Olívia Santana é oficializada como candidata a prefeita pelo PCdoB

O nome da deputada estadual Olívia Santana foi homologado como a candidata do PCdoB para concorrer à prefeitura de Salvador nas eleições 2020. A confirmação aconteceu durante uma Convenção Eleitoral virtual, realizada pelo partido no último sábado (12.09), que contou com a participação de diversas lideranças políticas e dos movimentos sociais, além de filiados e filiadas, dirigentes, pré-candidatas e pré-candidatos a vereadora e vereador.

Na abertura do evento, Jurandir Júnior, presidente do Comitê Municipal, falou do processo. “Chegamos aqui fazendo uma pré-campanha vitoriosa, uma pré-campanha que firma o nosso projeto com 65 pré-candidaturas de homens e mulheres que expressam a representatividade que o PCdoB tem tido na cidade. Este é o momento, portanto, de consagrar esse esforço coletivo que possibilitou tornar real o projeto de disputar essa cidade tão desigual e tão significativa.”

Após agradecer a confiança depositada pelo partido em seu nome, Olívia reafirmou seu compromisso com a cidade. “Minha candidatura não é uma aventura, não é uma candidatura que existe contra alguém, é uma candidatura que existe a favor de Salvador. Essa chapa de uma mulher e de um homem negros é a cara da cidade de Salvador. Nosso projeto não é sectário, não é estreito. Nosso projeto é amplo, cabe todas e todos que querem ajudar.”

Com o slogan: Experiência, amor e raça, a chapa majoritária é formada em aliança com o PP e tem Joca Soares, presidente da sigla em Salvador, como vice. Ele destacou a competência da deputada. “Quero falar da minha satisfação em estar aqui hoje, junto com essa mulher que conhece Salvador. Tenho certeza que você, como prefeita, fará muito pela cidade.”

Olívia Santana e Joca Soares (Foto: Amanda Oliveira)

Olívia Santana foi vereadora de Salvador por 10 anos; Secretária Municipal de Educação e Secretária Estadual do Trabalho e Renda. Presentes na atividade, a deputada federal Alice Portugal e deputado federal Daniel Almeida ressaltaram as habilidades de Olívia. “Olívia está pronta, tem todos os requisitos para governar a cidade. Experiente gestora, excelente parlamentar, militante da luta de racista real. Conhece todos os problemas de Salvador e vai governar para todas e todos.”, sinalizou Alice. “Por onde passou Olívia demonstrou capacidade, competência, liderança em formar equipe e em gestão. Está testada e aprovada.”, completou Daniel.

Em um segundo ato, desta vez político, e que contou com a participação física de autoridades, o governador Rui Costa lembrou do compromisso de Olívia, que é pedagoga por formação, com a educação. “Você, Olívia, que é da área da educação, sabe que se quisermos resolver o problema da desigualdade, como minha mãe dizia aos quatro filhos, não tem dois caminhos. É estudar e estudar.”

Rui falou dos desafios “Nós vivemos na quarta maior cidade do país e Salvador é um retrato desse país desigual, o pior em distribuição de renda no mundo. Salvador espelha essa desigualdade, essa crueldade com a maioria do seu povo. Mas o que nos conforta, Olívia, é saber que é possível fazer a transformação dessa cidade com muita determinação.”

O vice-governador e presidente do PP na Bahia, também se pronunciou. “Precisamos elevar esse nível, precisamos melhorar a saúde e para isso nós estamos oferecendo a Salvador dois candidatos excepcionais, duas vidas vitoriosas, pessoas que têm histórias de vitórias, Olívia Santana e Joca Soares.”

O senador e ex-governador Jaques Wagner falou dos perfis dos dois postulantes. “A cara de vocês é a cara que Salvador precisa! A cara do social. Vim aqui para dizer boa sorte!”

Participaram ainda o presidente do PCdoB na Bahia e Secretário Estadual do Trabalho e Esporte, Davidson Magalhães; a vereadora Aladilce Souza; o vereador Helio Ferreira; a Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira; o deputado estadual Bobô, entre outros.

 


** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

+ sobre o tema

Quilombolas pedem orçamento e celeridade em regularização de terras

O lançamento do Plano de Ação da Agenda Nacional...

É a segurança, estúpido!

Os altos índices de criminalidade constituem o principal problema...

Presidente da COP30 lamenta exclusão de quilombolas de carta da conferência

O embaixador André Corrêa do Lago lamentou nesta segunda-feira (31)...

Prefeitura do Rio revoga resolução que reconhecia práticas de matriz africana no SUS; ‘retrocesso’, dizem entidades

O prefeito Eduardo Paes (PSD) revogou, na última terça-feira (25), uma...

para lembrar

Todos podem ter vida digna já, diz criador do Fórum Social Mundial

Outro mundo ainda é possível? Diante da trajetória recente...

Moradores das favelas sonham com casa e negócio próprios em 2020, mas sem otimismo por segurança

Estudo do Data Favela mostra que moradores desses conglomerados...

Se Bacurau é um elogio à resistência, de que tipo de resistência estamos falando? Por Nathalí

Ontem ouvi no metrô três amigos falando sobre “Bacurau”...

Juiz aplica multa de R$ 50 mil por vídeo alterado de Netinho no YouTube

O juiz auxiliar da propaganda eleitoral Luís Francisco Aguilar...

Decisão de julgar golpistas é histórica

Num país que leva impunidade como selo, anistia como marca, jeitinho no DNA, não é trivial que uma Turma de cinco ministros do Supremo...

A ADPF das Favelas combate o crime

O STF retomou o julgamento da ADPF das Favelas, em que se discute a constitucionalidade da política de segurança pública do RJ. Desde 2019, a...

STF torna Bolsonaro réu por tentativa de golpe e abre caminho para julgar ex-presidente até o fim do ano

A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quarta-feira (26), por unanimidade, receber a denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República) e tornar réus o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)...
-+=