Outras impressões, manifestações livres sobre qualquer assunto – As São Paulos de cada um

por Leno F Silva para o Portal Geledés

Nesta véspera de aniversário da Cidade de São Paulo, lembranças tomaram conta de mim. A primeira da Vila Vera, bairro da região do Ipiranga, onde morei, cresci, e aprendi a andar de bicicleta. Lá também e arrisquei as primeiras jogadas de futebol, na rua de terra. No mesmo lugar, durante as festas juninas, acendíamos fogueira e todos os vizinhos se encontravam para comer pipoca, batata doce, churrasquinho de “gato” e tomar quentão.

Quando o saneamento básico chegou por lá com a instalação dos enormes canos de cimento, fui xeretar um buraco e levei uma pedrada na cabeça que resultou em uma dúzia de pontos e quase uma surra do meu pai. Fui salvo pelo vizinho, que me levou ao médico rapidamente e disse em casa que aguentei firme o curativo, sem chorar. Foi o que bastou para o perdão paterno.

Depois de um período de convalescença voltei a praticar as brincadeiras que nos divertiam: pega-pega, bolinha de gude, empinar pipa, futebol no campo do Vera e acrobacias na bicicleta que ganhei do meu pai graças a um bilhete de loteria sorteado.

Depois me mudei para o Moinho Velho. Um bairro, digamos, mais “abonado”. Dezenas de sobradinhos geminados, várias casas espaçosas com quintal e carro na garagem. Ruas com asfalto por onde transitavam os primeiros filhos da classe média, fruto de uma onda de desenvolvimento alavancada pela indústria automobilística e metalúrgica do ABC.

Aos sábados à noite frequentávamos a Casa de Esfiha, da Rua Vergueiro. Nas tardes o bacana era jogar fliperama ou pingue-pongue. E aos domingos o destino eram os cinemas do Centro, na Avenida Ipiranga ou na Galeria Metrópole, da Av. São Luís.

Deixei o Moinho Velho em 1985 e fui morar na Bela Vista. Depois me transferi para os Jardins e de lá para o Alto da Boa Vista, onde até hoje estou. Por conta da vida profissional, já transitei pela Lapa, Vila das Mercês, Mooca, Vila Madalena, Pompéia, Perdizes, Morumbi, Brooklin, Higienópolis, Santana, Jabaquara, e tantos outros bairros dessa cidade nervosa que me recebeu com carinho e pela qual tenho gratidão e afeto. Parabéns São Paulo! Por aqui, fico. Até a próxima.

+ sobre o tema

Obama afirma que reanimar a economia é sua tarefa mais urgente

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, considera que...

Tribunais são enviesados contra mulheres e negros e não fazem justiça, diz advogada da OAB

Os Tribunais de Justiça são enviesados e, por isso,...

O tal “panelaço” tem cara, grife, cor e endereço, nobre, diga-se de passagem

O tal "panelaço", importado da Argentina, de que  grande...

O silêncio da mídia diante da denúncia de golpe do fotógrafo brasileiro ganhador do Pulitzer

Dez dias atrás, o fotógrafo Mauricio Lima foi festejado pelos grandes meios...

para lembrar

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=