O (polêmico) mês da Consciência Negra.

Para começo de conversa, vale explicar que o dia (20) e mês (novembro) da Consciência Negra só é polêmico, problemático ou duvidoso para quem se sente desconfortável em assumir que vive em um dos mais racistas dos países. E também para quem está cheio de privilégios e com resistência em assumi-los.

Por Marcelo Moreira de Jesus via Guest Post para o Portal Geledés

Pois é. O mito da democracia racial ainda impede que exaltemos nossos heróis e heroínas negras porque, afinal de contas, “estamos em um país miscigenado”, onde “não existe dia da consciência branca”, onde “#SomosTodosMaju”, onde “não existem raças, somos todos humanos”, e onde “a miscigenação é nosso grande tesouro nacional” e bla, bla, bla… Bullshit!

O Brasil ainda é um pais onde quem mais sofre com o machismo é a mulher negra, onde quem mais sofre com a violência policial é o homem negro, onde quem mais sofre com a hipersexualizaçao é o corpo negro, onde quem mais sofre xenofobia é o/a imigrante negro/a, onde quem mais sofre agressão racista é o povo preto.

Então, para entender e respeitar o importante mês da consciência negra, primeiro precisamos (AINDA!!) ser didáticos e apresentar esta triste realidade brasileira.

Junto a tal triste realidade, faço questão de apresentar diversos grupos de ativistas a favor de cotas raciais nas universidades, grupos contra o genocídio da população jovem negra e periférica, coletivos contra o racismo institucional, projetos por maior visibilidade negra nos meios de comunicação e nas redes, etc, etc…

Ou seja, estamos vivos, resistindo, lutando. Mais do que isso, estamos reverenciando o nosso líder Zumbi dos Palmares sim! E Dandara também, e Luiz Gama também, e Claudia, e Eduardo, e Amarildo, e todos outros que estão PRESENTES. Sim, nossos mortos ainda vivem. Não vai ser qualquer um que vai nos silenciar com o discurso fajuto e hipócrita do “SOMOS TODOS IGUAIS”.

Não somos iguais e todos sabemos disso. No dia em que veremos negros formados nas faculdades na mesma proporção que brancos, quando tivermos maioria negras assumindo posições de poder, quando o negro não for mais destaque do genocídio, quando a pobreza, a fome, a falta de educação não forem mais pautas da população negra periférica, quando punirmos os covardes que cometem crimes de racismo, quando valorizarmos as culturas africanas… Ai SIM, cara pálida: Aí falaremos da “consciência humana”.

E, ainda assim, gritarei “Zumbi Vive!”. Porque ele e muitos outros vivem. A minha consciência tem milhares de vozes, e cada voz traz milhares de histórias. E que venha o dia 20 de novembro! Comoremos. Ubuntu. 4P.

Ps.: O projeto “Negros (In)Visíveis” continua nas redes sociais coletando posts de negras e negro que inspiram. A exposição e reconstrução da História Negra sãos necessárias.

Instragram: @negrosinvisiveis

Facebook.com/negrosinvisiveis

negrosinvisiveis.tumblr.com

+ sobre o tema

AfroCaeté e o SESC: Sessão Consciência Negra: Música e Cinema

O Barracão Cine Clube em parceria com o Coletivo...

Universidade estadual do Maranhão terá cota para índios e negros

  A Universidade Estadual do Maranhão terá de reservar ao...

Quilombos não se inventam; eles existem historicamente

Quilombos não se inventam; eles existem historicamente: apontamentos...

para lembrar

Racismo faz mal à saúde

Mulheres e homens negros falam da importância do 'autocuidado'...

“Desigualdade tem relação com passado escravocrata”, diz vencedor do Eisner

Quadrinista brasileiro ganha prêmio internacional com obra “Cumbe”, sobre...

‘Medo faz sociedade dar respaldo a práticas violentas de suposta repressão ao crime’

Abolicionista penal, feminista interseccional, mulher negra e pesquisadora de...

Compaixão e Negritude: Consciência de dor como relação de (Auto)Cuidado

Por Cainã Nascimento enviado para o Portal Geledés Pensar em...
spot_imgspot_img

Morre cedo a gente negra

Antônio Bispo do Santos, o popularíssimo pensador quilombola conhecido como Nêgo Bispo, encantou-se aos 63 anos. Bispo que apresentava um quadro grave de diabetes,...

Câmara aprova projeto que torna Dia da Consciência Negra feriado nacional; texto vai à sanção

Por 286 votos a favor e 121 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29) um projeto de lei que declara o dia 20 de...

Profissionais negros reinventam suas carreiras na TV e avaliam a importância da discussão racial

No Dia da Consciência Negra, o gshow conversou com artistas que compartilham a jornada que é ser um profissional preto na teledramaturgia. Entre eles, atores, atrizes e...
-+=