O inspirador legado de Betinho

O Brasil é realmente muito interessante. Sempre pensei em como nós esquecemos rápido ou como pouco lembramos e reverenciamos as grandes almas que contribuíram de modo excepcional com a nossa história.

Por Mônica Francisco Do Jornal Do Brasil

Nesta semana, tive o grande prazer e emoção departicipar do encontro realizado mensalmente no galpão histórico da Ação da Cidadania, na região portuária do Rio de Janeiro e próximo ao Cais do Valongo.

No encontro, representantes de várias ações e projetos espalhados pelo estado, discutindo a importância das ações coletivas para a transformação social.

O Betinho

Ao fundo, a figura sorridente de Herbert de Sousa, o Betinho, idealizador e principal mobilizador da campanha contra a fome e a miséria.

Muitos dos e das que estavam ali, participaram deste movimento, outros chegaram depois, mas a questão é que a ação de um homem ou mulher, comprometidos com a vida e com tudo que lhe diz respeito, consegue produzir resultados sublimes.

Toda vez que ia ao Ibase, o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas, ou lia algo sobre seu trabalho ou ainda quando vejo alguma coisa relacionada ao Betinho, penso se ele imaginava o que toda sua luta e trabalho produziriam.

É maravilhoso ver que nem todos têm a memória curta e o encontro é a mais clara demonstração de que Betinho ainda inspira.

Nestes dias em que muitos andam com a esperança abalada e certo receio do futuro, é mesmo inspirador lembrar do legado de Betinho e de todos os anônimos e anônimas que transformam as realidades mais improváveis nas favelas e áreas periféricas do país.

Colunista, Consultora na ONG Asplande e Membro da Rede de Instituições do Borel.

+ sobre o tema

Jornada de Saúde Africana faz um ano e promove bolsas à pessoas pretas e indígenas

Salvador, Abril de 2021 - O casal Candace Makini...

Senado aprova cota para mulheres no Legislativo

A participação feminina na política ganhou um reforço. O...

Leonardo Sakamoto explica os desafios no combate ao trabalho infantil

  Em outubro, o Brasil vai receber a III Conferência...

Conheça os vencedores do Prêmio Abdias Nascimento

Em cerimônia no Teatro Oi Casa Grande, foram conhecidos na...

para lembrar

“Aqui não tem mídia, agora você vai morrer”

Preso nesta terça-feira ao pedir a identificação de uma...

Projeto acolhe mães com HIV e busca reduzir transmissão para filhos em SP

Vera (nome fictício), 40, soube ser portadora de HIV, causador...

Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo é celebrado nesta terça

O autismo afeta uma em cada 100 crianças em...
spot_imgspot_img

Saúde passa a monitorar doenças pelo recorte étnico-racial

O Ministério da Saúde lançou o Painel Equidade Étnico-racial, uma nova ferramenta que vai ajudar a monitorar e enfrentar as disparidades entre grupos étnicos e raciais no...

Sempre estivemos aqui. Histórias da ditadura seguem na invisibilidade

Na esteira das comemorações do Globo de Ouro e do Oscar conquistados pelo brilhante filme Ainda Estou Aqui – homônimo da produção literária de Marcelo Rubens...

Como Geledés combate a discriminação racial na arena internacional

As Nações Unidas estabeleceram o dia 21 de março como o Dia Internacional para Eliminação da Discriminação Racial como uma data em memória ao Massacre...
-+=