Organizações defendem emenda sobre impacto racial e de gênero em projeto que taxa super-ricos

Enviado por / FonteO Globo, por Rodrigo Castro

Organizações do movimento negro e entidades da sociedade civil vão divulgar em breve um manifesto em apoio ao projeto de lei que trata da taxação de super-ricos e da ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda.

O documento, que será entregue ao Congresso, propõe a inclusão de uma emenda para que o projeto estabeleça a avaliação periódica dos impactos da política tributária sobre desigualdades raciais e de gênero.

O grupo destaca que, no topo da pirâmide, a reforma alcançará apenas 0,15% mais ricos da população, em sua maioria homens brancos que auferem mais do que R$ 1,2 milhão por ano. O manifesto aponta ainda que eles concentram 14,1% da renda nacional, mais do que os 50% mais pobres juntos.

Diz o documento:

“Defendemos o PL 1087/2025, com a inclusão de uma emenda ao seu artigo 3º, com a ampliação do escopo da avaliação periódica que considere o impacto da nova norma na promoção da igualdade entre homens e mulheres, bem como entre os diferentes grupos étnico-raciais. O objetivo da medida é criar instrumentos para mensurar, corrigir e superar as distorções raciais e de gênero da política tributária brasileira. Porque justiça se faz com dados, com transparência e com coragem”

O texto é assinado por mais de 20 entidades, como o Instituto de Referência Negra Peregum, o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), Geledés – Instituto da Mulher Negra, Oxfam Brasil e Uneafro Brasil.


Leia também: Manifesto por uma Tributação Justa e Reparadora

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...