ONU marca Dia da Consciência Negra com show gratuito e exposição no Rio de Janeiro

Em apoio à campanha para que os Estados-membros das Nações Unidas aprovem a Década Internacional de Afrodescendentes – movimento defendido pelo Brasil – o Centro de Informação das Nações Unidas no país (UNIC Rio) promove o “Encontro das Áfricas”. O evento será realizado em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, no Teatro Oi Casa Grande, no Rio de Janeiro, a partir das 19 horas, com entrada gratuita.

Artistas do Brasil, Cuba e Senegal sintetizarão as contribuições culturais dos povos africanos com apresentações que vão dos tambores à música eletrônica. O evento contará com a participação do senegalês Zal Sissokho, cuja música se destaca pelo uso da “kora” uma espécie de harpa africana com 21 cordas. O cubano René Ferrer trará sua interessante mistura de reggae, mango e rumba com o samba e os brasileiros Aderbal de Ashogun e Grupo Treme Terra mostrarão a força dos atabaques.

Também presentes no evento o percussionista e baterista carioca, Robertinho Silva e banda; o compositor de grandes sucessos da MPB, Altay Veloso; e a cantora paulista Cellia Nascimento, que se apresenta com o rapper e agente cultural MC Slow Dabf. O público poderá ainda ouvir André Sampaio & os Afro mandinga e sua fusão de ritmos africanos e afrobrasileiros; o MC Papo Reto; a banda carioca Stereo Maracanã; e o rapper e compositor, integrante do grupo Racionais MC’s, Edi Rock. A iniciativa é apoiada pelo cantor Gilberto Gil.

Paralelamente, seis telas produzidas por artistas de rua engajados no movimento negro resumirão a história do tráfico negreiro para a América Latina. Os grafites complementam uma exposição online com 18 painéis divididos em cinco temas: Visão geral sobre o trafico de escravos; Rebeliões; Fugas; Movimento Abolicionista e Legado. As telas que serão exibidas são grafitadas por Marcelo Eco, Izolag Armeidah, Anahu e Akuma Santos.

O evento conta com o apoio do Instituto Oi Futuro, do Instituto Vale, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e do Fundo Baobá, que investe em projetos pró-equidade racial de organizações da sociedade civil afro-brasileiras. Elemídia, Agência Café das 4 e Maxpress são parceiros de comunicação. A produção executiva é da ImaginaRio e Neanderthal.

Década Internacional de Afrodescendentes
A Assembleia Geral da ONU deve votar ainda este ano o estabelecimento de uma década (2014-2023) para promover o fim do racismo, da discriminação, da xenofobia e de intolerâncias correlatas, reafirmando e avançando no plano de ação “Pessoas de descendência africana: reconhecimento, justiça e desenvolvimento” – estabelecido na Conferência de Durban (2001).

A Declaração de Durban afirma a necessidade de concentrar as atenções no grupo que, apesar de constituir significante parte da população mundial, sofre sistemáticas violações de seus direitos fundamentais. Ações políticas e culturais nesse sentido são essenciais para para a reconciliação internacional e a criação de sociedades fundadas na justiça, na igualdade e na solidariedade.

É preciso reconhecer que as injustiças históricas tiveram uma inquestionável contribuição para a pobreza, o subdesenvolvimento, a marginalização, exclusão social, desigualdade econômica, instabilidade e insegurança de milhões de afrodescendentes, em diferentes partes do mundo e particularmente em países em desenvolvimento, como o Brasil – principal destino dos escravos traficados via Atlântico.

Serviço
O que: Show e exposição “Encontro das Áfricas”
Local: Teatro Oi Casa Grande – Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – Leblon, Rio de Janeiro
Quando: 20 de novembro, a partir das 19 horas
Entrada gratuita – Os ingressos poderão ser retirados entre 15h e 18h30 do dia 20 de novembro na bilheteria do teatro. A distribuição será por ordem de chegada, limitada a dois tickets por pessoa, sujeita à lotação da casa.

Veja a galeria de fotos: http://bit.ly/HVg4xQ

 

Fonte: ONU

+ sobre o tema

Rede social para negros quer dar visibilidade a políticos e empreendedores

A Black & Black, uma rede social brasileira indicada...

Exposição na Casa França Brasil conta a história do negro no Rio

Mostra reúne 500 peças, como bronzes do Benin, máscaras...

Quilombolas entrarão na justiça por danos morais

Federação Nacional de Associações Quilombolas (FENAQ) entrará com uma...

para lembrar

OAB e Ministra estudarão incluir tema da igualdade racial no exame de ordem

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil...

A ministra negra da nova República.

A ministra negra da nova República matéria original de Marcos...

Ministra Luiza Bairros discute parceria com EBC para projetos de valorização da cultura afro-brasileira

Possíveis parcerias terão como propósito a difusão de projetos...
spot_imgspot_img

Câmara aprova projeto que torna Dia da Consciência Negra feriado nacional; texto vai à sanção

Por 286 votos a favor e 121 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29) um projeto de lei que declara o dia 20 de...

Profissionais negros reinventam suas carreiras na TV e avaliam a importância da discussão racial

No Dia da Consciência Negra, o gshow conversou com artistas que compartilham a jornada que é ser um profissional preto na teledramaturgia. Entre eles, atores, atrizes e...

“Quanto mais diversos formos, melhores seremos”

Uma das mais destacadas intelectuais em atividade no país, a historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz, docente da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas...
-+=