O mês das mulheres negras latino americanas e caribenhas

O mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha contará com uma abertura lacradora. Em comemoração a data, dia 25 de julho, cantoras, percussionistas, dançarinas e dj’s se apresentam no Julho das Pretas: abertura das atividades para o #25DeJulho, dia 1 de julho, às 19h, no Aparelha Luzia.

por Patrícia Gonçalves, do Catraca Livre

Ao longo do mês, uma série de reportagens no Catraca Livre ilustram as demandas, cultura e curiosidades de várias mulheres que circulam entre fronteiras muitas vezes desconhecidas, através do #Afrolatinas.

A marcação internacional do dia foi feita em 1992, após o  1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, criação da Rede que leva o mesmo nome. No Brasil, a data também sinaliza o Dia Nacional de Tereza de Benguela, líder quilombola que viveu no Estado de Mato Grosso durante o século XVIII. Aqui, o momento tem sido cada vez mais enfatizado pelas ativistas, como afirma a jornalista Juliana Gonçalves, que faz parte do organizativo da Marcha das Mulheres Negras de São Paulo.

“Reunimos uma série de entidades, coletivos e mulheres negras autônomas para proporem atividades nos quatro cantos da cidade durante todo o mês de Julho. Falaremos sobre maternidade, militância, religiosidade. Em formato de rodas de conversa, oficinas, sessão de cinema, etc. A ideia é fazer alguns debates necessários e ao mesmo tempo construir diálogo e base para marcharmos dia 25”.  Ano passado, a marcha passou pelo centro de São Paulo e reuniu cerca de 3 mil mulheres nas ruas da capital.

Créditos: Rovena Rosa/ Agência Brasil

Concentração de ato organizado pela Marcha das Mulheres Negras contra o racismo, o machismo, o genocídio e a lesbofobia, na praça Roosevelt, região central da capital paulista em 2016.

Na programação, ao longo da noite, quem passa pelo palco do Aparelha Luzia — importante espaço dos ativistas, artistas e comunidade negra — são mulheres que lutam pelo reconhecimento através da arte, uma delas, a atriz e cantora Josi Lopes.

“A importância que eu vejo do dia 25 e a minha carreira é o dizer! O espaço pra você se comunicar, eu escolhi me comunicar através do som. Estou indo compartilhar isso, esse poder e autoconhecimento através da música, nesse evento que abre um dia importante para nós mulheres pretas, é um start”.

Créditos: Jazz House

A atriz participou recentemente do musical o Rei Leão.

A maioria das mulheres em destaque na programação do evento possuem trabalhos independentes e este é um espaço importante para quem busca o reconhecimento, já que dentro do meio artístico também é possível encontrar o racismo, machismo e outras questões, como destaca Josi.

“Eu vim pra São Paulo para fazer a Nala, do Rei leão, que é o maior musical da Broadway. Eu fui coro em outro musical  e nesse eu consegui um papel de destaque da peça, mas a próxima peça, eu não sei o que vou fazer. Tem essa questão da instabilidade que a artista tem, que a artista negra tem. Não são todas as produções que nós podemos trabalhar. Precisamos ter consciência de quem a gente é, e estar nesses lugares. Com toda certeza todas as pessoas vão te testar, testar seu talento e não é pra gente mostrar serviço para os outros, mas é pra ser quem você é mesmo”.

Atualmente, a cada ano, as comemorações aumentam e ganham destaque em todo Brasil. Fruto de uma articulação de mulheres negras que buscam qualidade de vida entre elas e para as que estão por vir.

“Esse evento feito totalmente pela militância de mulheres negras, vai agregar várias mulheres negras no palco e no público. É a oportunidade de nos imaginarmos, nos fortalecermos e construirmos juntas, uma ofensiva a esse projeto de sociedade racista e machista. É um evento de nós, por todas nós”.

+ sobre o tema

Sobre cabelos, relacionamentos e outras coisas!

Após uma atividade na minha universidade em celebração ao...

Mãe preta pode ser? Mulheres negras e maternidade

Débora Silva Maria, do Movimento Mães de Maio, há...

Quem vestiu a Globeleza?

Enviado para o Portal Geledés Engana-se os que acham que...

para lembrar

Mortalidade materna de mulheres negras é o dobro da de brancas, mostra estudo da Saúde

Assim como outros indicadores de saúde, a mortalidade materna é...

Presidenta Dilma Rousseff recebe lideranças do Movimento Negro

Educação, saúde, democratização da comunicação e enfrentamento à violência...

Ilê Aiyê promove a Semana da Mãe Preta em homenagem à mulher negra

A Associação Cultural Ilê Aiyê promove a partir da...

Para ministra, igualdade racial deve ser vista como questão estratégica

  A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da...
spot_imgspot_img

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...

Da’Vine Joy Randolph vence o Oscar de Melhor atriz coadjuvante

Uma das favoritas da noite do 96º Oscar, Da'Vine Joy Randolph se sagrou a Melhor atriz coadjuvante da principal premiação norte-americana do cinema. Destaque...
-+=