Durante sessão ordinária do Conselho Federal da OAB realizada nesta segunda-feira (3), o Plenário da entidade aprovou, à unanimidade, moções de aplauso a todas as seccionais da Ordem que derem ampla publicidade a campanhas que combatam o preconceito de qualquer natureza, caso da discriminação contra nordestinos e nortistas verificada após as eleições.
O presidente da entidade, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, destacou os casos das seccionais pernambucana, maranhense e baiana. “Fica aqui registrado, por iniciativa do Plenário, nosso voto de aplauso à OAB Pernambuco e à OAB Maranhão pelo sucesso nas campanhas de combate ao preconceito. Lembro a seccional baiana também, que criou um canal específico para denúncias. A OAB, enquanto voz do cidadão, não aceitará declarações de discriminação, sejam elas regionais, raciais ou sob qualquer outra razão”, apontou Marcus Vinicius.
No último dia 27 de outubro, após o resultado das eleições para presidente da República, a OAB Nacional publicou nota oficial de repúdio às manifestações de discriminação contra nordestinos e nortistas. Na nota, o presidente nacional da Ordem ressaltou que “o Brasil é uma nação plural, tolerante e respeitosa”.