“Por que só o feriado da Consciência Negra seria prejudicial à economia da cidade de Curitiba?” Entrevista especial com Romeu Gomes Miranda

“Sem querer reduzir o debate sobre cotas em geral, afirmo, em alto e bom som, que elas são, antes e acima de tudo, o pagamento de uma dívida com o povo negro que foi sequestrado e para cá arrastado em porões fétidos e imundos, sendo aqui vendidos como animais, separados de pais, mães, irmãos”, declara o professor

IHU On-Line – Com o argumento de que o feriado de 20 de novembro, dia da Consciência Negra, traria prejuízos econômicos ao Paraná, o Tribunal de Justiça – TJ do estado suspendeu a lei referente à data. De acordo com o professor Romeu Gomes Miranda, a decisão “repercutiu muito mal na comunidade negra não só de Curitiba como também na paranaense e na brasileira”.

Em entrevista concedida à IHU On-Line por e-mail, ele rebate a posição do TJ e argumenta que falar que um “feriado dedicado à memória do grande herói negro Zumbi de Palmares se constitui em prejuízo, é reduzir tudo a uma questão meramente econômica”. E dispara: “Por que só o nosso feriado seria prejudicial à economia da cidade?”

Miranda reitera ainda que o feriado em homenagem a Zumbi dos Palmares “é importante para a elevação da autoestima das crianças, dos jovens e da população negra em geral”. E indaga: “Qual o sentido dos demais feriados? Para que todos possam estabelecer uma pausa no calendário de trabalho e refletir sobre o sentido desse dia. E, para nós, levar toda a população a lembrar Zumbi, é também recordar a dívida histórica da sociedade com o povo negro; é refletir sobre a importância da luta dos quilombos na construção de uma sociedade multiétnica e plural”.

Romeu Gomes Miranda é graduado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC-PR e mestre em Filosofia da Educação pela PUC-SP. Atualmente é membro da Câmara de Educação Básica do Estado do Paraná. Confira a entrevista.

IHU On-Line – Por que o TJ-PR suspendeu a lei que criava o feriado do Dia da Consciência Negra? Qual foi a justificativa?

Romeu Gomes Miranda – O TJ acolheu argumento da Associação Comercial do Paraná e do Sinduscon de que o feriado aprovado pela Câmara Municipal pecava pela inconstitucionalidade e importava em prejuízo econômico.

IHU On-Line – Como avalia esta decisão e como ela repercutiu no estado?

Romeu Gomes Miranda – Esta posição repercutiu muito mal na comunidade negra não só de Curitiba como também na paranaense e na brasileira. Para quem carregou nas costas toda a economia paranaense e brasileira, dando sangue, suor e lágrimas e a própria vida, falar que um feriado dedicado à memória do grande herói negro Zumbi de Palmares se constitui em prejuízo, é reduzir tudo a uma questão meramente econômica. Por que só o nosso feriado seria prejudicial à economia da cidade?

IHU On-Line – Qual a necessidade de um feriado obrigatório da Consciência Negra?

Romeu Gomes Miranda – O feriado é basicamente para homenagear Zumbi e sua luta. É importante para a elevação da autoestima das crianças, dos jovens e da população negra em geral. Qual o sentido dos demais feriados? Para que todos possam estabelecer uma pausa no calendário de trabalho e refletir sobre o sentido desse dia. E para nós, levar toda a população a lembrar Zumbi é também recordar a dívida histórica da sociedade com o povo negro; é refletir sobre a importância da luta dos quilombos na construção de uma sociedade multiétnica e plural.

IHU On-Line – Como o senhor avalia a discussão acerca do racismo e a consciência negra no Brasil? Quais os avanços e retrocessos nesta discussão?

Romeu Gomes Miranda – Apesar de este debate ser muito recente, já apresentou resultados efetivos como, por exemplo, a Lei 10.639, a Lei de Cotas para afrodescendentes nas universidades e em concursos públicos, o Estatuto da Igualdade Racial. Mas ainda temos muito a avançar, pois o racismo atua no subsolo mais profundo da alma humana e se expressa concretamente no obstáculo ao povo negro nas oportunidades de ascensão social. Sem querer reduzir o debate sobre cotas em geral, afirmo, em alto e bom som, que elas são, antes e acima de tudo, o pagamento de uma dívida com o povo negro que foi sequestrado e para cá arrastado em porões fétidos e imundos, sendo aqui vendidos como animais, separados de pais, mães, irmãos. Suas religiões foram sufocadas, perseguidas e banidas como manifestações atrasadas e primitivas.

IHU On-Line – As cotas reservadas para o ingresso na universidade são uma boa alternativa para incluir os jovens negros no ensino superior? Como o senhor vê o debate acirrado entre os que defendem a meritocracia, independente de raça e classe social, e a inclusão por cotas?

Romeu Gomes Miranda – Para combater o racismo, a Educação, a promoção da valorização do povo negro, mormente nos meios de comunicação, é um ótimo caminho.

 

 

Fonte: Combate Racismo Ambiental

+ sobre o tema

Rede social para negros quer dar visibilidade a políticos e empreendedores

A Black & Black, uma rede social brasileira indicada...

Exposição na Casa França Brasil conta a história do negro no Rio

Mostra reúne 500 peças, como bronzes do Benin, máscaras...

Quilombolas entrarão na justiça por danos morais

Federação Nacional de Associações Quilombolas (FENAQ) entrará com uma...

para lembrar

OAB e Ministra estudarão incluir tema da igualdade racial no exame de ordem

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil...

A ministra negra da nova República.

A ministra negra da nova República matéria original de Marcos...

Ministra Luiza Bairros discute parceria com EBC para projetos de valorização da cultura afro-brasileira

Possíveis parcerias terão como propósito a difusão de projetos...
spot_imgspot_img

Câmara aprova projeto que torna Dia da Consciência Negra feriado nacional; texto vai à sanção

Por 286 votos a favor e 121 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29) um projeto de lei que declara o dia 20 de...

Profissionais negros reinventam suas carreiras na TV e avaliam a importância da discussão racial

No Dia da Consciência Negra, o gshow conversou com artistas que compartilham a jornada que é ser um profissional preto na teledramaturgia. Entre eles, atores, atrizes e...

“Quanto mais diversos formos, melhores seremos”

Uma das mais destacadas intelectuais em atividade no país, a historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz, docente da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas...
-+=