OAB vota criação da Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra no Brasil

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) criou, hoje (3), a Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra no Brasil, no âmbito da entidade, para investigar os fatos relativos à escravidão de africanos e seus descendentes. A intenção, também, é fazer um resgate histórico e da contribuição da população negra para o desenvolvimento do país.

Para o presidente do Instituto da Advocacia Racial e Ambiental, Humberto Adami, a comissão cria um espaço para a escravidão do negro ser passada a limpo. “Para que se consiga ver o que aconteceu, a tragédia e o holocausto do povo negro, do povo africano no Brasil, e a partir daí se possa buscar com mais firmeza a aplicação de política de ação afirmativa, para que os brasileiros que estão em uma situação de cidadão de segunda classe partam para a verdadeira igualdade”, disse.

Em sessão plenária, o conselho decidiu, ainda, encaminhar ao governo federal a proposta de instalar a comissão da escravidão negra nos moldes da Comissão Nacional da Verdade (CNV) que investiga as violações de direitos humanos durante o regime militar, entre 1964 e 1985.

Segundo Adami, além do resgate histórico, é possível discutir a reparação e avaliar as condições de desigualdade nos campos político, econômico, de mercado de trabalho, das questões quilombolas e das religiões de matriz africana. “Na verdade, você transforma e refunda a República ao trazer a reparação da escravidão para uma discussão franca e aberta, como tiveram os judeus, os japoneses da época do macartismo e outros grupos humanos que passaram por períodos de discriminação. Apenas para a população negra isso ainda não foi concedido”, disse Adami. Os membros da comissão da OAB devem ser escolhidos e nomeados até o próximo mês.

 

Leia outras matérias sobre a Comissão da Verdade da Escravidão Negras

 

Fonte: Agência Brasil

+ sobre o tema

Navio Negreiro

Pensávamos que eram homens vencidos em batalhas. Descobrimos com...

Desigualdade como legado da escravidão no Brasil

Impactos de séculos de utilização da mão de obra...

África: Um Continente sem História? por Emir Sader

Os atravessamentos políticos e sociais na África, que levam...

para lembrar

Plano de Aula – A escravidão no Brasil

Objetivos -Refletir sobre a utilização da mão de obra escrava...

Nei Lopes – Retratos do Brasil Negro

Poeta, compositor, sambista, pesquisador e escritor, Nei Lopes é...

Arquivo mostra elo entre comércio de escravos e riqueza de ingleses

Pesquisa disponibiliza documentos inéditos com valores e nomes de...

13 de maio: viva 20 de novembro!

Foto de capa: retrato de Luiz Gama por Raul...
spot_imgspot_img

Contar aquilo que deixaram de nos contar

Eu espero que este seja mais um entre inúmeros textos que tenham por objetivo repercutir o brilhantismo do recém-lançado Projeto Querino, uma das mais impressionantes...

Historiador desvenda origem de povo escravizado na mineração de ouro e diamante no Brasil

Um historiador brasileiro desvendou a origem histórica dos courás, um dos povos mais singulares e enigmáticos da escravidão. Também conhecidos como couranos, eles foram...

Racismo estrutural, negritude e lugar de fala: qual é a importância de pensarmos a trajetória de Anastácia no ensino de história?

RESUMO A partir das contribuições teóricas de Kilomba (2019) e Ribeiro (2017), o presente texto propõe-se a refletir o “lugar de fala” e as suas...
-+=