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    Foto: Téo de Miranda e João Almeida

    Mestra Justina Ferreira da Silva, mulher quilombola que mantém tradições e memórias através da cultura alimentar em Mato Grosso

    Imagem da ativista Hariet Tubman vai estar nas notas de 20 dólares/ Foto retirada do site O Globo

    Imagem da ativista negra Harriet Tubman vai substituir ex-presidente americano na nota de 20 dólares

    DAVE KOTINSKYGETTY IMAGES

    Quem é Amanda Gorman, a poeta de 22 anos convidada para a posse de Biden

    Barbie de Maya Angelou || Reprodução Instagram

    Escritora e ativista Maya Angelou ganha Barbie em sua homenagem no mês da História Negra

    Anielle Franco (Foto: Bléia Campos)

    Mulheres pretas acadêmicas

    Mônica Calazans tem 54 anos e trabalha na UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas (Foto: Arquivo pessoal)

    Primeira a ser vacinada é mulher, negra e enfermeira do Emílio Ribas em SP

    Primeira vereadora negra eleita na Câmara de Curitiba, Carol Dartora recebeu ameaças de morte por e-mail (DIVULGAÇÃO/Imagem retirada do site El País)

    Ameaças de neonazistas a vereadoras negras e trans alarmam e expõem avanço do extremismo no Brasil

    Ingrid Silva é a primeira bailarina negra e brasileira a ser palestrante principal em Harvard

    Pesquisadoras também produziram livreto em homenagem às profissionais que atuam no combate ao coronavírus - Ilustrações: Marcelo Jean Machado

    Projeto dá visibilidade ao trabalho de cientistas negras brasileiras de forma lúdica

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      O que será dos profissionais de saúde que distorcem a ciência?

      Arquivo Pessoal

      25 de julho comemoração do Mês da Mulher Negra Latino -Americana e Caribenha e de Tereza de Benguela : a clínica do testemunho

      Anielle Franco (Foto: Bléia Campos)

      Uma luta incansável

      Bianca Santana (Foto: Natália Sena)

      Cuidados comunitários evitam mortes por Covid-19

      Getty Images

      Algoritmos de plataformas e redes sociais ainda precisam de muita discussão para fugir de estereótipos

      Naiara Albuquerque (Foto: Reprodução/ Instagram @albuquerquenai)

      Produtora de moda afirma que sofreu racismo em loja de luxo em shopping de SP

      Imagem: Júlia Rodrigues/Divulgação

      Emicida e o direito de sermos quem somos

      Comissão ARNS (Divulgação )

      Brasil: etnocracia branca contra a maioria negra

      Aliyyah e Yasmeen Koloc/ Imagem retirada do site UOL

      Irmãs de 16 anos são alvos de racismo e sexismo no Rally Dakar; FIA repudia

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      Maíra Vida: Advogada, Professora, Conselheira Estadual da OAB BA e Presidenta da Comissão Especial de Combate à Intolerância Religiosa (Foto: Angelino de Jesus)

      Do crente ao ateu, não faltam explicações para o racismo religioso no Brasil

      Foto: Deldebbio

      Prefeito de Duque de Caxias é investigado por intolerância religiosa a crenças de matriz africana

      FÁBIO VIEIRA/ESPECIAL METRÓPOLES

      Após ser alvo de ataques transfóbicos e racistas, Érika Hilton irá processar 50 pessoas

      A parlamentar Laetitia Avia propôs a nova nova lei, enquanto o primeiro-ministro Jean Castex foi ridicularizado por seu sotaque (GETTY IMAGES)

      Por que a França pode criminalizar a discriminação pelo sotaque

      Adolescente de 16 anos foi espancada pelo pai por ser lésbica, na Bahia — Foto: Divulgação/Polícia Civi

      Adolescente é espancada pelo pai na BA e relata que motivo é ela ser lésbica; avó da vítima denunciou homem à polícia

      (Jonathan Alcorn/AFP/)

      Painel trata combate ao racismo como exercício de cidadania e justiça

      Imagem: Geledes

      Racismo Estrutural – Banco é condenado a indenizar cliente por discriminação racial

      GettyImagesBank

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      Racismo e desigualdades: o que há de democrático na Covid-19?

