Obama nomeia astronauta negro para dirigir Nasa

Lista Discriminação racial.

Fonte: da France Presse, em Washington

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, decidiu nomear o ex-astronauta negro Charles Bolden para diretor da Nasa, a agência espacial norte-americana, anunciou neste sábado a Casa Branca em um comunicado.

Bolden, de 62 anos, general da reserva da infantaria da Marinha, será o primeiro negro a dirigir a Nasa, se o Senado confirmar a designação. Será também o segundo astronauta a dirigir a agência. O primeiro foi Richard Truly, entre 1989 e 1992.

Obama também deverá nomear sua conselheira para temas espaciais, Lori Garver, como auxiliar de Bolden.
“São personalidades talentosas que ajudarão a NASA a estender os limites da ciência, da aeronáutica e da exploração no século 21”, frisou o presidente, citado no comunicado.

Bolden participou de quatro voos espaciais antes de deixar a agência espacial em 1994. Ele vai se tornar o 12º administrador da Nasa em 51 anos de história da instituição.

Desafios

A agência foi fundada em outubro de 1958 em meio à corrida espacial com a então União Soviética, que levava vantagem na disputa até ali. Agora, meio século depois, são os chineses que começam a aparecer como nação a ofuscar o domínio norte-americano no espaço.
Um dos principais desafios da Nasa agora é o desenvolvimento de uma nova frota de veículos que leve homens ao espaço, tema que encontra em Bolden um forte aliado, como ressaltam analistas. Os atuais ônibus espaciais voam desde 1981 e são muito usados na construção da ISS (Estação Espacial Internacional, na sigla em inglês), local estabelecido para pesquisa e para aprender a viver no espaço.

Esses voos tiveram a imagem arranhada por dois graves acidentes, que deixaram um total de 14 astronautas mortos, e constantes problemas técnicos.

O último acidente, do Columbia, em 2003, fez com que o governo de George W. Bush determinasse em 2004 que novos veículos fossem construídos. A última missão da atual frota está marcada para começar no dia 31 de maio de 2010, com o lançamento da Endeavour. A Nasa tem um total de oito missões prontas prontas para voar.

+ sobre o tema

Salve Zumbi e João Cândido, o mestre sala dos mares

Por Olívia Santana   Há 15 anos, após uma grande marcha...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Lei 13.019: um novo capítulo na história da democracia brasileira

Nota pública da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais...

para lembrar

Rio+20: Manifestações livres sobre qualquer assunto

Por Leno F. Silva   Digamos que este Junho...

São Paulo: Show Almir Sater

  Credicard Hall - Sábado 07, 22h Nascido...

Extrema pobreza reduz 63,3% nos últimos dez anos

Só em 2012, foram 1 milhão de pessoas que...

Fátima Oliveira: ‘Meio ambiente não é adereço’

Um recado firme e perfeito: "meio ambiente não é...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Barack Obama elege seus filmes favoritos de 2023; veja lista

Tradicionalmente, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, escolhe seus filmes, músicas e livros favoritos do ano. Nesta quarta-feira (27), Obama compartilhou em suas...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...
-+=