O (polêmico) mês da Consciência Negra.

Para começo de conversa, vale explicar que o dia (20) e mês (novembro) da Consciência Negra só é polêmico, problemático ou duvidoso para quem se sente desconfortável em assumir que vive em um dos mais racistas dos países. E também para quem está cheio de privilégios e com resistência em assumi-los.

Por Marcelo Moreira de Jesus via Guest Post para o Portal Geledés

Pois é. O mito da democracia racial ainda impede que exaltemos nossos heróis e heroínas negras porque, afinal de contas, “estamos em um país miscigenado”, onde “não existe dia da consciência branca”, onde “#SomosTodosMaju”, onde “não existem raças, somos todos humanos”, e onde “a miscigenação é nosso grande tesouro nacional” e bla, bla, bla… Bullshit!

O Brasil ainda é um pais onde quem mais sofre com o machismo é a mulher negra, onde quem mais sofre com a violência policial é o homem negro, onde quem mais sofre com a hipersexualizaçao é o corpo negro, onde quem mais sofre xenofobia é o/a imigrante negro/a, onde quem mais sofre agressão racista é o povo preto.

Então, para entender e respeitar o importante mês da consciência negra, primeiro precisamos (AINDA!!) ser didáticos e apresentar esta triste realidade brasileira.

Junto a tal triste realidade, faço questão de apresentar diversos grupos de ativistas a favor de cotas raciais nas universidades, grupos contra o genocídio da população jovem negra e periférica, coletivos contra o racismo institucional, projetos por maior visibilidade negra nos meios de comunicação e nas redes, etc, etc…

Ou seja, estamos vivos, resistindo, lutando. Mais do que isso, estamos reverenciando o nosso líder Zumbi dos Palmares sim! E Dandara também, e Luiz Gama também, e Claudia, e Eduardo, e Amarildo, e todos outros que estão PRESENTES. Sim, nossos mortos ainda vivem. Não vai ser qualquer um que vai nos silenciar com o discurso fajuto e hipócrita do “SOMOS TODOS IGUAIS”.

Não somos iguais e todos sabemos disso. No dia em que veremos negros formados nas faculdades na mesma proporção que brancos, quando tivermos maioria negras assumindo posições de poder, quando o negro não for mais destaque do genocídio, quando a pobreza, a fome, a falta de educação não forem mais pautas da população negra periférica, quando punirmos os covardes que cometem crimes de racismo, quando valorizarmos as culturas africanas… Ai SIM, cara pálida: Aí falaremos da “consciência humana”.

E, ainda assim, gritarei “Zumbi Vive!”. Porque ele e muitos outros vivem. A minha consciência tem milhares de vozes, e cada voz traz milhares de histórias. E que venha o dia 20 de novembro! Comoremos. Ubuntu. 4P.

Ps.: O projeto “Negros (In)Visíveis” continua nas redes sociais coletando posts de negras e negro que inspiram. A exposição e reconstrução da História Negra sãos necessárias.

Instragram: @negrosinvisiveis

Facebook.com/negrosinvisiveis

negrosinvisiveis.tumblr.com

+ sobre o tema

Governo, organizações e quilombolas se unem em defesa do Decreto n°4887/2003

Por Daiane Souza Quilombolas, órgãos públicos e instituições de todo...

Quilombolas deixam sede do Incra após passarem noite no local

Órgão se comprometeu a retomar diálogo sobre desapropriações no...

Seminário Educação 2011 marca o Ano Internacional do Afrodescendente

Evento com quase 3 mil inscritos vai até quarta-feira...

Consciência Negra programação Mato Grosso do Sul 2011

05/11 Feira da Agricultura Familiar de Furnas dos...

para lembrar

Eu preciso destas palavras – por Alex Ratts

Corpo: lugar negro de fala no Blog do Alex Ratts É...

Trincheiras raciais

Experiência internacional aponta alternativas à guerra às drogas Por Thiago...

Globo de Ouro exclui mulheres e negros em premiação

O apresentador Ricky Gervais causou polêmica ao debochar da...
spot_imgspot_img

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com atos de violência policial  e  não punição, como nos recentes casos de abuso de poder...

Filme de Viviane Ferreira mescla humor e questões sociais com família negra

Num conjunto habitacional barulhento em São Paulo vive uma família que se ancora na matriarca. Ela é o sustento financeiro, cuida das filhas, do...

Quem tem direito de sentir raiva?

A raiva, enquanto afeto humano, legítimo e saudável, é um tema que estou tentando colocar na sociedade brasileira, no debate público, mas encontro tantos...
-+=