O Portal da Morte

por Sérgio Martins

A beleza da vida se contrasta com a provisoriedade evidenciada pela permanente presença do portal da morte. Uma passagem para um estado de não-presença material e perda dos laços dos afetivos familiares e amizade . Para aqueles que permanecem o mundo fica mais cinza, ao olhar para aqueles lugares comuns sem a presença de pessoa que passou pelo portal.

Acid baseado na física quântica faz a seguinte afirmação: “As coisas só se tornam constantes quando você olha pra elas. Quando não olhamos é como uma onda, quando olhamos é como uma partícula”. Assim, todos nos somos ratificadores de nossa presença no universo, irradiando amor ou ódio, conforme nossa maturidade emocional.

Permanecemos vivendo todos os dias com planos e projetos como se o portal não existisse. Então, vivemos a vida com sensação de eternidade. Uma ilusão necessária para driblar a certeza da partida. Lamentamos a ida das crianças e jovens com sentença ” tão novo, que pena, ainda não viveu nada”, quando os idosos partem choramos e pensamos ” a vida poderia ser mais longa”, já que com a idade chega a experiência.

O sentido da vida é mágico, mas o mistério da morte é a essência desta caminhada cósmica no planeta terra. Um final aparentemente não-feliz mas da natureza desta experiência. A vida é sempre um encontro com outras pessoas e o tempo que passamos junto, ainda que pequeno são importantes para amadurecer nossa experiência .

Se não podemos avaliar a vida pós-morte, podemos com certeza afirmar que em nossa caminhada na vida cada atitude que tomamos ou deixamos de adotar possui uma implicação com o outro. Logo, o indivíduo é um ser que necessariamente interage, a partir de suas ações, estando todos inexoravelmente interligados.

Não nos resta dúvidas que, para além da invenção das instituições como forma de perenizar o individuo, através de suas normas e procedimentos, um dos grandes bens da humanidade é a liberdade de ter liberdade, inclusive para criticar nossas práxis, e buscar novas formas de viver e construir o melhor possível coletivamente.

Então, morrer faz parte da vida, mas a responsabilidade pela qualidade da vida que teremos e as possiblidades que poderemos construir coletivamente é de cada um de nos. Assim, o dia de finados, deve se uma oportunidade de lembrar nossos queridos parentes e amigos que ultrapassaram o portal da morte, mas, sobretudo, uma oportunidade de refletirmos sobre nossa caminhada na vida.

Sabemos que quaisquer palavras não substituiu a dor dilacerante da ruptura dos laços afetivos, tão comum á condição humana diante do portal da morte, mas ele nos permite olhar sem algumas ilusões para vida.

+ sobre o tema

“Angú Incubado” Por: Zulu Araujo

Para quem não sabe, Angu é uma comida típica...

Obama precisa se justificar perante o Congresso sobre ação militar na Líbia

A Casa Branca enviou, nesta quarta-feira, um dossiê de...

O duplo desafio de Obama

- Fonte: O Estado de São Paulo - Conforme...

para lembrar

Gastando meu latim

Por Fernanda Pompeu   Mamãe estudou latim no ginásio como matéria...

Vítimas de padres pedófilos protestam em Nova York

Manifestação de vítimas de padres pedófilos aconteceu em frente...

Foi mal… Por Michel Blanco

Não há preconceito racial no Brasil. Tudo não passa...

Discurso de posse – Desembargador Paulo Rangel – TJ Rio

DISCURSO DE POSSE Cumprimentos a todas as autoridades. -...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=