Outras impressões, manifestações livres sobre qualquer assunto – Dependência Quimica

por Leno F. Silva para o Portal Geledés

A violenta ação da polícia militar de São Paulo contra usuários de crack da região central da cidade foi, na semana passada, tema dos principais veículos de comunicação. Há anos sabia-se que a área era frequentada por dependentes químicos, que consumiam e adquiriam a droga a céu aberto.

Desconheço o tema em profundidade, mas todos sabem que os efeitos do crack são gravíssimos para a saúde. Por ser uma droga menos pura do que a cocaína e mais barata, atrai usuários com menor poder aquisitivo e, a grande maioria, oriundos de classes sociais com escassos recursos, que quase não têm perspectivas para as suas vidas e se entregam ao vício como a única alternativa para fugir dessa dura realidade.

Tudo bem, lá também circulam traficantes, os responsáveis por levar o produto no momento exato, para que fosse consumido imediatamente, sem perda de tempo. Ali virou um ponto de encontro dessa gente diferenciada com perfis e hábitos semelhantes, que passavam dias, semanas, meses e anos, repetindo a mesma rotina de conhecimento público.

Com a ação policial cinematográfica, muitos desses personagens vieram à tona. Tiveram que sair dos seus buracos e quando descobertos, nos deparamos com pessoas não muito diferentes das que encontramos pelas ruas, com sonhos, desejos, dúvidas, desilusões, críticas e, muitas, incapazes de lutar sozinhas contra o vício.

Não por acaso várias das usuárias que estamparam as páginas dos jornais e das revistas estão grávidas. Provavelmente os pais das crianças também são dependentes do crack, compartilharam as mesmas aflições e, talvez, apostaram que a criança gerada poderá ser uma chance para outro futuro.

A dependência química é um problema de saúde pública, de política de Estado e de visão de mundo. As drogas ilícitas, a pobreza e a violência, são consequências e subprodutos da sociedade de consumo, na qual tudo vira mercadoria. Para quem tem dinheiro e poder, cocaína, entregue em domicílio com serviço confidencial e especializado; para quem não tem grana, o crack, baratinho, disponível nas piores esquinas e sem garantia de procedência. Pesos, medidas e ações diferentes e proporcionais à capacidade de compra e do valor da vida de quem está em jogo. Por aqui, fico. Até a próxima.

+ sobre o tema

Blogueiros pedem acesso à lista e dados dos 8.667 clientes brasileiros do HSBC

Dar acesso à lista e dados dos 8.667 clientes...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na...

PCC volta às manchetes

Por Luciano Martins Costa   Os jornais de...

Pobre, negro e coxinha?

Sim, claro que tudo é possível e cada um...

para lembrar

Os Kennedy, seres mágicos e canonizados do Olimpo?

Fonte: O Tempo - Desde criança sou voeirista da saga...

ONU convoca brasileiros para combater o racismo

Os superlativos números da violência contra jovens negros no...

Luiz Silva Cuti: A empáfia do poeta Gullar

Desdobramento texto de Ferreira Gullar  - Preconceito Cultural. "Cruz e...

Professor da USP tenta impedir ato de apoio a funcionário agredido no Carrefour

Fonte: Jornal Ìrohin Vaias e discussões marcaram manifestação...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=