Outras impressões, manifestações livres sobre qualquer assunto – Museu Afro Brasil

por Leno F Silva

Viva o Museu Afro Brasil que completa sete anos de existência. Apesar de reunir um belíssimo acervo com as mais diversas expressões artísticas brasileiras, destacando o valioso legado do povo negro na construção da história desse país, as suas exposições pouco interessam aos tradicionais veículos de comunicação.

Instalado num prédio projetado por Oscar Niemeyer e integrado a um dos mais importantes parques da cidade, o Ibirapuera, esse espaço das artes, idealizado por Emanoel Araujo que, desde o início, o posicionou como uma casa que reverencia a nossa gente, as nossas raízes e a nossa capacidade de produzir bens artísticos-culturais.

No exterior o Afro Brasil já é uma referência pelo que fez nesse setenio de vida. Além de dar vazão às nossas riquezas por meio de variados recortes e abordagens, o Museu construiu pontes com africanidades de outros territórios e proporcionou novos olhares aos costumes de povos-irmãos.

É muito fascinante percorrer as alamedas do Museu Afro Brasil. O bom é visita-lo com calma e, se possível, na companhia de um monitor, para saborear a qualidade de informação presente em cada um dos objetos expostos. Grande parte do que está lá não se encontra em outro lugar. E tudo o que se vê por lá não sairá mais de você, porque se transformará em uma força vital, que nutrirá o seu ser.

O Museu Afro Brasil é alimento, inspiração, vibração e, além de tudo, é muito lindo. Vá ao Museu Afro Brasil e saia de lá com ele sempre vivo, em você. Por aqui, fico. Até a próxima.

Serviço: Museu Afro Brasil – Organização Social de Cultura – Av. Pedro Álvares Cabral, portão 10, Parque do Ibirapuera, São Paulo, SP, tel. 11 – 3320.8900, de terça a domingo, das 10 às 17 horas – www.museuafrobrasil.org.br.

+ sobre o tema

Kamala supera expectativas e encurrala Trump no debate

Na categoria previsões furadas, o governador da Flórida, o...

Caso Marighella: MPF pede condenação de 37 ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma nova ação...

“A gente precisa sair desse luto e ir para a luta”, diz Macaé Evaristo

Depois de ser anunciada como a nova ministra dos Direitos...

para lembrar

Está perto o dia em que embaixador vai ser negro, diz Lula no Itamaraty

Presidente afirma que país tem conseguido reduzir desigualdades e...

Bolsa Família deveria ser direito constitucionalizado, defende socióloga

Para autora do livro Vozes do Bolsa Família, programa...

Pode o presidente ser (chamado de) racista?

"Esses tuítes não foram racistas. Eu não tenho um...

Número de resgatados da escravidão dispara em 2023 e é o maior em 14 anos

O Brasil encontrou 3.190 trabalhadores em condições análogas às...

Esther Dweck assume interinamente Ministério dos Direitos Humanos

Após demitir Silvio Almeida do cargo de ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em meio a denúncias de assédio sexual, o presidente...

Comunicado sobre a demissão do ministro Silvio Almeida

Nota à Imprensa Diante das graves denúncias contra o ministro Silvio Almeida e depois de convocá-lo para uma conversa no Palácio do Planalto, no início...

Anielle confirma a ministros ter sido vítima de assédio de Silvio Almeida

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, foi ouvida por colegas ministros no Palácio do Planalto nesta sexta (6). Ela confirmou que foi vítima...
-+=