O pobre está passando dos limites da cozinha: a grande mensagem do filme “Que Horas Ela Volta”. Por Nathali Macedo

O ano de 2015 nos devolveu a esperança de um cinema nacional de qualidade e comprometido com questões sociais que precisam ser discutidas. Estamos falando do filme “Que Horas Ela Volta”, de Anna Muylaert, narra a história de uma empregada doméstica pernambucana vivida por Regina Casé e de sua filha, interpretada por Camila Márdila, e sua relação com seus patrões – uma família paulista de classe média alta.

do DCM

A dupla, retratada com verossimilhança e naturalidade – sem a costumeira roupagem caricatural que se tem visto no cinema brasileiro em se tratando de representação do povo nordestino – é um retrato da história de mães de classe baixa que se veem obrigadas a abandonar os próprios filhos para cuidarem dos filhos de seus patrões.
Val – interpretada por Regina Casé – deixa sua filha Jéssica (Camila Nárdila) em Recife e passa a trabalhar como babá na casa de seus patrões, onde permanece por longos anos até reencontrar a menina, já adulta, que vai a São Paulo prestar vestibular – o mesmo vestibular que o filho de seus patrões, não por acaso.

Estamos tratando de uma obra-prima – que sem dúvida entrará para a história do cinema nacional – rica em questões contemporâneas que urgem em serem discutidas. Apesar disso, o Fantástico do último domingo – desprezando qualquer resquício de inteligência e senso crítico de seus telespectadores – preferiu classificar o filme como um retrato da relação de “amor, carinho e respeito” entre empregados e patrões.

Todo esse amor e respeito pode ser visto já nas primeiras cenas, quando Val se reporta a sua patroa para lhe fazer um pedido: “Você sabe que é como se fosse da família, querida. A lasanha está no forno?”

E recoloca seus fones de ouvido sem escutar aquela que criou o seu filho e é claro que é quase parte da família, desde que se limite a pôr a lasanha no forno e se calar. Os pobres são adoráveis e queridos desde que não se atrevam a saírem do lugar que lhes foi socialmente imposto.

A personagem interpretada – brilhantemente, diga-se de passagem – por Camila Nárdila, é um retrato de um pobre que não se contenta com esse lugar: senta-se à mesa dos patrões, refresca-se na piscina dos patrões e é aprovada num vestibular em que o filho dos patrões é reprovado. E é a partir daí que todo amor, carinho e respeito que só o Fantástico enxergou nessa história começa a se revelar tal qual ele é: uma exploração impiedosa travestida de bondade.

O filme é, antes de tudo, uma amostra do preconceito de classes velado e do lugar que está e sempre esteve reservado às classes sociais desfavorecidas – e do qual a elite resiste em abrir mão: um lugar de inferioridade e subserviência.

O amor de migalhas oferecido pelos patrões aos empregados que se dedicam a eles por uma vida inteira começa a se revelar quando a filha da empregada passa a ocupar os espaços reservados aos patrões – desde a piscina da casa grande à vaga na Universidade – exatamente como a face medonha da elite brasileira passa a ser desenhada quando parcelas pobres da população atrevem-se a ascender socialmente e passam a não precisar se submeter a relações de trabalho abusivas e às desigualdades socialmente construídas.

Como todo bom filme, este conta com uma cena marcante, arrematadora, daquelas que fazem com que caia a nossa ficha e compreendamos com clareza solar toda a lógica da história: Val, depois de notar a postura combativa de sua filha ao não se contentar com um lugar de inferioridade na presença dos patrões, usa a piscina da casa pela primeira vez em todos os anos de trabalho. A emocionante expressão de Regina Casé nos diz silenciosamente: “Eu cuidei do filho deles, da casa deles, da vida deles. Eu também mereço isso.”

O recado que só quem não deu ouvidos à Fantástica revista semanal global pôde captar é que as classes desfavorecidas estão, pouco a pouco, apossando-se daquilo que sempre lhes pertenceu e ocupando lugares que nunca antes se atreveram – e é a isso que se pode chamar de um tímido esboço da igualdade social que passa a se desenhar no Brasil.

“Cuide para que sua filha fique da cozinha para fora” é a frase-chave do filme: empregados são quase da família, desde que da cozinha para fora. É triste admitir, mas esta é também a terrível lógica do pensamento burguês: pessoas de classe baixa merecem uma vida digna, desde que da cozinha para fora. É exatamente isto que tem incomodado às elites nos tempos modernos (e que o Fantástico se recusou a enxergar): o pobre está passando dos limites da cozinha – e é este o país que nós queremos.

Sobre o Autor

Atriz por vocação, escritora por amor e feminista em tempo integral. Adora rir de si mesma e costuma se dar ao luxo de passar os domingos de pijama vendo desenho animado. Apesar de tirar fotos olhando por cima do ombro, garante que é a simplicidade em pessoa. No mais, nunca foi santa. Escreve sobre tudo em: facebook.com/escritosnathalimacedo

+ sobre o tema

Salve Zumbi e João Cândido, o mestre sala dos mares

Por Olívia Santana   Há 15 anos, após uma grande marcha...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Matias, o menino negro fotografado com um boneco de “Star Wars”, foi a Hollywood. Por Cidinha da Silva

Em tempos de comunicação-relâmpago pela Web, a imagem viralizada...

para lembrar

PSDB e PMDB perdem prefeituras; PT, PSD e PSB ganham peso

O PSDB saiu menor das urnas, em comparação...

Por conta de impasse, entre o MEC e Secretária da Educação, aluno pode perder vaga na universidade

      Um impasse entre o Ministério da Educação (MEC) e...

Jessé Souza: Escravidão é o que define sociedade brasileira

Reescrever a história dominante de que a corrupção é...

Haddad tem 49%, e Serra, 33%, diz Ibope

O Ibope divulgou, nesta quarta-feira (17), a segunda pesquisa de intenção...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=