Os crimes de discriminação nos hospitais

Por Caiubi Miranda

– Ei, negão! O remédio do meu pai já tá meia hora atrasado!

A interpelação partiu de um jovem parado na porta do quarto 330 onde seu pai estava hospitalizado.  O interpelado era um Técnico de Enfermagem, Joacir, que ignorou o chamado do jovem e continuou caminhando pelo corredor.

– Eu não vou mais atender ao paciente do 330, é um desgraçado de um racista. Esse foi o desabafo do Joacir para a Enfermeira Chefe, responsável pela gestão da equipe de trabalho naquele turno. A Enfermeira Chefe buscou acalmar Joacir mas sabia que teria que remanejar seu pessoal de forma que o quarto 330 não fosse mais atendido por um Técnico de Enfermagem que fosse negro, como Joacir.

A situação que pareceria banal à maioria das pessoas é sintomática de um mal que, aparentemente, vitima grande parte dos hospitais brasileiros, pequenos ou grandes, públicos ou privados: o preconceito dos pacientes e seus acompanhantes em relação à equipe de enfermagem do hospital.  A questão torna-se particularmente importante  porque, por razões não muito claras, a maior parte dos profissionais da área é negra e há, também, muitos homossexuais.

Um grande e dos mais conceituados hospitais de São Paulo decidiu entender e buscar uma solução para o problema. Na visão da área jurídica do hospital, as manifestações de racismo e homofobia são crimes tipificados. Ao envolver empregados do hospital e ocorrendo em suas dependências, sua omissão poderia ser encarada pela justiça como acobertamento de um crime ou, mesmo, cumplicidade. Mais que isso: para diminuir seus problemas, embora não oficialmente, nos processos de seleção de novos empregados a área de recursos humanos passou naturalmente a dar preferência aos candidatos brancos e, até onde era possível identificar, heterossexuais. Esse era, sem sombra de dúvida, um procedimento racista tipicamente criminoso.

Identificado e dimensionado o problema, a direção do hospital passou a buscar soluçõese percebeu, então, que o fato era muito mais complexo do que parecia à primeira vista. Como evitar que os pacientes internados ou seus acompanhantes tivessem comportamento preconceituoso – racista ou homofóbico – em relação aos empregados? O hospital não podia simplesmente expulsar esses pacientes e sequer adverti-los formalmente. Isso implicaria em coleta de provas, em ouvir testemunhas…

– Nós estamos aqui para curar o paciente, não temos responsabilidade e nem ação sobre seus valores e crenças pessoais, argumentou o diretor médico da instituição numa reunião para tratar do assunto.  – E eu jamais vou fazer um boletim de ocorrência numa delegacia denunciando um paciente que nos procurou para tratar de um problema grave de saúde que exigiu sua internação, completou. Considerava-se também que o processo de internação era, por si só, estressante e deixava pacientes e acompanhantes nervosos e exaltados.

Por outro lado, havia a questão dos crimes cometidos contra os empregados e do potencial risco legal para o hospital. Nem sempre, a manifestação de preconceito limitava-se a um mero “Ei, negão” como no caso do Joacir. Existiam muitas situações mais graves e delicadas que essa e que não estavam sendo tratadas. Em geral, a Enfermeira Chefe ou mesmo alguém mais graduado procurava acalmar o empregado discriminado, dizendo que era um ônus da profissão e que ele precisava lidar com aquela situação.

Foram consultados outros grandes hospitais que reportaram ter o mesmo problema e que não tinham conseguido equacionar uma situação para ele e, ao final de três meses de discussão, esse grande e conceituado hospital de São Paulo chegou à conclusão que tinha um problema insolúvel e que tinham que conviver com ele.

Apenas para minorar a gravidade da situação, foram adotadas três providências:

a) a área de seleção de novos empregados não poderia, de forma alguma, discriminar no processo de seleção empregados não brancos ou homossexuais; o percentual histórico deveria ser mantido ao longo do tempo;

b) a política de não discriminação do hospital seria incluída no livreto de orientações gerais entregue ao paciente no momento no momento da sua internação;

c) os novos empregados negros e homossexuais receberiam uma orientação especial de como agir nessas situações, evitando um conflito com o paciente ou seu acompanhante.

Essas medidas são apenas paliativas e não solucionam o problema. Crimes de discriminação continuam sendo cometidos nos hospitais. E os hospitais, à medida que são coniventes com eles, passam a ser cúmplices.

Obviamente não é uma situação fácil de solucionar e ignorá-la só vai contribuir com sua perpetuação.

 

 

 

Fonte:  Luis Nassif Online

+ sobre o tema

Brizola e os avanços que o Brasil jogou fora

A efeméride das seis décadas do golpe que impôs...

Milton Nascimento será homenageado pela Portela no carnaval de 2025

A Portela, uma das mais tradicionais escolas de samba...

Saiba os horários das provas do Concurso Nacional Unificado

Os mais de 2,5 milhões de candidatos inscritos no...

Aluno africano denuncia racismo em mensagem com suásticas nazistas na UFRGS; polícia investiga

Um estudante africano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul...

para lembrar

Os Ciscos do Brasil e o racismo de todo dia

"A resistência de Renato Freitas nos ensina que, se...

Campanha contra violência política de gênero e raça

A Frente Parlamentar Feminista Antirracista com Participação Popular lança...

Borba Gato: a celebração de um facínora

No último final de semana as redes sociais e...
spot_imgspot_img

Aluno africano denuncia racismo em mensagem com suásticas nazistas na UFRGS; polícia investiga

Um estudante africano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) denunciou um episódio de xenofobia e racismo dentro da Casa do Estudante Universitário (CEU), uma moradia estudantil mantida...

Morre Ykenga Mattos, que denunciou o racismo em seus cartuns, aos 71 anos

Morreu na manhã desta segunda-feira aos 71 anos o professor, sociólogo e cartunista carioca Bonifácio Rodrigues de Mattos, mais conhecido como Ykenga Mattos. Vítima...

Frugalidade da crônica para quem?

Xico, velho mestre, nesse périplo semanal como cronista, entre prazos apertados de entrega, temas diversos que dificultam a escolha, e dezenas de outras demandas,...
-+=