O Partido da República de Garotinho quer matar Zumbi – Por Arísia Barros

 

Garotinho, a Rosinha é a atual prefeita de Campos de Goitacazes.

Por Arísia Barros

Campos de Goitacazes é um município do estado do Rio de Janeiro. Tem uma população de mais de 472 300 habitantes (em 2012), e possui  a maior extensão territorial do estado.

Rosinha, a Garotinho é do Partido da República, o PR.

Na recente reforma administrativa lá em Campos, o governo de Garotinho extinguiu a Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, o oxigênio das políticas afirmativas na região.

E isso acontece,  no mês que “oficialmente” comemora-se a “libertação” do povo negro. 125 anos da “Abolição” da Escravatura.

Quando o PR de Rosinha estrangula, sufoca, sequestra um trabalho aguerrido de 18 anos de um órgão que visa consolidar a visibilidade do nosso povo , veste a roupagem dos algozes.

Aqueles mesmos algozes que nos puseram algemas, nos transportaram em áridos navios negreiros.

Ao pensar em extinguir a Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, o PR de Rosinha naturaliza o racismo como sistema político calcado na extrema hostilidade ao que não é hegemônico.

O PR de Garotinho considera negros inferiores, contradizendo  ao que afirma o Manifesto do Partido da República, datado de 26 de outubro de 2006: “O PR defende um projeto de nação assentado em nossa soberania e nos valores nacionais, com destaque à liberdade, ao desenvolvimento e à justiça social”.

Em Campos dos Goitacazes o movimento abolicionista ecoou o grito da emancipação do povo negro e em 17 de julho de 1881, foi fundada a Sociedade Campista Emancipadora, tendo como seu maior expoente o jornalista Luiz Carlos de Lacerda.

O PR  de Rosinha não pode ignorar a história de liberdade construída em Campos e desacelerar a construção desse   processo libertário pós-abolição é retroceder.

Decisões assim institucionalizam o racismo, expõem a   carranca da ditadura.

O PR da Garotinho não entende que  mandato político é, necessariamente, instrumento de luta democrática representativa de todas diferenças de um povo e quem o exerce deve assumir as rédeas do diálogo popular..

Extinguir a Fundação Municipal Zumbi dos Palmares de Campos é um engano. Um engodo. Uma irresponsabilidade política.

O Partido da República de Garotinho quer matar Zumbi.

 

 

Fonte: Cadaminuto

+ sobre o tema

para lembrar

Renda baixa e racismo impedem conclusão do ensino básico, diz pesquisa

O racismo estrutural e a necessidade de garantir renda são...

Caminhos para Exu celebra resistência dos povos de terreiro no DF

Mais de uma centena de praticantes e simpatizantes das...

Cineastas negras reivindicam mais ações afirmativas para audiovisual

A Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (Apan) promoveu nesta...

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil de 2023 para 2024, segundo o relatório do Observatório Brasileiro das Desigualdades, publicado nesta quarta-feira. O...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de escravidão Tomoya Obokata afirmou estar "alarmado" com o fato de o Poder Judiciário brasileiro ter...

Quilombo de Itararé: herança de forças e histórias de 26 famílias ecoam em cada canteiro

Na Fazenda Silvério, em Itararé (SP), a terra vermelha não guarda apenas hortaliças e grãos: ali resistem memórias que atravessam séculos. A comunidade é formada...