoque em Financiamento Climático, o Geledés – Instituto da Mulher Negra realizou no dia 4 de junho a quarta e última rodada do...

Recomendações de Geledés para a Conferência Climática de Bonn (UNFCCC SB62) de 2025

Geledés – Instituto da Mulher Negra produziu recomendações para contribuir com o conteúdo das negociações no âmbito da Conferência Climática de Bonn (UNFCCC SB62)...

Adaptação precisa estar no centro da agenda climática

A terceira rodada do Ciclo de Debates Rumo à COP30, promovida por Geledés – Instituto da Mulher Negra, em 22 de maio, teve como...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.