quarta-feira, julho 6, 2022
InícioEducaçãoOrgulho! Lorrayne Isidoro ficou em 18º lugar em Olimpíada Internacional de Neurociências

Orgulho! Lorrayne Isidoro ficou em 18º lugar em Olimpíada Internacional de Neurociências

Lorrayne Isidoro enfrentou diversos obstáculos para chegar até a Olimpíada Internacional de Neurociências. Ela conquistou a 18º colocação entre os 25 competidores.

Por Ana Beatriz Rosa Do Brasil Post

A estudante de apenas 17 anos, do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Pedro II, instituição pública de Engenho Novo, representou o Brasil na 2016 Brain Bee World Championship, realizada na última semana, em Copenhague, na Dinamarca.

Quem acompanhou a trajetória da garota sabe que antes mesmo de chegar ao país estranho ela driblou adversários difíceis: estudou a vida inteira em escola pública, fez cursos de verão enquanto seus amigos brincavam, estudava com materiais da pós-graduação, aprendeu sozinha a falar inglês e francês, precisou fazer uma campanha de financiamento coletivo para arrecadar dinheiro para a viagem, já que sua família não tinha condições financeiras, e a Polícia Federal precisou emitir um passaporte de emergência para que ela pudesse chegar à Dinamarca.

original (1)

Em entrevista ao O Globo, Camilla Marra, a orientadora de Lorrayne, contou que a participação no evento, que permitiu a troca de experiências com vários pesquisadores e jovens estudantes, foi sua maior conquista. E a brasileira não fez por menos. Na prova de Clínica Geral, que abordava o diagnóstico de doenças, a menina do Engenho Novo ficou em 2º lugar.

“Nesta prova de Clínica, ela só errou uma questão. As provas eram de altíssimo nível, todas em inglês e com perguntas orais. E as notas obtidas pelos candidatos eram todas muito próximas. Independente da colocação, foi uma experiência incrível para ela e para nós, que estávamos acompanhando. Foi um imersão acadêmica e cultural que ela vai levar para o resto da vida.”

A garota conseguiu a vaga para representar o Brasil no evento internacional em maio, quando foi a primeira colocada na IV Olimpíada Brasileira de Neurociências (Brazilian Brain Bee), em São Paulo.

13612335_500822590114803_8596077971589247431_n
REPRODUÇÃO/FACEBOOK

Olimpíadas de Neurociência. Uma negra representa o Brasil. Uma moça com um hijab representa o Canadá. A representante da China também é uma mulher.

O mundo é muito plural, e a cada dia muda mais. Que bom.

Artigos Relacionados
-+=