O Partido dos Panteras Negras no século 21

Eletrizada e arrebatada, foi como me senti ao assistir o trailer do filme “Judas and the Black Messiah”, do diretor Shaka King (ainda sem previsão de lançamento no Brasil). O filme ficcionaliza um acontecimento verídico: o assassinato de Fred Hampton, uma liderança importante do Partido dos Panteras Negras.

O nome do filme faz referência à conhecida história bíblica de traição, possivelmente a maior de todas. Mas também há uma questão da época: o temor do surgimento do Messias Negro. A liderança que seria capaz de unificar politicamente a comunidade negra e estabelecer uma convergência entre os movimentos sociais.

O assassinato de Fred Hampton foi planejado pelo Cointelpro, um programa de contrainteligência criado em 1956 pelo FBI para eliminar a dissidência política no país. Em 1969, o seu principal alvo eram os Panteras Negras, considerados a ameaça número um à segurança nacional.

O Cointelpro partia da lógica de que tudo valia, inclusive o uso de métodos ilegais, para combater os inimigos internos. Um desses métodos foi a utilização de agentes infiltrados para desestabilizar os movimentos sociais. O assassinato de Hampton contou com a participação de um infiltrado, que passava informes à policia de Chicago. É o que revela a documentação do próprio FBI.

Mas o que há de tão especial na história dos Panteras Negras para que depois de tanto tempo continuem despertando interesse? Ressalta-se sempre a imagem impactante do grupo, o que acaba ofuscando aspectos importantes de sua história. Por isso talvez não seja tão conhecido o fato de eles terem como princípios políticos a luta por liberdade, poder popular, justiça e pelo fim da exploração econômica.

Um de seus grandes feitos foi elaborar uma política de intervenção e transformação do cotidiano de sua comunidade, sendo o exemplo mais conhecido o programa do café da manhã para as crianças. Mas existiram outros, como o programa pioneiro de promoção da saúde da população negra e a criação de escolas, além de outras ações sociais destinadas a atender demandas urgentes.

Por outro lado, como em todas as agrupações humanas, eles também tiveram de enfrentar contradições internas e problemas como o personalismo e práticas de autoritarismo.

Em tempo de Black Lives Matter, o legado do Partido dos Panteras Negras continua sendo um fundamento importante para ativismos negros em escala global, principalmente por sua forma contundente de confronto ao racismo e à supremacia branca.

É um legado vivo que continua alimentando sonhos de um mundo com justiça social e democracia.

Raquel Barreto
Doutoranda em história na Universidade Federal Fluminense, dedica-se a pesquisas sobre Angela Davis, Lélia Gonzalez e o Partido dos Panteras Negras

+ sobre o tema

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou...

para lembrar

“Luta contra racismo é necessariamente luta de classe”, diz Edson

Em entrevista à Rádio Vermelho, Edson França, presidente da...

Movimento Negro e movimento antifascismo

“Até que a filosofia que torna uma raça superior e...
spot_imgspot_img

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu território cerca de 4 milhões de pessoas africanas escravizadas (IBGE, 2000). Refletir sobre a formação...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...

Não é mentira: nossa ditadura militar também foi racista

Em meio às comemorações da primeira e mais longeva Constituição brasileira, promulgada em 25 de março de 1824 – um documento que demonstra a pactuação...
-+=