Oficinas de Literatura na Universidade de Brasília (UnB)- “Escrevivências, da inspiração à produção na perspectiva de Conceição Evaristo”

Ao idealizar a Oficina de Literatura- “Escrevivências, da inspiração à produção na perspectiva de Conceição Evaristo”- pretendemos, de fato, tornar a escritora Conceição Evaristo nossa interlocutora na comunidade acadêmica, especialmente, entre as/os estudantes negras/os do campus Planaltina (UnB-FUP) e movimentos sociais. O projeto será desenvolvido pelas oficineiras Zane do Nascimento (Ciências Sociais-UnB) e Renata Canto (Arquitetura e Urbanismo-UnB), ambas baianas e negras, que se somam a um movimento de pessoas negras que ressignificam seus olhares a partir da realidade do DF e Entorno.

Por  Zane do Nascimento para o Portal Geledés 

Ilustração: Michael Morgenstern /The Chronicle

Além disso, o projeto foi pleiteado pelo Edital 03/2017 pela DOCCA/DAC (Diretoria de Organizações Comunitárias, Cultura e Arte). Conforme previsto pelas proponentes, os livros adquiridos serão doados para a biblioteca do campus da universidade de Brasília (UnB-FUP) que, até o momento, não conta com nenhum título da escritora Conceição Evaristo, e os demais serão sorteados entre as/os participantes do projeto. Os encontros acontecerão sempre às sextas-feiras, a partir das 9h da manhã. As inscrições são gratuitas e, não se restringem ao público acadêmico. Além disso, tem garantia de certificados para todas/os e duração de três meses (setembro, outubro e novembro).

A apreciação dos textos literários será acompanhada pelo debate de textos acadêmicos da própria Conceição Evaristo, pois além de escritora, ensaísta e poeta, ela tem se dedicado desde o final dos anos 1990 (vide sua dissertação de mestrado e tese de doutoramento, respectivamente, pela PUC-RJ e UFF) a desvelar os estereótipos reforçados na representação das personagens negras no cânone da literatura nacional. A escritora mineira também reivindica o conceito de literatura negra para repensar a escrita de si pelas/os escritoras/es negras/os.

Esse corpus se constituiria como uma produção escrita marcada por uma subjetividade construída, experimentada, vivenciada a partir da condição de homens negros e de mulheres negras na sociedade brasileira. Contudo, há estudiosos, leitores e mesmo escritores afrodescendentes que negam a existência de uma literatura afro-brasileira. Apegam-se à defesa de que a arte é universal, e mais do que isso, não consideram que a experiência das pessoas negras ou afrodescendentes possa instituir um modo próprio de produzir e de conceber um texto literário, com todas as suas implicações estéticas e ideológicas (Evaristo, Conceição, 2009, p. 17).

Nosso desafio será pensar a apresentação da escritora Conceição Evaristo com o processo criativo dos nossos convidadas/os, em suma, escritores, artistas, poetas, performers, acadêmicas/os negras/os da Universidade de Brasília (UnB), todos intelectuais negros, e de uma maneira ou outra, influenciadas/os pela potência da escrevivência de Conceição Evaristo, que tem nos brindado com sua voz altiva em circuitos hegemônicos (como sua inscrição para concorrer a cadeira 7 na Associação Brasileira de Letras) e, também enfrentado os impasses racistas do ramo editorial.
No segundo momento da oficina, pretendemos desenvolver, conjuntamente com nossas/os participantes, a confecção de cadernos literários, pois nosso objetivo é pensar uma construção coletiva, na qual potencialize a poética das escrevivências das/os participantes. Essas etapas foram assim pensadas, pois a escritora Conceição Evaristo sempre redimensiona seu processo criativo a partir da sua infância em Belo Horizonte, Minas Gerais. Conceição Evaristo sempre reafirma em entrevistas que, “eu não nasci rodeada de livros, nasci rodeada de palavras e também no sentido de ensaio que é uma cultura da oralidade e parte do nosso patrimônio”. Ou seja, a escritora não adota a hierarquia lograda pelos críticos literários e pela academia, de que as camadas populares e negras são destituídas de potência literária, pelo contrário, ela as ficcionaliza nas suas poesias, romances e contos recuperando o projeto da afro-brasilidade.

Entretanto, talvez, o modo como a ficção revele, com mais intensidade, o desejo da sociedade brasileira de apagar ou ignorar a forte presença dos povos africanos e seus descendentes na formação nacional, se dê nas formas de representação da mulher negra no interior do discurso literário. A ficção ainda se ancora nas imagens de um passado escravo, em que a mulher negra era considerada só como um corpo que cumpria as funções de força de trabalho, de um corpo-procriação de novos corpos para serem escravizados e/ou de um corpo-objeto de prazer do macho senhor (Evaristo, Conceição, 2009, p. 23.

