Procon-SP alerta sobre oferta de produtos nas redes sociais

Cada vez mais usadas como ferramentas para o consumidor reclamar em caso de desrespeito aos seus direitos, as redes sociais também são utilizadas por empresas para divulgar seus produtos e serviços, e até como canais de vendas. Alguns fornecedores contam com auxílio de “divulgadores”, que ofertam produtos a seus amigos e ganham comissão para cada produto vendido. O Procon-SP alerta aos consumidores a ficarem atentos a essa forma de comercialização.
O Procon-SP esclarece que, apesar de uma aparente informalidade, já que os produtos são ofertados fora dos canais de vendas convencionais – loja física ou virtual, a responsabilidade do fornecedor que se utiliza dos “consultores” ou “divulgadores” nas redes sociais para vender seus itens é a mesma em caso de qualquer problema que o consumidor venha a ter com o bem adquirido.
É importante que o consumidor saiba que toda oferta feita por um representante da empresa, mesmo realizada no Facebook, Twitter ou Orkut, deve ser cumprida, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor. Bem como os prazos de entrega devem obedecer a Lei Estadual 13.747/2009, que obriga as empresas a fixarem data e turno para a entrega de produtos e realização de serviços. Os turnos podem ser das 7h às 12h; das 12h às 18h; e das 18h às 23h. Ainda de acordo com a norma, o fornecedor deve informar previamente as datas e turnos disponíveis e fica a critério do consumidor a escolha dentre as opções apresentadas.
Outro ponto a ser observado é que em compras realizadas fora do estabelecimento comercial, o que vale também para as redes sociais. O consumidor pode desistir da compra em até sete dias, contados a partir da contratação ou do recebimento do produto.
Em caso de dúvidas ou problemas, entre em contato com um dos canais de atendimento do Procon-SP . Na Grande São Paulo e interior,  você pode procurar órgão municipal de defesa do consumidor.
O Procon-SP também realiza atendimento nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz, Imigrantes e Feitiço da Vila. Veja os endereços aqui.

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

para lembrar

Senado empossa 1º brasileiro de origem japonesa

Jorge Yanai entrou na vaga de Gilberto Goellner, que...

Pessoas com nanismo conquistam fama e se tornam influenciadoras na web

Se no passado as pessoas com nanismo eram acostumadas...

Cuba substitui comunismo pelo socialismo e legaliza casamento gay

Parlamento de Havana discute revisão da Lei Fundamental, que...

Higienismo disfarçado de combate às drogas

Em audiência pública, entidades apresentam dados que demonstram a...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...
-+=