Outras impressões, manifestações livres sobre qualquer assunto – Leon Cakoff

O cinema brasileiro e em especial o da cidade de São Paulo ficou mais triste com a morte de Leon Cakoff, o idealizador da mais importante Mostra Internacional da sétima arte da América Latina.

Num país em que a indústria cinematográfica ainda busca caminhos para manter-se ativa, formar e atrair público, Cakoff encontrou o nicho perfeito para exercer seu faro de crítico, jornalista, empreendedor, articulador e um bom negociante. Tudo junto e misturado.

Depois de mais de 30 edições, o evento que atrai milhares de cinéfilos de todas as faixas etárias tem a sua continuidade garantida. Transformou-se num negócio bem estruturado e de prestígio, que deve envolver dezenas de profissionais e muitos meses de preparação.

A partir de 20 de outubro começará a edição 2011. Tem gente que tira férias do trabalho nesse período para assistir a todos os filmes. Outros preferem ver as fitas que já se destacaram em outros festivais e os aficionados se prepararão para aquelas obras que jamais passarão no circuito comercial. Com uma diversidade enorme de títulos é difícil não encontrar alguns que agradem.

É provável que o Leon tenha deixado tudo preparado para quando a partida chegasse. Como ele vinha se tratando de um câncer descoberto há quase uma década, tomara que tenha tido tempo para se despedir e, quem sabe, deixado pelo menos um argumento pronto para as pessoas que tocarão as Mostras daqui para frente.

Para o criador da Mostra que vinha lutando bravamente para vencer a doença, o seu filme chegou ao “The end” e a partir de agora suas estreias acontecerão em outras salas de espetáculo. Os que aqui ficaram sempre serão gratos por tudo o que ele fez pelo nosso cinema. Tchau!

+ sobre o tema

Kamala supera expectativas e encurrala Trump no debate

Na categoria previsões furadas, o governador da Flórida, o...

Caso Marighella: MPF pede condenação de 37 ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma nova ação...

“A gente precisa sair desse luto e ir para a luta”, diz Macaé Evaristo

Depois de ser anunciada como a nova ministra dos Direitos...

para lembrar

Marta salva o PT paulista

Por: FERNANDO RODRIGUES     BRASÍLIA - Aloizio Mercadante tem 13% das...

69,3% dos brasileiros escolhem parceiros da mesma cor ou raça

Censo 2010: Uniões consensuais já representam mais de 1/3...

Extrema direita universitária se alia a skinheads na USP

Jovens estudantes neoconservadores fogem ao estereotipo de arruaceiros mas...

Esther Dweck assume interinamente Ministério dos Direitos Humanos

Após demitir Silvio Almeida do cargo de ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em meio a denúncias de assédio sexual, o presidente...

Comunicado sobre a demissão do ministro Silvio Almeida

Nota à Imprensa Diante das graves denúncias contra o ministro Silvio Almeida e depois de convocá-lo para uma conversa no Palácio do Planalto, no início...

Anielle confirma a ministros ter sido vítima de assédio de Silvio Almeida

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, foi ouvida por colegas ministros no Palácio do Planalto nesta sexta (6). Ela confirmou que foi vítima...
-+=