Esquerda e direita criticam solução para Guantánamo

Fonte: DN Globo

©US DoD

O Presidente Barack Obama está sob fogo cerrado de críticas, à direita e à esquerda, a propósito do seu plano para encerrar até Janeiro de 2010 a prisão de Guantánamo, onde continuam detidos 240 estrangeiros suspeitos de acções terroristas.

Ontem, o Congresso americano, dominado pelos democratas, aprovou o pacote financeiro suplementar para pagar as operações militares no Iraque e Afeganistão, no valor de 91 mil milhões de dólares (mais de 82 mil milhões de euros), mas recusou a verba de 80 milhões de dólares que a Casa Branca pedia para encerrar Guantánamo. Primeiro, os senadores querem pormenores sobre o que Barack Obama irá fazer.

O líder democrata do Senado, Harry Reid, pediu “detalhes do plano da administração” e disse que os senadores estavam disponíveis para trabalhar com a Casa Branca. Os republicanos, por seu turno, disseram ser claro que o presidente não tem um plano.

Obama explicou anteontem as suas intenções, que incluem a transferência de detidos para território americano e a sugestão da ideia da prisão por tempo indefinido e sem julgamento de alguns prisioneiros.

O Presidente criticou a anterior administração de George W. Bush, que acusou de ter embarcado numa “experiência descontrolada” que produziu uma “confusão” difícil de resolver. Quando todo este processo estiver completo”, afirmou o presidente, “haverá um certo número de pessoas que não poderão ser processadas por crimes passados, mas que serão um perigo para a segurança dos Estados Unidos”.

Mais à frente, Obama mencionou a possibilidade de “detenções prolongadas” para resolver o problema dos suspeitos que não podem ser julgados. A frase não é inteiramente explícita e foi o mais perto que Obama chegou da admissão da detenção indefinida. A questão tem a ver com as garantias de protecção que a justiça americana confere aos acusados. De acordo com o sistema existente, muitos presos teriam grandes possibilidades de conseguirem uma absolvição, pois as provas da sua culpa não seriam admissíveis em tribunal civil.

A perspectiva de prisão por tempo indeterminado escandalizou várias organizações de defesa de direitos cívicos. A Human Rights Watch explicou, em comunicado, que isto “criaria uma perigosa falha no nosso sistema judiciário, ao imitar a abordagem excessiva da administração Bush no combate ao terrorismo”.

Citado pelo Washington Post, Michael Rattner, do Centro para os Direitos Constitucionais perguntava: “O que acontece a pessoas que podem ficar perpetuamente na prisão e que género de precedente isto vai estabelecer para o futuro?”.

Poucos minutos depois do presidente se pronunciar, o ex-vice-presidente Dick Cheney, que na anterior administração Bush foi o responsável pela polémica política anti-terrorista, veio a terreno defender a sua herança, criticando Obama pela “presunção de superioridade moral”.

“Não há meio termo”, disse, numa farpa à nova administração. “As medidas [deixadas] a meio deixam-nos meio expostos”.

Cheney defendeu a prática dos interrogatórios “duros”, que a nova administração proibiu, por considerar tortura: “Salvaram vidas”, reclamou o ex-vice de Bush. “Atrás da reacção histérica a estas técnicas reforçadas de interrogatório existe um desconhecimento das ameaças com que este país se confronta”, disse Cheney.

A direita americana vibrou com este ataque, mas vários comentadores explicavam ontem na imprensa americana que o ex-vice parecia estar a discutir com o próprio George W. Bush. O porta-voz da Casa Branca sublinhou isso mesmo, que as afirmações de Cheney eram a continuação de um debate que se manteve durante anos na administração Bush. Nessa discussão, o vice-presidente ganhou a primeira fase e perdeu na segunda. No entanto, Cheney conseguiu fazer passar uma mensagem potencialmente negativa para a Casa Branca, ao sublinhar que o Presidente causaria “um grande perigo” ao trazer “os piores terroristas para o interior dos EUA”.

Além do debate ideológico e partidário, o plano de Obama pretende sobretudo resolver a questão prática de processar os 240 prisioneiros e de condenar aqueles que têm de ser condenados. A administração tenciona dividi-los em quatro grupos (ver caixa), mas em pelo menos um deles, provavelmente o maior, haverá grandes dificuldades jurídicas. A direita americana não perdoará a Obama qualquer erro e a esquerda atropelos ao que foi prometido em campanha eleitoral.

Matéria original: Esquerda e direita criticam solução para Guantánamo

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

para lembrar

ONU condena onda de violência sexista contra Dilma

Mais um departamento da Organização das Nações Unidas se...

Adeus, Wangari Maathai

Fábio Feldmann - Consultor em sustentabilidade Semana passada, o...

Natalie Portman apoia Barack Obama em comício

A atriz de Cisne Negro, Natalie Portman, deu seu...

Olívia Santana é oficializada como candidata a prefeita pelo PCdoB

O nome da deputada estadual Olívia Santana foi homologado...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=