A escritora inaugura um constructo discursivo poderoso- escrevivências-, que não é simplesmente uma figura de linguagem. Trata-se isto sim, de um termo que soma-se ao pensamento negro feminino brasileiro, como a “amefricanidade” e “pretuguês” da intelectual negra Lélia González. A atualidade da sua obra tem se dado a partir das mídias sociais, feiras pretas, feiras literárias, sobremaneira, a partir das edições dos seus livros: “Ponciá Vicêncio”, “Olhos D´Água”, “Becos da Memória”, ambos pela Pallas Editora, e “Insubmissas Lágrimas de Mulheres”, “Histórias de Leves Enganos e Parecenças” e “Poemas da Recordação e Outros Movimentos”, pela Editora Malê.
Conceição Evaristo sempre menciona uma constelação de escritores e editores negros, sobremaneira, do grupo Quilombhoje/Cadernos Negros que a antecederam, no lançamento de livros e, nem sempre referentes à cronologia natural, pois muitos autores são, inclusive, mais novos. A escritora tem a generosidade de conclamar os seus, sejam aqueles que se somam à sua contemporaneidade, como Meimei Bastos, Esmeralda Ribeiro, Míriam Alves, Cristiane Sobral, Lívia Natália e Geni Guimarães, e as/os primeiras/os escritoras negras/os brasileiras, como, por exemplo, Maria Firmina dos Reis, Carolina Maria de Jesus, Cruz e Souza e Lima Barreto.
Novamente, é importante reiterar que a iniciativa se deu no sentido de concatenar nossas existências enquantos mulheres negras que experienciaram a migração para Brasília, em virtude dos estudos na Universidade de Brasília (UnB), mas que encontrou resistência no espaço universitário e noutros espaços negros (festivais, eventos institucionais, feiras pretas), a oportunidade de dialogar com seus pares. Costumamos dizer que a partir de 2015, ano da nossa entrada na instituição, várias iniciativas como a ocupação do Centro de Convivência Negra (CCN), do Diretório Geral Negro-Quilombo, estudiosos sobre a literatura negra, como Tatiana Nascimento, Adélia Mathias, Calila das Mercês, Omar da Silva Lima, Meimei Bastos, Kika Sena, Victor Hugo Leite, Mário Augusto Medeiros da Silva e Bárbara Araújo Machado, sejam em leituras, sejam em iniciativas poéticas e artísticas, tem nos influenciado bastante, e é por isso que nos lançamos nesse desafio.

As inscrições podem ser realizadas pelo formulário: https://docs.google.com/forms/d/1A1g4BWOaDiqBlEKaQSpLBwAWken8n4WWoXdtAzsvFNQ/edit

E-mail para contato: [email protected]

Referências deste texto:
Evaristo, Conceição. Literatura Negra: uma poética de nossa afro-brasilidade. In: SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 13, n. 25, p. 17-31, 2º sem. 2009.


** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

+ sobre o tema

Carta aberta: É preciso aperfeiçoar o relatório do PNE

CARTA ABERTA DAS ENTIDADES E MOVIMENTOS EDUCACIONAIS É PRECISO APERFEIÇOAR...

44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro, aponta pesquisa Retratos da Leitura

Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil anuncia resultados de...

Orgulho! Lorrayne Isidoro ficou em 18º lugar em Olimpíada Internacional de Neurociências

Lorrayne Isidoro enfrentou diversos obstáculos para chegar até a...

Leandro Karnal: professor que festejou ataque a estudante é “co-autor da violência”

O limite da liberdade de expressão Por Leandro Karnal Do DCM Conquistamos...

para lembrar

Passeio pela história da comida afro-brasileira

  Vilson Caetano fala sobre as delícias da cozinha afro-brasileira   Fonte:Mundo...

Um Conselho de Educação obscurantista

A democracia implica no reconhecimento da multiplicidade cultural, étnica...

Data de abertura de inscrições do ProUni deve sair nesta semana

Candidatos devem ficar atentos ao site do MEC. ProUni e...

ProUni divulga resultado da primeira etapa de inscrições no sábado

Serão 165 mil bolsas - 86 mil integrais e...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu território cerca de 4 milhões de pessoas africanas escravizadas (IBGE, 2000). Refletir sobre a formação...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=