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        Photo: Jim Britt/Michael Ochs Archives/Getty Images

        Disco instrumental raro de Marvin Gaye é disponibilizado pela primeira vez

        Imagem da ativista Hariet Tubman vai estar nas notas de 20 dólares/ Foto retirada do site O Globo

        Imagem da ativista negra Harriet Tubman vai substituir ex-presidente americano na nota de 20 dólares

        A historiadora e militante negra Beatriz Nascimento (1942-1995), cuja vida e pensamento conduzem a narrativa do documentário 'Ôrí' (Foto: REPRODUÇÃO/ORI)

        Antes de ‘AmarElo’ de Emicida, estes documentários já contavam a trajetória do negro no Brasil

        Rainha Abla Pokou (Foto: Imagem retirada do site DW)

        Rainha Abla Pokou: Mãe do povo Baoulé da Costa do Marfim

        Jessica Ellen em foto de divulgação do single Pomba Gira (Foto: Gabriella Maria)

        Jéssica Ellen canta a Umbanda e celebra ancestralidade em ‘Macumbeira’: ‘Conexão espiritual’

        Tatiana Tibúrcio levou o prêmio APCA de Melhor Atriz por sua interpretação da doméstica Mirtes Souza, no especial 'Falas Negras' — Foto: TV Globo/Victor Pollak

        Tatiana Tibúrcio ganha o prêmio APCA de Melhor Atriz por atuação em ‘Falas Negras’

        Edneia Limeira dos Santos - Foto: Nego Júnior

        Samba Rock na Cidade de São Paulo: Uma Análise da Evolução do Gênero Desde os Anos 1970 nos Bailes Blacks, até o Registro Como Patrimônio Cultural Imaterial

        Francisco Ribeiro Eller (ou Chico Chico), 27 anos (Foto: Marina Zabenzi)

        Chicão, filho de Cássia Eller: ‘Batalha das minhas mães é parte do que sou’

        Elenco de 'Uma Noite em Miami' (Foto: Patti Perret/Amazon)

        ‘Uma Noite em Miami’: Regina King celebra o homem negro em encontro estelar

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              Os argentinos não são brancos

              14/11/2016
              em Artigos e Reflexões
              Tempo de leitura: 5 min.

              A autoimagem do país não corresponde ao que se vê nas ruas ou ao que dizem as pesquisas genéticas

              Por Ivan Martins Do  Época

              Muita gente riu na Argentina quando a então presidente Cristina Kirchner foi às Nações Unidas anunciar, em 2013, que a pobreza no país afetava somente 4,7% da população – mas ninguém riu quando o resultado do Censo de 2010 tornou-se público com a informação de que os indígenas e seus descendentes somavam apenas 955 mil pessoas, equivalentes a 2,58% da população do país.

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              Tudo agora é escombro

              30/06/2020
              (Photo credit Clara Griffin/Imagem retirada do site ÁLAMOS DE VIENTO)

              Sobre esse momento na Terra…

              11/05/2020

              Os dois números são incompatíveis com a realidade, mas estão separados por uma enorme diferença – os argentinos percebem que a pobreza em seu país não é menor que a da Alemanha, (onde os pobres somam 5% da população), mas não percebem que vivem num país de mestiços, onde a evidência das ruas sugere e as pesquisas de DNA confirmam uma população de origem indígena ao redor de 50%.

              Ao contrário do Brasil, que por volta de 1930 começou a entender que não era um país branco, a Argentina continua se sentindo europeia. A autoimagem do país não incorporou os indígenas e seus descendentes, assim como os escravos africanos que no século XVII eram 30% dos moradores de Buenos Aires. Livros escolares ensinam que os argentinos vieram “dos barcos” (isto é, da Europa) e que os brancos constituem de 85% a 95% da população. Isso não é verdade, mas o país resiste a mudar o que pensa de si mesmo.

              “Estamos apenas iniciando o processo”, afirma o jurista Javier Bujan, recém-empossado na chefia do Inadi, o Instituto Nacional contra a Discriminação, Xenofobia e Racismo, ligado ao Ministério da Justiça. “O primeiro passo é dar-se conta da situação, e isso já fizemos. Agora é preciso ampliar a discussão cultural. A invisibilidade social não se resolve com medidas de governo”.

              Quando se pega um ônibus em Buenos Aires ou se caminha pelo centro da cidade, a mestiçagem indígena é comparável com a afro-brasileira nas ruas de São Paulo. Nos restaurantes elegantes, tal como em São Paulo ou no Rio, os clientes parecem suíços, mas os garçons e o caixa, não. Quanto mais afluente a área da cidade, mais branca ela é, exatamente como nas metrópoles brasileiras. Há brancos de olhos azuis nos bairros pobres de Buenos Aires, mas, tal como no Brasil, pobreza e tez escura costumam caminhar de mãos dadas.

              Por que então a mestiçagem argentina é invisível aos próprios argentinos?

              “No fundo, é uma questão de classe”, afirma o sociólogo Mario Margullis, professor da Universidade de Buenos Aires, autor de livros e estudos sobre temas raciais na Argentina. “Índios e mestiços, assim como os escravos negros, foram a mão de obra barata ou gratuita no período colonial. Desde a chegada dos espanhóis e durante toda a época colonial, o racismo foi a base social. As estruturas forjadas nessa época continuam presentes, estimuladas pelo racismo explícito dos pensadores do século XIX. Hoje elas se mantêm sem que se toque no assunto, invisibilizando o tema. Isso inclui também pensadores de esquerda. Em linhas gerais, a cor da pele coincide com a pobreza”.

