Projeto Tankalé – IIº Encontro das Comunidades Quilombolas de Orocó – PE

Projeto leva à jovens quilombolas pernambucanos a oportunidade de resgatarem e preservarem sua história e tradição através da linguagem audiovisual.



É com a proposta de “Contar para todo o mundo” (significado de TANKALÉ em ioruba-nagô), que jovens quilombolas aproveitam a oportunidade para através da linguagem audiovisual, atuarem como promotores do resgate da história de luta e resistência do seu povo, e da sua tradição fazendo um auto-registro.

TANKALÉ é um projeto de formação técnica e pedagógica para jovens das comunidades e territórios quilombolas que, desde sua concepção e primeira experiência de sucesso em 2006 vem aprofundando e ampliando o conhecimento das comunidades, no que diz respeito à memória, bens culturais e direitos através do registro audiovisual, objetivando o fortalecimento e preservação das tradições e estimulando maior pesquisa e acesso ao patrimônio imaterial e cultural dos quilombolas.

No projeto, alem da formação técnica para audiovisual/documental (concepção, produção, roteiro, fotografia, captação de áudio, edição e objetivo do vídeo) são ministradas nas oficinas aulas de iniciação em Patrimônio Imaterial, História Oral e Pedagogia. Para as oficinas destacam-se os resultados com foco nas comunidades e a criação de equipes/coletivos para a produção do conteúdo audiovisual como a Crioulas Vídeo(Território de Conceição das Crioulas – Salgueiro/PE) a equipe Mãe Preta Vídeo (Comunidades de Águas Claras e Livramento – Triunfo/PE), Santana Vídeo e Contendas Vídeo (respectivamente as comunidades quilombolas de Santana e Contendas, ambas em Salgueiro/PE).

No percurso que desde 2006 abriga as oficinas tornando Pernambuco pioneiro na inclusão de audiovisual para a população quilombola, já participaram personagens importantes para as conquistas e desafios do projeto como o documentarista pernambucano Felipe Calheiros, Giorgi Bessoni (antropólogo do IPHAN), Sumaia Vieira (Instituto Nômades) e instituições como o Centro de Cultura Luiz Freire

(CCLF) a Fundarpe (Governo de Pernambuco) dentre outras.

O TANKALÉ que obteve a segunda melhor classificação nacional no Prêmio de Mídias Livres, do Ministério da Cultura, em 2009, ainda conta com o sucesso das produções que são destaques como o documentário “Quilombo do Livramento”, selecionado para festivais de cinema como o de Triunfo (PE), Visões Periféricas (RJ) , o 19º Festival de Curta-metragens de São Paulo. Outras produções são resultados das oficinas como os vídeos “Nossa História, Nossa Gente” (Contendas Vídeo -2009) e “O outro lado da transposição”,(Santana Vídeo – 2009) que narra o sentimento dos quilombolas como os efeitos da transposição do Rio São Francisco dentro da Comunidade Quilombola de Santana – Salgueiro/PE.

TANKALÉ – Oficinas 2011

Agora em 2011 o TANKALÉ, aportou no Território Quilombola Águas do Velho Chico no município de Orocó em Pernambuco e com o mesmo processo de formação de jovens promove o encontro das comunidades que compõem o território (Mata de São José, Remanso, Caatinguinha,Umburana) com o objetivo de integrar as comunidades.

Dessa integração participam também quilombolas do Território de Conceição das Crioulas em oficinas coordenadas pelo documentarista quilombola Adalmir José e a equipe do Crioulas Vídeo. Neste processo de formação foi constituída a equipe Ribeirinhos Vídeo, que como resultado produziu o documentário “Unidos pela mesma História” que será lançado no Encontro de Comunidades Quilombolas do Território Águas do Velho Chico em Orocó. Ainda como parte da agenda haverá a realização de palestras para os quilombolas acerca de Cultura e Direitos, um Torneio de Futebol Feminino com as jovens das comunidades e apresentações culturais. O projeto foi contemplado pelo Programa BNB de Cultura – Edição 2011 – Parceria BNDES e conta com Patrocíno do BNDES, Banco do Nordeste, Governo Federal, e ainda o apoio da Prefeitura Municipal de Orocó, Associação Quilombola de Conceição das Crioulas e as comunidades Quilombolas de Orocó.

SERVIÇO

Encontro das Comunidades Quilombolas – Territórios do Velho Chico/Conceição das Crioulas – PROJETO TANKALÉ

Lançamento do documentário – “Unidos pela mesma história” (produzido durante as oficinas do Tankalé, pela Equipe Ribeirinhos Vídeo)

Quando: 09 e 10 de julho/ 2011 (Sábado e Domingo)

Onde: Território Águas do Velho Chico – Orocó – PE

Mais informações: [email protected]

Siga-nos no Twitter @projetotankale

Adicione no FACEBOOK – Projeto Tankalé

 

 

Fonte: Lista Racial

+ sobre o tema

Excelência, se o povo gritar o senhor acorda?

Por: Arísia Barros A Terra dos Marechais é...

Quilombolas poderão comercializar produtos com nota fiscal

Quilombolas do estado do Espírito Santo, certificados pela Fundação...

Fundo Rotativo Solidário beneficiará empreendedores do Fórum da Economia do Negro de Fortaleza (CE)

Por: Karol Assunção   Adital – Empreendedores/as da capital cearense organizados...

para lembrar

VI Marcha da Consciência Negra

Fonte: Lista Racial- VI  Marcha da Consciência Negra 20 de Novembro...

Consciência universal

Fonte: Juiz de Fora Online - Por Aldine Mara,...

Ministro inaugura núcleo de estudos afrobrasileiros e indígenas

    O ministro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção...
spot_imgspot_img

Quilombo de Mãe Bernadete é reconhecido pelo governo federal

A comunidade Pitanga dos Palmares, da líder quilombola Mãe Bernadete, assassinada em agosto do ano passado na Bahia, foi reconhecida e declarada como Comunidade Remanescente de Quilombo pelo...

Quem foi Beatriz Nascimento, pioneira nos estudos sobre quilombos

Beatriz Nascimento é uma das intelectuais mais importantes do Brasil. Historiadora, ela foi pioneira nos estudos sobre as comunidades quilombolas no país. No ano passado,...

Inscrições abertas para compor banco de itens do Saeb

As inscrições para credenciamento de colaboradores interessados em compor o Banco de Colaboradores do Banco Nacional de Itens (BC-BNI) do Sistema de Avaliação da...
-+=