“Os filhos de pedreiros querem ser engenheiros!”

Michele Silva, 26, publicitária e repórter do jornal Fala Roça e do portal Viva Rocinha, escreveu artigo para o Favela 247 sobre os paralelos entre sua vida e o filme Que horas ela volta? Michele, também filha de empregada doméstica, escreveu: “Eis que o filme Que Horas Ela Volta?. surge e apresenta para o país e o mundo esse tema com uma sutileza capaz de nos fazer perceber as histórias que, na maioria das vezes, ficam escondidas atrás de cada uniforme, atrás de cada “sim, senhora”. Foi assim que eu tive a oportunidade de estar frente a frente com meu preconceito, que me fez odiar a Jéssica, filha da empregada, logo nas primeiras cenas do filme. Achei ela muito abusada. Depois as semelhanças foram se afunilando e, quando percebi, vi minha mãe, eu e meus irmãos na tela”

Por Michele Silva, no Favela 247

Que horas ela volta?

Não é raro encontrar pessoas que vieram de famílias pobres, estudaram, conseguiram conquistar uma profissão. Elas estão por aí, aos montes e não tem nenhum status de herói nessa vida. Só que, se olharmos com um pouquinho mais de atenção podemos descobrir que por trás de cada pessoa dessa existe uma história.

O Brasil tem maior número de empregados domésticos no mundo. São mais de 7 milhões de pessoas nessa profissão, na maioria mulheres, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Eis que o filme Que Horas Ela Volta? surge e apresenta para o país e o mundo esse tema com uma sutileza capaz de nos fazer perceber as histórias que, na maioria das vezes, ficam escondidas atrás de cada uniforme, atrás de cada “sim, senhora”.

Foi assim que eu tive a oportunidade de estar frente a frente com meu preconceito, que me fez odiar a Jéssica, filha da empregada, logo nas primeiras cenas do filme. Achei ela muito abusada. Depois as semelhanças foram se afunilando e, quando percebi, vi minha mãe, eu e meus irmãos na tela. A frase que mais marcou foi quando a patroa perguntou à empregada sobre o curso que sua filha queria fazer na faculdade e a mãe não sabia. Em 2011 me formei em Publicidade e Propaganda. Até hoje dona Jô, minha amada mãe que é empregada doméstica, diz pras pessoas que “ela estudou um negócio aí, acho que é contabilidade”. Isso não tem nada a ver com o amor dela por mim, e sim com os “Fabinhos” que ela teve que cuidar e passar mais tempo sendo mãe emprestada do que mãe por natureza. Como a Jéssica bem disse “Não me acho melhor do que ninguém, mas também não me acho pior”! Se você não for um pouco abusado, no melhor sentido da palavra, vai ficar mais difícil contrariar as estatísticas. A filha da empregada passou no vestibular e foi cursar arquitetura. Isso fechou um ciclo na minha mente.

leia também: 

Eu queria que minha mãe tivesse visto esse filme, pois acredito que ela, assim como eu, se identificaria ali, mas ela não teve a chance pois trabalha muito e o cansaço a consumiu. Ela viu algumas cenas e, entre um cochilo e outro ela viu a cena da Val dentro da piscina e disse “Eu sempre quis fazer isso!”. Eu pensei calada “Você ainda vai ter essa chance, mas não na casa da patroa, e sim na sua”.

Na última reunião de pauta do Fala Roça, jornal para o qual escrevo, surgiu exatamente esse tema. Os filhos de pessoas de profissões humildes que hoje almejam uma faculdade disputada e uma carreira profissional que até pouco tempo atrás era só pra bacana. Os filhos de pedreiros querem ser engenheiros! E sabe o melhor? Estão conseguindo! Sabe o que é melhor ainda? Estou nesse bonde! E um montão de amigos também, e amigos de amigos. É muita gente! Vivi pra ver isso. Gratidão!


*Michele Silva, 26 anos, cria da favela da Rocinha, publicitária por formação, jornalista comunitária no jornal Fala Roça e no portal Viva Rocinha no amor. Sou meio doida mas nunca matei ninguém.

+ sobre o tema

Comuns na web, comunidades que expressam ódio a nordestinos são alvo da PF e do MP

Por: Carlos Madeiro A propagação de comunidades na internet com...

Em terra de tosco, quem tem olho puxado pode levar pedrada

Por:Leonardo Sakamoto Particularmente, acho divertido quando me chamam de “japa'', “japs'',...

O Nordeste é a mais bela poesia do Brasil

O documentário O Homem que Engarrafava Nuvens mostra como...

para lembrar

Afinal, o que leva os Brancos adorarem Que horas ela volta?

Que Horas Ela Volta está sendo um dos filmes...

Jéssica Balbino fala sobre ser mulher, gorda e feminista

Por Jarid Arraes, Com a intenção de iniciar uma série...

Políticas de igualdade e intolerância: testando a democracia racial e a cordialidade brasileiras

Por João Angelo Fantini Conceitos como “cordialidade brasileira” e “democracia...

Garota responde bullying em escola com mensagens de carinho

Caitlin Prater-Haacke, uma aluna que vive no subúrbio de Calgary, no...
spot_imgspot_img

Justiça de SP condena professor da Fatec por xenofobia contra aluna do Nordeste

O colégio recursal do Tribunal de Justiça de SP em Santos confirmou uma decisão que condenou o Centro Paula Souza e um docente da...

Casa da covereadora Carolina Iara sofre atentado a tiros na madrugada

A casa da covereadora Carolina Iara, 28 anos, na zona leste de São Paulo, uma das representantes do mandato coletivo Bancada Feminista, eleito para...

Uso de algoritmos em processo seletivo de emprego pode prejudicar candidatos

As máquinas tomam mais decisões sobre as nossas vidas do que se pode imaginar. Algoritmos podem decidir se um indivíduo terá um crédito aprovado...
-+=