Orlando Silva cobra pressa de São Paulo para não perder jogos da Copa 2014

Ministro do Esporte diz que cidade está no limite e ressalta ganhos do País com o Mundial


SÃO PAULO – O ministro do Esporte, Orlando Silva, voltou nesta segunda-feira a cobrar agilidade de São Paulo para não perder a chance de receber jogos da Copa do Mundo de 2014. Apesar do atraso nas obras, a cidade ainda é a favorita para receber a abertura do Mundial. “Ainda dá tempo, mas São Paulo está no limite. São pelo menos 30 meses para que um estádio padrão Fifa fique pronto, e estamos há 35 meses do início da competição. Estes cinco meses é a margem mínima de segurança”, declarou, em entrevista à rádio Estadão ESPN.

O Itaquerão, estádio do Corinthians que está sendo construído na zona leste da capital paulista, deve ser o palco dos jogos. Na semana passada, os vereadores paulistanos aprovaram uma isenção fiscal de R$ 420 milhões para as obras da arena, fato elogiado pelo ministro. “A Copa, além dos jogos, traz ganhos econômicos para o País. Serão gerados 700 mil empregos no Brasil. E São Paulo certamente terá uma receita muitas vezes superior do que aquilo que foi ofertado na forma de incentivos fiscais para o estádio em Itaquera.”

De acordo com Orlando Silva, a hipótese de São Paulo ficar fora do Mundial não é nem cogitada, pelo menos por enquanto. “É a cidade mais importante do Brasil e uma das mais importantes do mundo. O País tem muito a ganhar com SP não só na Copa, mas como um dos grandes protagonistas do evento.”

Divergências. Na Estadão ESPN, o ministro também negou que o governo brasileiro esteja recebendo broncas da entidade máxima do futebol. “A Fifa não tem moral nem autoridade para puxar orelha de ninguém, assim como nós não puxamos a orelha deles. O que existem são divergências entre governo do Brasil e Fifa. Cada um defende seus interesses, é absolutamente natural.”

Ele também falou que, assim como havia sido prometido pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não há dinheiro público investido diretamente em estádios. “O que o BNDES faz é empréstimo, assim como acontece em diversos outros empreendimentos privados. É uma operação bancária, o banco ganha com isso, cobra juros.”

Na entrevista, Orlando Silva também defendeu o Regime Diferenciado de Contratações, projeto já aprovado na Câmara Federal. “Queremos diminuir a burocracia e garantir competitividade entre empresas, assim podemos diminuir a corrupção. O contribuinte certamente saberá quanto foi o gasto público com as obras.”

 

 

Fonte:  Estadão

+ sobre o tema

Livros angolanos expostos em Lisboa serão matéria de estudo

Lisboa (do correspondente) – Alguns dos 50 títulos...

Fifa se desculpa por desrespeito de consultora a africanos e sul-americanos

A Fifa pediu desculpas pelas declarações desrespeitosas a africanos...

Fundação Palmares quer que Cais do Valongo, no Rio, vire patrimônio da humanidade

Brasília – A Fundação Cultural Palmares quer tornar o...

para lembrar

Grandes partidos estão na farra dos estádios da Copa – por Bob Fernandes

A Controladoria-Geral da União informa que o gasto...

Thiaguinho tem tipo de tuberculose comum entre jovens, diz médico

Doença é adquirida pelo ar e atinge membrana ao...

Nelson Triunfo: Ícone perdido da cultura black brasileira

Em um ensolarado fim de tarde de maio,...
spot_imgspot_img

Aos ‘parças’, tudo

Daniel Alves da Silva, 40 anos, 126 partidas pela Seleção Brasileira, 42 títulos, duas vezes campeão da Copa América e da Copa das Confederações,...

Mbappé comunica ao PSG que vai sair do clube ao fim do contrato

Mbappé comunicou à diretoria do Paris Saint-Germain que vai deixar o clube ao fim do contrato, o qual se encerra em junho. A informação foi dada...

Costa do Marfim venceu o CAN 2024

Já é conhecido o vencedor da 34ª edição do Campeonato Africano das Nações de futebol: a Costa do Marfim. Primeira parte: vantagem Nigéria A selecção nigeriana, que tinha...
-+=