O machismo me cerca

O machismo me cerca. O machismo está em mim. O machismo já estava antes de mim. Cresci no machismo. Meu pai cresceu no machismo. A luta contra o machismo é um fato.

Por Carlos de Medeiros, para Mamapress

Falar mal do feminismo me desinteressa. Observo o machismo à minha volta. Onde o homem masculino pode avançar o machismo vai e nos reduz, homens, a 3 tipos:

O mimado, o folgado e o violento.

O mimado é o coitadinho. O folgado quer a energia do outro. O violento quer a posse do outro. Mas o tempo me deu uma safanada no rosto e me mostrou ainda o colecionista e o iludido. O colecionista é o que monta sua vida na construção de um currículo interno de troféus.

Troféu é uma parada bem machista. O iludido todos estes são, mas existe um iludido peculiar. A criatura montada a partir da ideologia machista (machismo é uma ideologia). O iludido é aquele que forma uma autoimagem de inatingível, intocável, imperturbável, inchorável.

Então machismo tem a ver com ego; egoísmo.

Grupos de machistas unidos são grupos de iludidos reunidos, grupos de egos reunidos. A relação não é de irmãos. Sinto muito, membros da gangue. Corruptos são essencialmente machistas – mesmo que sejam mulheres.

A questão de estar no grupo vai muito mais pelo benefício pessoal (egóico) que aquele grupo lhe trará do que o benefício do grupo. Os que falharem serão punidos ou sofrerão algum tipo de humilhação pública.

Machismo é um troço sério. Das piadas do Danilo Gentilli, ao topetismo do Trump, passando pela latrina discursiva do Bolsonaro são a mesma matriz com os mesmos resultados.

Querer mais prisão e menos educação libertária é machista. Querer mais produção e menos investimento social é machista.

No corpo do ser humano machista existem dois corpos. Um corpo que quer nascer e adia seu nascer e portanto nunca amadurece e outro corpo que é quase uma incorporação, uma espécie de obsessor. Que ordena aos músculos e nervos como devem agir e contribui para que seu amadurecimento nunca ocorra; contribui ainda para impedir o amadurecimento nos outros corpos à sua volta – qualquer corpo.

Similar ao viciado que quer companhia no vício, o machista quer companhia no machismo e por isso funciona melhor em grupo, digo, em gangue, bando ou quadrilha.

Daí que o machista também é racista, que também é fascista, que também é militarista, que também é belicista, que também é intervencionista que também é fundamentalista, que também é sozinho, mimado, violento, frustrado, colecionista, folgado e… egoísta.

O machista é triste.

+ sobre o tema

Número de mulheres candidatas é o maior das últimas três eleições gerais

O número de mulheres que se candidataram nas eleições...

Racismo histórico: Como mulheres negras da mitologia foram retratadas como brancas pela Arte

Guerra de Titãs foi um dos filmes mais populares de...

Professora e ativista paraense, Zélia Amador é homenageada em premiação de ONG internacional

A professora e ativista paraense Zélia Amador de Deus...

Descolonizar escola, nova batalha de bell hooks

Começar por sempre pensar no amor comouma ação, em...

para lembrar

Olhar para o futuro

Este ano chegamos aos 26 anos da instituição do...

Promotores alertam para aumento de casos de exploração sexual infantil

Em moção de repúdio divulgada ontem (3), promotores de Justiça...

Rio 2016: Simone Manuel calls out police brutality after historic Olympic swimming victory

Rio 2016: Simone Manuel calls out police brutality after...
spot_imgspot_img

Lula sanciona lei que aumenta pena para feminicídio

O presidente Lula (PT) sancionou, nesta quarta-feira (9), a lei que aumenta do feminicídio para até 40 anos. O texto também veta autores de crimes contra mulheres de...

Nota Pública ao PL 4266/2023: Consórcio Lei Maria da Penha – 2024

O Consórcio Lei Maria da Penha pelo Enfrentamento a Todas as Formas de Violência de Gênero contra as Mulheres (Consórcio Lei Maria da Penha),...

Só sete estados têm leis específicas de proteção contra assédio sexual a servidores

Apenas sete estados contam com leis que visam ampliar a proteção contra assédio sexual de servidores. Nesses locais, os estatutos de profissionais públicos vão além do...
-+=