O IV Ìgbà e o desafio de escalar os buracos que nos levam a Palmares

por Arísia Barros

A Serra da Barriga é considerada um dos maiores patrimônios da cultura negra do mundo, mas é íngreme a subida para Serra da Barriga de Áfricas, localizada em Palmares, Alagoas.

A subida da Serra por entre a floresta de cana-de-açúcar que encobre os dois lados da estrada e as belas paisagens, em dias invernosos é um percurso sinuoso e estreito que põe à toda prova a resistência física.

Realizar o ato interreligioso na manhã do dia 07 de julho, Dia Nacional de Luta Contra o Racismo, no alto da Serra em homenagem a Abdias Nascimento, como parte integrante do Ìgbà- IV Seminário Afroalagoano: Igualdade Racial é Para Valer? foi um desafio e tanto: lama, atolamento, derrapagens e etc e tal.

Difícil foi a travessia debaixo de uma fina garoa e a pé por entre lagoas formadas ao longo do caminho que nos levam ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares,.

Não contávamos com a água caída na noite anterior lavando a terra , encharcando-a de impossibilidades. Os carros pequenos e alguns ônibus se revezavam auxiliando o desatolar dos veículos que apesar do esforço não conseguiram subir. A solução foi providenciar um ônibus mais robusto da Secretaria de Educação do município de União do Palmares. Foi um desafio completo.

Vencida as dificuldades, os desníveis e problemas da estrada chegamos ao Parque e marcando o inicio da solenidade o público fez-se um minuto de silêncio em memória a luta e história de Abdias Nascimento.

Após a Banda da Polícia Militar do estado de Alagoas abriu oficialmente as solenidades com a execução do Hino Nacional.

A coordenadora do Projeto Raízes de Áfricas, Arísia Barros, o presidente da Fundação Palmares, Elói Ferreira, Patrícia Mourão, coordenadora do Instituto Magna Mater e Areski Freitas, prefeito de União dos Palmares fizeram os pronunciamentos do dia.

Ausência sentida foi de Elisa Larkin que devido ao quadro infeccioso de sinusite e otite ficou impossibilitada de viajar.

Patrícia Mourão foi portadora de algumas lembranças que a viúva de Abdias enviou para as autoridades presentes e uma carta se desculpando pela ausência.

A cerimônia da manhã contou com a participação de 60 pessoas dentre elas a secretária de turismo de União dos Palmares, Isabel Padilha, Leonor Franco de Araújo- Ministério da Igualdade Racial,Ailton Ferreira dos Santos, Secretário Municipal da Reparação de Salvador (Semur),Gilberto Leal (CONEN/BAHIA), Elson Davi da Silva Cardoso, Secretário de Cultura de União dos Palmares,dentre outros.

Fonte: Raízes da África

+ sobre o tema

Preto e dinheiro são palavras rivais???

Por Bruno Rico Do Afro21 Precisamos aprender a reconhecer algo histórico,...

“Para branco sempre tem espaço”, diz Vovô do Ilê sobre dívida do bloco afro

Bloco passa por momento complicado, com dívidas que chegam...

para lembrar

Para comunidade quilombola, trabalhar significa ficar longe da família

por Júlia Dias Carneiro Adelvan da Paixão, de 30...

Militantes do Educafro fazem greve de fome em frente ao Palácio do Planalto

Yara Aquino   Brasília - Cinco militantes do Educafro,...

Cúpula dos Povos: afro-religiosos debaterão justiça ambiental

  No mesmo período em que o Rio...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=