O IV Ìgbà e o desafio de escalar os buracos que nos levam a Palmares

por Arísia Barros

A Serra da Barriga é considerada um dos maiores patrimônios da cultura negra do mundo, mas é íngreme a subida para Serra da Barriga de Áfricas, localizada em Palmares, Alagoas.

A subida da Serra por entre a floresta de cana-de-açúcar que encobre os dois lados da estrada e as belas paisagens, em dias invernosos é um percurso sinuoso e estreito que põe à toda prova a resistência física.

Realizar o ato interreligioso na manhã do dia 07 de julho, Dia Nacional de Luta Contra o Racismo, no alto da Serra em homenagem a Abdias Nascimento, como parte integrante do Ìgbà- IV Seminário Afroalagoano: Igualdade Racial é Para Valer? foi um desafio e tanto: lama, atolamento, derrapagens e etc e tal.

Difícil foi a travessia debaixo de uma fina garoa e a pé por entre lagoas formadas ao longo do caminho que nos levam ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares,.

Não contávamos com a água caída na noite anterior lavando a terra , encharcando-a de impossibilidades. Os carros pequenos e alguns ônibus se revezavam auxiliando o desatolar dos veículos que apesar do esforço não conseguiram subir. A solução foi providenciar um ônibus mais robusto da Secretaria de Educação do município de União do Palmares. Foi um desafio completo.

Vencida as dificuldades, os desníveis e problemas da estrada chegamos ao Parque e marcando o inicio da solenidade o público fez-se um minuto de silêncio em memória a luta e história de Abdias Nascimento.

Após a Banda da Polícia Militar do estado de Alagoas abriu oficialmente as solenidades com a execução do Hino Nacional.

A coordenadora do Projeto Raízes de Áfricas, Arísia Barros, o presidente da Fundação Palmares, Elói Ferreira, Patrícia Mourão, coordenadora do Instituto Magna Mater e Areski Freitas, prefeito de União dos Palmares fizeram os pronunciamentos do dia.

Ausência sentida foi de Elisa Larkin que devido ao quadro infeccioso de sinusite e otite ficou impossibilitada de viajar.

Patrícia Mourão foi portadora de algumas lembranças que a viúva de Abdias enviou para as autoridades presentes e uma carta se desculpando pela ausência.

A cerimônia da manhã contou com a participação de 60 pessoas dentre elas a secretária de turismo de União dos Palmares, Isabel Padilha, Leonor Franco de Araújo- Ministério da Igualdade Racial,Ailton Ferreira dos Santos, Secretário Municipal da Reparação de Salvador (Semur),Gilberto Leal (CONEN/BAHIA), Elson Davi da Silva Cardoso, Secretário de Cultura de União dos Palmares,dentre outros.

Fonte: Raízes da África

-+=
Sair da versão mobile