              A combinação de racismo e preconceito social se manifesta em expressões como cabecita negra, na qual se misturam cor de pele e origem social. O termo se difundiu na década de 1940, quando pessoas do campo, pobres, muitas de aspecto indígena, chegaram em massa a Buenos Aires, em busca de trabalho. Os racistas da época chamaram essa onda migratória de “aluvião zoológico”. Hoje, cabecita negra é outro sinônimo impreciso de pobre, sobretudo morador da periferia, onde se concentram imigrantes bolivianos e paraguaios, assim como argentinos mestiços e indígenas. Morenos, quase todos.

              diego-maradona-2010

              Diego Maradona, o ex- jogador de futebol, gostava de dizer que era cabecita negra, e que por isso a elite argentina não o levava a sério.

              Luis Pincen, professor de ciências, cacique e combatente pelos direitos indígenas, diz que o racismo na Argentina não é explícito, mas está em toda parte. Na televisão e na publicidade as pessoas bem-sucedidas são sempre brancas. Nos lugares caros, todos são brancos. No metrô, diz eles, as mulheres seguram as bolsas quando alguém de aspecto indígena se aproxima. “A gente percebe como nos olham”, afirma. “Não é um mundo feito para as pessoas morenas”.

              As vítimas desse tipo de tratamento percebem os sinais, incorporam o preconceito e o reproduzem, inclusive dentro das famílias. Pincem, de 57 anos, tinha uma tia que costumava lhe dizer assim: “Pobre Luizinho, tão negrinho, tão feio e ainda por cima, calado”. O resultado do preconceito internalizado aparece de várias maneiras. Numa escola em que dá aulas, na periferia de Buenos Aires, Pincem pediu a adolescentes entre 13 e 19 anos que desenhassem a si mesmos. Todos se pintaram brancos, embora fossem morenos, de ascendência indígena. “Eles querem ser como Justin Bieber”, diz o professor. “Têm vergonha de ser o que são”.

              Isso ajuda a explicar por que o Censo argentino de 2010, que se baseia em auto identificação, subestimou o número de indígenas e mestiços. “Ser integrante dos povos indígenas ou ser descendente deles não tem prestígio”, diz Margullis. “Desde a época colonial, ser branco era estar no topo da pirâmide. Isso perdurou e ainda se manifesta em numerosas esferas da vida”.

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              Luis Pincen, lider indígena: os adolescentes são mestiços, mas se veem brancos

              Além da resistência dos entrevistados a se identificar com um grupo estigmatizado, pode estar por trás da sub estatística o próprio encaminhamento do censo. Pincem diz que a pergunta sobre ascendência indígena foi feita em poucos domicílios e em áreas onde não se consegue captar a presença dos “povos originários” e seus descendentes. Isso, diz ele, distorceu e invalidou as estatísticas. “O censo foi mal feito”, afirma.

              No livro Los afroargentinos de Buenos Aires, de 1989, o pesquisador americano Reid Andrews descreve a manipulação dos censos estatísticos para apresentar a população como branca. O órgão responsável pelo censo argentino, o Indec, não quis dar entrevistas para esta reportagem, embora procurado insistentemente.

              Qual seria, então, o número correto de indígenas e mestiços na população argentina? Margullis acredita que, se forem incluídos os imigrantes dos países vizinhos, quase metade da população. Bujan, do Inadi, diz que 2,58% é “muito pouco”, mas “nem a tapas” se chega a 50%. Horácio Gonzalez, o intelectual de esquerda mais influente do país, me disse acreditar que 20% seria mais próximo da realidade. São palpites.

              Enquanto o próximo censo não esclarece o mistério, o que existe é uma pesquisa genética feita pelo professor Daniel Corach, da Universidade de Buenos Aires, publicada em 2005 com grande destaque. Ela concluiu que 56% dos argentinos têm antepassados indígenas em seu DNA. Isso não muda um pixel da autoimagem do país, mas ajuda a estabelecer a simplicidade os fatos.

              Leia também

              A história dos negros argentinos: por que eles quase “sumiram” do mapa por lá?

