‘O Jornal’ peça dirigida por Lázaro Ramos e Kiko Mascarenhas debate preconceito e afeto

Peça é inspirada em jornal de Uganda que publicou fotos de gays e incitou leitores a enforcá-los

por Maria Luísa Barsanelli no Folha de São Paulo

Na repressiva ditadura ugandense, um fato chamou a atenção do inglês Chris Urch: em 2010, o tabloide “Rolling Stone” publicou fotos de cem homossexuais e incitou os seus leitores a enforcá-los.

Dali, o dramaturgo tirou o pano de fundo de “O Jornal – The Rolling Stone”, peça que ganhou montagem brasileira no ano passado, com tradução de Diego Teza e direção de Kiko Mascarenhas e Lázaro Ramos. Neste fim de semana, a produção chega a São Paulo.

O texto retrata uma realidade típica de Uganda, país onde a homossexualidade era proibida até 2014 –a lei, que permitia aos cidadãos denunciar gays sob pena, foi revogada, porém a repressão seguiu.

“É uma situação que poderia ocorrer em qualquer lugar. A lista de países onde existe criminalização é assustadora, veja os casos da Rússia, da Indonésia”, diz Mascarenhas. “É incrível que a gente ainda discuta isso hoje.”

Contanto é a partir de um contexto íntimo, de uma família que acaba de perder o pai, que o caso ugandense é visto.

Um dos irmãos, Joe (André Luiz Miranda), se prepara para virar pastor da igreja, e vê no discurso de ódio contra gays uma ferramenta de propaganda para sua figura religiosa, seguindo o forte moralismo da mãe (Heloísa Jorge).

Ajuda a disseminar mitos e absurdos sobre homossexuais: de que estuprariam crianças, espalhariam doenças e até comiam as próprias fezes.

Enquanto isso, seu irmão Dembe (Danilo Ferreira) conhece e se apaixona pelo médico irlandês Sam. Mestiço filho de mãe ugandesa e pai europeu, ele é visto no país africano como um estranho, “um branco que se acha preto”.

O relacionamento proibido acaba balançando o convívio familiar, em especial com a sonhadora Wummie (Indira Nascimento), que serve de ponte entre os dois rapazes.

“Hoje em dia o mundo está cheio de repressão e preconceito. Mas esse texto oferece uma alternativa a essas questões, não é apenas uma denúncia”, comenta Lázaro.

O afeto foi um dos temas trabalhados em oficina com o elenco, escolhido a partir de anúncios na internet –foram 5.000 inscritos.

“O espetáculo tem a temática da homofobia mais aparente, mas também traz a questão da mulher preterida, a questão religiosa. Por isso, nas oficinas, também queríamos dar voz, ouvir aqueles atores”, conta Mascarenhas.

GRECO-AFRICANA

Os diálogos criados por Urch são sutis, trazendo pistas aqui e ali que vão sendo decifradas ao longo da peça.

As relações familiares e a sensação de caos iminente lembram uma estrutura de tragédias gregas, afirma Mascarenhas. “A gente brinca que é uma tragédia greco-africana. É como se ele [Dembe] estivesse predestinado a não escapar dessa sina.”

A montagem também reúne uma série de simbologias visuais. Todo o cenário é bastante simples, indicação do autor inglês já no seu texto.

Há apenas algumas estruturas de madeira, que fazem as vezes de bancos, um esqueleto de barco (que Dembe e Sam usam para se encontrar na lagoa) e um círculo branco que delineia a cena.

Este alude tanto às rodas africanas quanto ao destino de Dembe, um garoto que tenta fugir, mas sempre retorna àquelas situações, tanto na relação familiar quanto nos seus desejos afetivos.

O JORNAL – THE ROLLING STONE

QUANDO sex., às 21h, sáb., às 20h, dom., às 19h; até 15/4

ONDE Sesc Santo Amaro, r. Amador Bueno, 505, tel. (11) 5541-4000

QUANTO R$ 9 a R$ 30

CLASSIFICAÇÃO 12 anos

Lenisse Pinheiros / Folha Press
Lenisse Pinheiros / Folha Press
Lenisse Pinheiros / Folha Press
Lenisse Pinheiros / Folha Press
Lenisse Pinheiros / Folha Press
Lenisse Pinheiros / Folha Press
Lenisse Pinheiros / Folha Press
Lenisse Pinheiros / Folha Press

+ sobre o tema

Wole Soyinka: ‘Quando entro em um museu europeu, quero roubar de volta o que me pertence’

Aos 88 anos, o dramaturgo, poeta e romancista nigeriano Wole...

Sobre transexualidade, feminismo interseccional e sororidade

“Não se nasce mulher, torna-se.” Zaíra Pires para o Blogueiras Negras Creio que...

O primeiro crime homofóbico do Brasil

O texto a seguir foi extraído do livro “História...

Moleque escravo açoitado até a morte pelo crime de sodomia (1678)

Inquisição de Lisboa, proc. 14649 Por Luiz Mott. O segundo  registro...

para lembrar

Los afrodescendientes y los movimientos sociales

Por: Diógenes Díaz   Nadie debe poner en...

Americanos esterilizados em programa de eugenia lutam por indenização do Estado

Programa para evitar que pobres e deficientes mentais...

América Latina para além dos dados

A integração dos povos necessita modificar o histórico caminho...
spot_imgspot_img

PM que agrediu mulher no Metrô disse que ela tinha de apanhar como homem, afirma advogada

A operadora de telemarketing Tauane de Mello Queiroz, 26, que foi agredida por um policial militar com um tapa no rosto na estação da Luz do Metrô de São...

Comitê irá monitorar políticas contra violências a pessoas LGBTQIA+

O Brasil tem, a partir desta sexta-feira (5), um Comitê de Monitoramento da Estratégia Nacional de Enfrentamento à Violência contra Pessoas LGBTQIA+, sigla para...

Homofobia em padaria: Polícia investiga preconceito ocorrido no centro de São Paulo

Nas redes sociais, viralizou um vídeo que registra uma confusão em uma padaria, no centro de São Paulo. Uma mulher grita ofensas homofóbicas e...
-+=