Pandemia de violência – Por: LULA MIRANDA

 

Já tratei desse tema da violência aqui. Esse é um assunto que, sei perfeitamente, desagrada aos meus leitores, mas sou obrigado a insistir na tecla. A violência está crescendo de modo incontrolável e assustador. E, repito, aqui no nosso quintal os homens públicos e os parlamentares precisam tomar medidas imediatas, URGENTES. Pois se não o fizerem estarão descumprindo seu papel, sendo negligentes, omissos, incompetentes; estarão incorrendo em crime de responsabilidade.

Como já disse em artigo anterior, está claro que apesar das pequenas e progressivas, mas significativas, melhorias nas condições de vida do povo brasileiro nos últimos 12 anos a violência recrudesceu.

Segundo muitos relatos que pululam na imprensa, os assaltantes hoje estão sumariamente matando as suas vítimas, sem essas terem sequer esboçado qualquer reação. E essa “peculiaridade” capital está intrigando e assombrando até especialistas no tema da segurança. Mais ou menos como o que ocorre com os cientistas diante da perplexidade e surpresa inicial da descoberta de um novo vírus insidioso e letal. Como agir? O que fazer?

Os criminosos implantaram uma espécie de pena de morte ao contrário: nós, cidadãos de bem e trabalhadores, estamos sendo assassinados – no “sossego” do lar ou nas ruas. Vivemos dias de medo e intranquilidade.

Sei que esse tipo de argumentação me aproxima perigosamente dos radicais do pensamento conservador de direita no Brasil, mas esse é de modo inevitável um risco que tenho que correr e o preço a pagar por abordar tema tão complexo e “delicado”.

Mas a questão de fundo não é essa. A questão é: aguardaremos inertes por meses, por anos a fio, até que os técnicos dos governos estaduais tabulem os dados e informações coletados de modo precário, façam análises comparativas, elaborem seus gráficos e estatísticas, para enfim nos mostrarem o que já sabemos: que aumentou exponencialmente os casos de arrastões e latrocínios no país? E daí? Qual a providência a ser tomada? Manchetes nos jornais? E quem disse que dá para confiar nos números apresentados pelas secretarias de Segurança Pública, se muitas das ocorrências não são sequer registradas?

Para além de Foucault é preciso vigiar e punir.

Não, não prego aqui que as providências se façam no calor do momento e ao arrepio da lei e da razão. Tampouco pretendo negligenciar o importante trabalho de sociólogos e estatísticos. Muito menos desrespeitar os sagrados direitos humanos. Ao contrário.

Apenas cobro/exijo aqui o óbvio e ululante: que os homens eleitos para formular e votar leis e políticas públicas, que combatam os desequilíbrios sociais e promovam o bem-estar da população e a diminuição da violência, trabalhem de modo efetivo, e apresentem à sociedade o resultado do seu trabalho.

Os governadores dos estados devem ser cobrados em primeiro lugar, de imediato, mas também os prefeitos das grandes cidades e, em última instância, também a União. E todos deverão responder por sua competência (ou incompetência) nas próximas eleições, quando enfim temos a obrigação de lhes cobrar a fatura.

Parece-me cristalino, óbvio e ululante que medidas em busca da melhoria das políticas sociais, de atendimento aos mais carentes e de desconcentração da renda devem estar acompanhadas de outras medidas na área policial e processual-penal. O moderno debate sobre esse tema deve necessariamente seguir nesse rumo, sob o risco de malograrmos em nosso intento civilizatório.

Para não dizerem que só faço críticas, que tão somente apresento um diagnóstico generalista e não sugiro soluções, apresento aqui algumas das medidas que entendo URGENTES (para ontem):

1º – aumento imediato do valor das transferências de renda aos cidadãos mais carentes.

2º – mais verbas para a Educação (os tais 10% do PIB); embora, reconheça, se os atuais cerca de 6% fossem bem empregados a situação já seria outra.

3º – maior presença do Estado em bairros e regiões mais carentes, mas não só através do seu braço armado, mas, e principalmente, através da cultura, do lazer e do esporte, da educação e da assistência social e à saúde.

4º – manutenção e “radicalização” possível e responsável da política de progressiva recuperação do salário mínimo.

5º – taxação equilibrada e proporcionalmente maior das grandes fortunas e dos megassalários.

6º – recrudescimento ao combate à corrupção; fim da impunidade; reformulação da legislação penal (com revisão dos indultos e do instituto da progressão da pena) – incluindo-se aí as necessárias mudanças no ECA, com penas de reclusão mais pesadas para menores infratores reincidentes ou que cometem crimes que atentam contra a vida.

7º – aumento do contingente de policiais, com melhores salários e maior/melhor treinamento e qualificação – na linha da polícia comunitária ou cidadã.

8º – construção de presídios para que acabemos com o déficit nessa área, para que nossas cadeias deixem de ser “medievais” e não tenhamos tantos criminosos à solta por aí.

9º – descriminalização progressiva das drogas, que seriam distribuídas ou vendidas para viciados, de modo controlado, por instituições vinculadas ao Estado; o que reduziria a criminalidade e o poderio do tráfico.

Entendo ainda que o debate sobre a questão da diminuição da maioridade penal pode até se tornar algo ocioso, extemporâneo, desnecessário se as providências acima elencadas forem implementadas. Afinal, reitero, não se pode perder de vista que é dos governantes e dos parlamentares, na condição de representantes dos cidadãos e da cidadania, a devida competência e responsabilidade por indicar soluções e caminhos para resolver problemas afeitos à nossa humanidade – não devemos cair no equívoco de transferir, de modo precipitado, toda a culpa apenas aos jovens infratores, sob o risco de comprometermos a nossa própria humanidade.

E “para acabar”, o absurdo e desalentador é constatar que em que pese a violência se espalhar e afligir toda a sociedade, certos parlamentares se (pré)ocupam no momento em discutir e sugerir leis que regulamentam uma esdrúxula e improvável “cura gay”.

Como se vê, a ignorância também é uma forma de violência que devemos todos combater.

 

Fonte: Brasil 247

+ sobre o tema

Pobre Palmares!

  por Arísia Barros União,a terra de Zumbi, faz parcas e...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Lei 13.019: um novo capítulo na história da democracia brasileira

Nota pública da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais...

para lembrar

Número de mulheres eleitas prefeitas no 1º turno aumenta 31,5% no país

Candidatas alcançaram posto em 663 cidades, mas apenas uma...

Em prédio novo, escola de SP não possui itens básicos para estudar.

Prédio novo também continha sobras de material de construção...

Jessé Souza: Escravidão é o que define sociedade brasileira

Reescrever a história dominante de que a corrupção é...

Mano Brown e Iceblue gravam com Fernando Haddad

por Walber Silva O candidato a prefeitura de São...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=