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              • "O artigo inicia-se a partir do conceito de cultura no sentido geral, antropológico. Entre os tantos termos que são utilizados para definição de cultura. Neste artigo, cultura será analisada por meio dos próprios atores que a promovem, nas esferas sociais e políticas. Além disso, por ser o samba rock uma manifestação cultural contemporânea e em avanço, foi analisado o conceito de que para uma cultura em observação, as variáveis são muitas e estão em pleno acontecimento, construção e evolução." Leia o Guest Post de Edneia Limeira em www.geledes.org.br
              • A coluna NOSSAS HISTÓRIAS desta quarta-feira vem com a assinatura da historiadora Iracélli da Cruz Alves! O tema “Mulheres negras, política e cultura do cancelamento no Brasil republicano” é abordado no artigo e no vídeo nos quais ela oferece reflexões a partir de registros da atuação de mulheres negras integrantes do Partido Comunista Brasileiro (PCB) na década de 1940! Confira um trecho: “O que essas mulheres têm em comum? Todas eram comunistas, trabalhadoras e muito provavelmente negras, como é perceptível nas poucas imagens que até hoje encontrei. Além disso, não podemos esquecer que a classe trabalhadora brasileira tem sido majoritariamente negra, o que aumenta a probabilidade de essa pressuposição fazer sentido para os casos em que não acessei registros fotográficos. Outro ponto em comum em suas trajetórias é que todas participaram ativamente da vida política do país em meados do século XX, atuando significativamente no partido no qual escolheram militar. No entanto, foram praticamente esquecidas (ou silenciadas?) tanto pela historiografia política do Brasil quanto pelas narrativas históricas sobre o PCB. Os nomes delas, na maioria das vezes, nem sequer são citados.” Leia todo o artigo no Geledés: https://www.geledes.org.br/mulheres-negras-politica-e-cultura-do-cancelamento-no-brasil-republicano/ Veja o vídeo no Acervo Cultne: https://youtu.be/pS35-3RuNMc
              • Já que o mundo está em medida de contenção social, acredito estar diante de um dos maiores desafios que o ser humano possa receber da vida, que é o de ter a oportunidade de ficar sozinho e explorar a sua consciência, conhecer quem é essa pessoa que cohabita em meu corpo, ou seja tentar descobrir quem “eu dentro de mim”. Leia o Guest Post de Tatiane Cristina Nicomedio dos Santos em: www.geledes.org.br
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              • "Escolhi parafrasear no título do presente guest post a escritora brasileira, Conceição Evaristo, que constrói contos e poemas reveladores da condição da população negra no país. A intelectual operaciona a categoria de “escrevivência”, através de uma escrita que narra o cotidiano, as lembranças e as experiências do outro, mas sobretudo, a sua própria, propagando os sentimentos, as lutas, as alegrias e resistências de um povo cujas vozes são silenciadas." Leia o Guest Post de Ana Paula Batista da Silva Cruz em: www.geledes.org.br
              • ✊🏾 1960-1970: Grupo Palmares de Porto Alegre e a afirmação do Dia da Consciência Negra ✊🏾 Está disponível mais uma sala da Exposição “20 de Novembro - Dia Nacional da Consciência Negra” no Google Arts & Culture! Link: https://artsandculture.google.com/culturalinstitute/beta/u/4/exhibit/1960-1970-grupo-palmares-de-porto-alegre-e-a-afirma%C3%A7%C3%A3o-do-dia-da-consci%C3%AAncia-negra/tgLSJakjmcizKA 🙌🏿 Esta sala é especialmente dedicada à movimentação do Grupo Palmares em Porto Alegre, fundado em 1971, afirmando o Vinte de Novembro como Dia da Consciência Negra. Em 2021, o Vinte completa 50 anos! Conecte-se ao compromisso de ativistas negros e negras gaúchas em defesa de uma história justa sobre as lutas negras por liberdade por meio de depoimentos, fotografias, poemas, anotações, cartas, entre outros documentos. Vamos junt@s! 🖤 O material pode ser acessado em português e inglês e é mais um resultado da parceria entre a Rede de HistoriadorXs NegrXs(@historiadorxsnegrxs , Geledés Instituto da Mulher Nega e o Acervo Cultne! (@cultne) 🎉 Ao longo de todo 2021, muitas outras “Nossas Histórias” sobre vidas, lutas e saberes da gente negra serão contadas em salas de exposições virtuais!
              • "A história do indigenismo no século XIX tem importantes pontos de conexão com a história do tráfico escravista. A investigação dessas conexões permite compreender como possibilidades de branqueamento foram projetadas na nação brasileira, para além da mais conhecida: a imigração europeia ocorrida entre o último quartel do século XIX e 1930." Leia o artigo do historiador Samuel Rocha Ferreira publicado na coluna “Nossas Histórias” **A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
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              Geledés Instituto da Mulher Negra

              GELEDÉS Instituto da Mulher Negra fundada em 30 de abril de 1988. É uma organização da sociedade civil que se posiciona em defesa de mulheres e negros por entender que esses dois segmentos sociais padecem de desvantagens e discriminações no acesso às oportunidades sociais em função do racismo e do sexismo vigentes na sociedade brasileira.

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