Olívia Santana – Deputada Estadual – Bahia

Numero: 6550

Olívia Santana é vereadora, reeleita nas eleições de outubro de 2008 para a Câmara de Vereadores de Salvador, pelo PCdoB. Ex-secretária de Educação e Cultura de Salvador, atual presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Câmara Municipal. Militante do movimento negro, das mulheres, dos direitos humanos e defensora da Educação Pública, Gratuita e de Qualidade nos ensinos fundamental, médio e universitário.

Nascida na Comunidade do Alto de Ondina, Olivia Santana é filha de empregada doméstica e pai marceneiro. Sua mãe teve oito filhos, mas só sobreviveram três: ela e mais dois. Olívia teve que aprender cedo a lidar com as dificuldades. Sua história política começou aos 14 anos, quando teve que trabalhar como servente em uma escolinha particular. Esse foi o pontapé para a escolha de sua carreira.

Se preparou para o ingresso na universidade  com os módulos velhos da filha da dona da escola em que trabalhava como faxineira. Prestou vestibular sem ter feito cursinho. Foi aprovada em Pedagogia na Universidade Federal da Bahia – UFBA.

Assim, é Olívia, vereadora com seis anos de mandato; mulher batalhadora, percebeu cedo que sua trajetória seria de muitas lutas, batalhas, mas também de conquistas. Um exemplo foi a sua vitória na eleição de 2008, como uma das mais votadas da esquerda.

Em nome da unidade das forças políticas do campo de Lula e do governador Jaques Wagner, Olivia retirou sua pré-candidatura à Prefeitura de Salvador, em favor de Pinheiro.   Na Câmara, ela representa uma caixa de ressonância das bandeiras de luta dos negros, das mulheres e dos setores da Educação, da Cultura e movimentos populares.

+ sobre o tema

22/09 – Tracking Vox Populi/Band/iG: Serra e Dilma caem 1 ponto

Petista tem 51% e tucano, 24%; Marina avança um...

“Somos índios, resistimos há 500 anos. Fico preocupado é se os brancos vão resistir”

Há 30 anos, em plena Assembleia Constituinte, pintou o...

Janio ataca golpismo da Câmara e da mídia

Em duro artigo publicado neste domingo (16), o jornalista...

Terras indígenas: ‘O filé do mercado de carbono mundial’

São os territórios indígenas da América Latina "que...

para lembrar

A sociedade brasileira segundo Spike Lee

Após uma semana inteira de viagens, filmagens e entrevistas...

Horizonte e os negros

Fonte: Blog do Laruiberto - Um intercâmbio cultural sobre...

Mandela, direitos humanos e a luta contra o racismo

A maior homenagem que o Senado pode prestar...

Emicida

Por Pedro Alexandre Sanchez   O cantor paulistano...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=