Obama gera polémica com apoio à homossexualidade africana

Durante a sua excursão pela África, no Senegal, o presidente americano levantou a problemática da discriminação aos homossexuais, pedindo uma igualdade de direitos. Obama comentou sobre esta questão, após o encontro com o presidente Macky Sall. O presidente senegalense respondeu, dizendo que o Senegal era um país tolerante, mas que não se encontra em condições de receber esta abertura nem preparado para descriminalizar a homossexualidade. O povo africano ainda é um povo reservado, e a homossexualidade é vista como um crime. A imensa popularidade do presidente Barack Obama sofreu um revés, mesmo no Quénia o país natal do seu pai.

Os actos homossexuais são ainda um crime em 38 países africanos, onde a maioria das pessoas possuem visões religiosas conservadoras. Obama sofreu críticas, inclusive de um pastor que a propósito disse que “nós como cristãos não podemos apoiar o homossexual qualquer que seja o custo”.

O presidente americano acredita que os hábitos, costumes, religião devem ser respeitados, porém a lei deve ser de igualdade para todos.

Contudo, apesar das críticas, a declaração de Obama causou alegria e esperança entre homossexuais em África.

Alguns homossexuais disseram que Obama estabeleceu um exemplo que esperam ser seguido por outros, porque, segundo eles, o que eles querem é viver em paz e sem medo.

Obama defrauda quenianos

O presidente dos EUA, de raízes quenianas, tem que provar a um público desiludido que dá importância ao país de seu pai.

Muitos africanos sentem um vínculo com Obama, que é filho de um queniano já falecido, mas manifestam frustração com o facto de ele não ter mantido com o continente o mesmo envolvimento que os seus antecessores, George W. Bush e Bill Clinton. Durante o seu primeiro mandato, Obama apenas fez uma visita de um dia ao continente africano, no Gana.

Após muitas críticas e até tarde, o presidente americano, encontra-se a fazer visitas em alguns países democráticos da África-subsariana com objectivo de reforçar os laços de cooperação económica e política. Obama fez uma excursão pelo Senegal, África do Sul e Tanzânia.

Quenianos manifestaram um desagrado desta visita, uma vez que o Presidente americano tem laços sanguíneos de origem queniana e não visitou o país.

Em resposta às reclamações e críticas levantadas, o presidente dos EUA, Barack Obama, disse que a “cronometragem não estava certa” para ele viajar a terra natal de seu pai, durante sua actual turnê em África.

Numa conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo sul-africano Jacob Zuma, em Pretória, Obama disse que a sua ausência do Quénia dependia de questões “sensíveis” e organizativas do próprio Quénia que tem trabalhado sobre o assunto com a comunidade internacional.

Obama referia-se ao julgamento iminente de Kenyatta, pelo seu suposto papel na violência mortal que matou de mil pessoas após as eleições de 2007 no Quénia.

“O momento não era certo para mim, como presidente dos Estados Unidos visitar o Quénia, quando essas questões precisam ser trabalhadas”, disse Obama.

Para finalizar o presidente salientou que tem expectativas futuras de pisar a terra natal.

Regina Baxe

Norte-americanos financiam ódio a homossexuais na África, revela documentário

África do Sul legaliza casamentos homossexuais

Anistia Internacional condena homofobia na África 

Cardeal Turkson defende que homossexualidade é crime

 

Fonte: O País

+ sobre o tema

Obama precisa se justificar perante o Congresso sobre ação militar na Líbia

A Casa Branca enviou, nesta quarta-feira, um dossiê de...

Monumentos públicos de figuras controversas da história deveriam ser retirados? SIM

Na biografia que dedica ao poeta João da Cruz...

O duplo desafio de Obama

- Fonte: O Estado de São Paulo - Conforme...

Outra vez, a novela! Agora com piadinha racista na boca de personagem negro, por Cidinha da Silva

Por Cidinha da Silva Deuzuite (Susana Badin) enquanto ouve Alcione,...

para lembrar

PUC com Haddad: Por uma SP onde os direitos sociais sejam objetivo concreto

Manifesto PUC COM HADDAD A PUC DE SÃO PAULO...

Negacionismo científico: a produção política e cultural de desinformação

Antes restrito a grupos articulados em torno de interesses...

Depois das alvíssaras da Maria Clara, que venha 2010!

É difícil não se contagiar com a iminência de...

E o melhor deputado em 2012 é… Jean Wyllys

Deputado fluminense é eleito pelos internautas como o que...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Barack Obama elege seus filmes favoritos de 2023; veja lista

Tradicionalmente, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, escolhe seus filmes, músicas e livros favoritos do ano. Nesta quarta-feira (27), Obama compartilhou em suas...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...
-+=