OAB-SP lança prévia da nova campanha contra o racismo no ambiente corporativo

A Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo (OAB-SP) anunciou, na última quinta-feira (29), o lançamento de nova campanha contra o racismo e o preconceito racial. Com o tema Quando você só olha a cor da pele, não consegue enxergar o talento, o trabalho tem por objetivo promover a tolerância no mercado de trabalho. A previsão para lançamento oficial é 27 de outubro, quando a OAB-SP dará início as ações de conscientização e treinamento.

A campanha foi idealizada pela Comissão da Igualdade Racial da OAB-SP. O presidente da comissão, Eduardo Pereira da Silva, afirma que a postura da OAB contra o preconceito é de extrema importância para a defesa da pessoa negra que busca qualificação e posicionamento profissional. “Muitos profissionais, embora tenham qualificação, são prejudicados apenas pela cor da pele, pela etnia”, exemplifica. “Em pleno século XXI, a questão racial ainda é capaz de influenciar na hora da escolha de um candidato a um emprego, e isso tem de mudar”, afirma o advogado.

O foco da campanha expõe o ambiente em que se dá o preconceito. No cartaz, lançado pela Comissão da Igualdade Racial, é possível ver dois círculos: onde um candidato negro, com vasta experiência e formação, é excluído de uma seleção para a disputa por um emprego; em outro caso, um candidato branco, com qualificação menor, que será contratado.

“Nossa luta é pela inclusão social. O mercado de trabalho é uma das principais vias e o preconceito é inaceitável nesse âmbito”, comentou Eduardo Pereira. “O objetivo é que as instituições reflitam sobre posturas indecorosas que continuam acontecendo nas empresas e se responsabilizem pela boa conduta no ambiente de trabalho.”

O presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D’Urso, reafirma a importância das ações propostas pela comissão. “Embora a maioria dos brasileiros demonstre capacidade de conviver harmonicamente com todas as etnias, credos e orientações sexuais, o racismo ainda é um fato na nossa sociedade”, diz. “É necessário combater o preconceito, não apenas na letra fria da lei, mas no nosso dia a dia, pois ele impede o florescimento de uma convivência verdadeiramente plural”, defende.

Fonte: Palmares

+ sobre o tema

São Paulo diverso

Por: Mauricio Pestana Desde a assinatura da Lei Áurea (1888),...

Concurso do Hospital das Clínicas abre 1120 vagas

O hospital abriu um concurso com vagas para diversos...

Pesquisa inédita mostra a vulnerabilidade de negros e mulheres no mercado de trabalho

Secretaria de Igualdade Racial lança perfil dos fornecedores da...

Ação afirmativa: curso treina para concursos públicos

Fonte: A Tarde -   A partir desta segunda,...

para lembrar

Banco do Brasil abre concurso com 2499 vagas em 2015!

O Banco do Brasil está com concurso público aberto...

“Vale do Dendê”: Salvador ganha escritório colaborativo para negros

Inscrições gratuitas estão abertas para 10 profissionais de diferentes...

Inscrições para o programa Olá, Turista! começam nesta terça-feira

  Projeto capacitará 80 mil profissionais do turismo com...

552 vagas de aprendiz no curso de aprendizagem industrial – SABESP

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de...
spot_imgspot_img

Mulheres sofrem mais microagressões no ambiente de trabalho e têm aposentadorias menores

As desigualdades no mercado de trabalho evidenciam que as empresas têm um grande desafio pela frente relacionado à equidade de gênero. Um estudo recente da McKinsey...

Sem desigualdade de gênero, mundo poderia ter PIB ao menos 20% maior, diz Banco Mundial

O Produto Interno Bruto (PIB) global poderia aumentar em mais de 20% com políticas públicas que removessem as dificuldades impostas às mulheres no mercado...

Homens ocupam seis em cada dez cargos gerenciais, aponta IBGE

As mulheres são maioria entre os estudantes que estão em vias de concluir o ensino superior, no entanto são minoria em relação a posições...
-+=