ONU faz apelo pela ‘erradicação do racismo’ no Dia Internacional dos Afrodescendentes

Enviado por / FonteISTO É AFP

O Dia Internacional das Pessoas Afrodescendentes “é um apelo urgente à ação para que todos, em todas as partes, se comprometam com a erradicação do mal do racismo”, clamou nesta terça-feira (31), de Nova York, o secretário-geral da ONU, António Guterres.

“É um reconhecimento que já deveria ter sido feito há muito tempo sobre as profundas injustiças e a discriminação sistêmica que os afrodescendentes sofreram durante séculos e continuam enfrentando hoje”, acrescentou o diplomata português no Twitter.

A iniciativa, proposta em dezembro pela Costa Rica, foi celebrada nesta terça-feira pela primeira vez por meio de diversas atividades realizadas no país centro-americano.

“Como parte de uma única família humana, reconhecemos a urgência de erradicar estigmas e preconceitos baseados em ideias infundadas de superioridade racial que continuam a causar sofrimento a milhões de afrodescendentes em todo o mundo”, afirmou a alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos e ex- presidente do Chile, Michelle Bachelet.

“Neste dia, dizemos basta ao racismo e à discriminação contra nossos irmãos e irmãs. As pessoas de descendência africana são as forças motrizes da mudança”, declarou a vice-secretária-geral das Nações Unidas e presidente do Grupo das Nações Unidas para o Desenvolvimento, a nigeriana Amina Mohammed.

A Assembleia Geral da ONU determinou em 28 de dezembro de 2020 a celebração dessa população a partir de uma resolução promovida pelo governo da Costa Rica, o que justifica ter o país centro-americana como sede global da comemoração.

“Esta data busca reafirmar o compromisso com a população afrodescendente por seu reconhecimento, justiça e desenvolvimento”, disse em comunicado a vice-presidente costarriquenha Epsy Campbell, uma mulher negra.

“Reconhecemos a força incansável dessas mulheres e homens afrodescendentes que desafiaram a história, as leis e a injustiça por sua liberdade”, afirmou o presidente da Costa Rica, Carlos Alvarado, em coletiva de imprensa.

+ sobre o tema

Gap contra o racismo: empresa responde anúncio vandalizado em Nova York

Publicidade estrelada por modelo seguidor do sikhismo é alvo...

Após críticas, “Amor à Vida” contrata atriz negra

Após receber críticas de grupos da internet e...

Sérgio Martins – Lucros Abusivos, onde? Nas corporações capitalistas?

Um fato inusitado ocorreu no dia 03 outubro, quando...

Minneapolis aprova projeto de reforma policial três anos após morte de George Floyd

A cidade americana de Minneapolis anunciou, nesta sexta-feira (31), que...

para lembrar

Procuradora é indiciada por tortura qualificada e racismo

Por: Aluizio Freire As penas são de dois a oito...

STF julga hoje lei que criou o Prouni e as cotas para negros na UnB

do CONEN – Coordenação Nacional das Entidades Negras/Brasil, por...

9 verdades e 1 mentira para Rafael Braga

Por Juliana Borges Do Revista Fórum 1. Rafael Braga foi preso...

‘Rejeição de autodeclarados negros no CNU é ataque à política de cotas’, afirma assessor brasileiro que atua junto à ONU

Assessor internacional da organização Geledés junto à Organização das Nações Unidas...
spot_imgspot_img

Em memória dos Pretos Novos

Os mortos falam. Não estou me referindo a nenhum episódio da série de investigação criminal CSI (Crime Scene Investigation) ou à existência de vida após a...

Desafios mortais na internet são urgência que o Congresso ignora

Uma menina morreu. Podia ser sua filha, neta, sobrinha, afilhada. Sarah Raíssa Pereira de Castro tinha 8 aninhos e a vida inteira pela frente....

Construção de um país mais justo exige reforma tributária progressiva

Tem sido crescente a minha preocupação com a concentração de riqueza e o combate às desigualdades no Brasil. Já me posicionei publicamente a favor da taxação progressiva dos chamados...
-+=