Os Crespos: Negros na escola e no palco

 

Paulo Betti*/Especial para BR Press

Está em cartaz na Fundição Progresso, aqui no Rio, um lindo espetáculo baseado no livro de Carolina Maria de Jesus, Quarto de Despejo. Trata-se de Ensaio sobre Carolina, com a Cia Teatral Os Crespos.

 

Veja o que diz a jornalista Beth Nespoli, do jornal O Estado de São Paulo: “Impossível negar que o primeiro aspecto a chamar a atenção vem do fato de todo o elenco ser negro. Logo nas primeiras cenas tal característica transforma-se em potência pela forma como é trabalhada – uma busca consciente em harmonizar força poética e consciência crítica.”

 

Quatro atrizes e um ator, muito talentosos, formam o elenco da peça. Todos recém-saídos da Escola de Arte Dramática da USP, onde se juntaram ao perceber a situação inédita de serem cinco negros numa turma.

 

A EAD reflete o que acontece nos outros cursos da USP: maioria de brancos, privilegiados pela possibilidade econômica de obter ensino pago nas escolas primária e secundária, consegue entrar com mais facilidade na melhor escola do país, que é gratuita. Essa herança perversa da ditadura militar, que desmontou o ensino publico primário, então excelente, ainda não foi extirpada de nossa educação.

 

Mas voltemos aos Crespos. Eles compreenderam logo ser uma exceção – eram negros e estavam na melhor escola de teatro do país – e não deixaram a oportunidade passar. Montaram uma peça poderosa baseada num livro que foi um grande sucesso.

 

Catadora de papel


O incrível diário de uma catadora de papel nos anos 50 serve como uma luva para eles discutirem o preconceito e a condição dos negros no Brasil de hoje.

Os atores são excelentes e o espetáculo é sutil e muito bem encenado, com projeções em DVD de imagens raras da escritora Carolina andando por São Paulo, fazendo compras, dando autógrafos.

 

O que mais me impressionou foi a qualidade técnica dos atores. Todos com excelente trabalho de corpo, projeção e timbre de voz. Não se perde uma palavra do que dizem com voz aveludada pelo trabalho de preparação vocal. Além de terem total compreensão e domínio do que dizem – pois o texto é uma criação coletiva.

Bem formados

Nota-se que passaram por uma escola de teatro com bons professores. São muito bem formados. Fiquei pensando em meu colega de EAD nos anos 70, o único negro de minha turma, Waterloo Gregório, já falecido. Waterloo também não desperdiçou sua condição de excepcional naquela escola.

 

Durante o dia trabalhava como escrivão num cartório – foi o datilógrafo mais ágil que já vi, ele era o responsável pela datilografia das peças que montávamos, vê-lo trabalhando com stencil (alguém se lembra?) era uma beleza. À noite, freqüentava a EAD, onde era um aluno brilhante.

Formou-se e foi para Unicamp onde se aposentou como professor da escola de teatro que ajudou a criar.

E ainda tem gente que é contra as cotas!

Esta mais do que provado que quando existe oportunidade elas são muito bem aproveitadas. O pessoal de cor sabe o valor do que não tem fácil: boas escolas.

paulo-betti4

Não vou esquecer de nomear as feras que saíram da EAD e estão ganhando mundo: Joyce Barbosa, Lucélia Sérgio, Maria Gal, Mawusi Tulani e Sidney Santiago. O talentoso diretor convidado é José Fernando Azevedo. Longa vida aos Crespos e ao seu belíssimo Ensaio sobre Carolina.

(*) Paulo Betti é ator e diretor.

Fonte: brpress

+ sobre o tema

País precisa fortalecer participação social, recomenda Oxfam

Em relatório publicado nesta terça-feira (10), a organização da...

Por que não superamos o trabalho escravo?

Desde o fim do século XIX, o Brasil se...

O que é urgente na agenda do Brasil

Com 10,3 milhões de jovens se faz um país....

Número de jovens nem-nem cai para 10,3 milhões, o menor já registrado

O Brasil registrou, no ano passado, o menor número...

para lembrar

Sociedade civil mobilizada é exemplo de cidadania contra a Covid-19

Ao nascer, seres frágeis que somos, nosso primeiro impulso...

Plataforma colaborativa reúne ações de solidariedade a imigrantes e refugiados durante a pandemia

O Fórum Internacional Fontié ki Kwaze – Fronteiras Cruzadas...

CPI das Enchentes apontou omissão, ineficiência e interesse eleitoreiro

Rio de Janeiro - A Comissão Parlamentar de Inquérito...

Médica que divulgou dados sigilosos de Marisa Letícia é demitida

No dia em que a ex-primeira-dama Marisa Letícia teve sua...

Deputadas apresentam projeto que obriga uso de câmeras corporais em polícias de todo o país

As deputadas federais Fernanda Melchionna (PSOL-RS) e Sâmia Bomfim (PSOL-SP) protocolaram na Câmara um Projeto de Lei que obriga o uso de câmeras em...

Vai à sanção a Política Nacional de Cuidados

Projeto que cria a Política Nacional de Cuidados, para garantir direitos e promover melhorias nas relações profissionais ou voluntárias de cuidado, inclusive nas relações familiares,...

Ministério dos Direitos Humanos vai acionar secretaria de SP para que caso em que PM jogou jovem de ponte seja apurado com rapidez

ASSISTA A REPORTAGEM O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) informou nesta quarta-feira (4) que irá acionar a Secretaria da Segurança Pública de São...
-+=