ONU Mulheres faz, nesta 3ª feira, hangouts sobre Pequim+20

Evento online coloca em evidência o tema Mulheres no Poder e na Tomada de Decisões – uma das 12 áreas prioritárias da Plataforma de Ação de Pequim.

Passados quase 20 anos da 4ª Conferência Mundial sobre a Mulher, houve mudança sobre a participação das mulheres nos espaços de poder e decisão? Elas estão mais concentradas em que áreas? O que muda quando as mulheres são destacadas para a representação política? Elas têm feito diferença nas empresas?

Essas e outras questões estarão em evidência no hangouts sobre Pequim+20, processo que traz para a discussão as 12 áreas prioritárias da Plataforma de Ação de Pequim, de 1995.

Durante uma hora, três blogueiras entrevistarão três mulheres que ocupam espaços importantes na política, na economia e na pesquisa acadêmica sobre gênero e poder. O evento online acontecerá nesta terça-feira, (22/7), das 14h às 15h, no seguinte endereço eletrônicohttp://bit.ly/hangouts-mulheresnopoder-pequim20

O time de entrevistadas é composto por Joseanes Lima é especialista em Elaboração e Análise de Políticas Públicas para Gênero, Raça e Etnia, é pós-graduada em Gestão Pública e integra o Comitê Gestor Pró-Equidade da Câmara dos Deputados. A pesquisadora Lúcia Avelar, doutora em Ciência Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, agregará à entrevista com seus conhecimentos em torno dos estudos “As mulheres, os partidos e o recrutamento de candidaturas”, “50 anos de feminismo: Argentina, Brasil e Chile” e “Participação político-eleitoral da mulher e consciência feminina”.

A terceira convidada é a engenheira Margaret Groff, diretora financeira executiva da Hidrelétrica de Itaipu e primeira funcionária de carreira a chegar à diretoria da Itaipu. O empenho nas ações de equidade de gênero dentro e fora da empresa resultaram em prêmios como o Oslo Business for Peace Award 2013, considerado a maior forma de reconhecimento de líderes de negócios por seus esforços na promoção da paz nas relações entre empresas e sociedade. Desde o ano passado, é presidente do Espaço Mulheres Executivas do Paraná, grupo que reúne 64 gestoras e empresárias de diversos setores da indústria e comércio.

O hangouts terá a participação de Jarid Arraes, autora do blog “Questão de Gênero”, do site da Revista Fórum; Juliana Gonçalves, uma das 15 jovens líderes selecionadas pela ONU Mulheres, SNJ e PNUD para o Programa Jovens Mulheres Líderes; e Lola Aronovich, autora do blog “Escreva Lola Escreva”, que já ultrapassou dez milhões de visitas.

Acompanhe o evento online e ao vivo pelo Google Plus em http://bit.ly/hangouts-mulheresnopoder-pequim20 esaiba mais clicando aqui.

 

 

Fonte: ONU

+ sobre o tema

UNESP de Assis dá show de diversidade em cerimônia de empossamento

Na última sexta-feira, 27 de Novembro de 2015, a...

Com Lei Maria da Penha, cresce divulgação dos direitos da mulher no País

BRASÍLIA - O terceiro aniversário da implementação da lei...

“Quando se mata uma travesti, ninguém chora”, diz líder trans

João W. Nery é símbolo da luta pelos direitos...

As mulheres que dizem não

Nem tudo foi retrocesso em 2017: há algo importante...

para lembrar

15 filmes dirigidos por mulheres para ver agora

De "Selma" a "Bicho de Sete Cabeças", iG seleciona...

Feminismos negros e a renovação política do “Dia Internacional das Mulheres”

Este artigo integra o “Dossiê Feminismo e Política”, do...

‘É desafiador para mulheres pretas, mas não impossível’, diz Rachel Maia

Rachel Maia foi uma exceção no mundo corporativo. Sendo...

EUA: Negras de cabelo natural têm menos chance no mercado de trabalho 

Mulheres negras com cabelo natural — crespo ou cacheado...
spot_imgspot_img

Mulheres negras levariam até 184 anos para comprar casa própria, aponta levantamento

Mulheres negras no Brasil poderiam levar até sete gerações, ou seja, 184 anos, para conseguir realizar o sonho de comprar uma casa própria, aponta o levantamento "Sem moradia digna, não há...

Em aula aberta, Sueli Carneiro debate como o racismo se expressa nas relações de poder

Nesta terça-feira (18), a Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP recebeu a filósofa e ativista Sueli Carneiro para uma participação...

Morre a escritora e imortal da ABL Heloisa Teixeira, aos 85 anos

Morreu hoje (28), no Rio, a acadêmica, escritora, pesquisadora, professora emérita da UFRJ e imortal da ABL Heloisa Teixeira, de 85 anos, após complicações...
-+=