Outras impressões, manifestações livres sobre qualquer assunto – O consumidor natalino

por Leno F. Silva para o Portal Geledés

Neste feriado de comemoração à Proclamação da República, pelo menos em São Paulo, o dia foi chuvoso, o que provocou a antecipação do retorno daqueles que escolheram esticar o feriado na praia ou no campo. Quem decidiu ficar na cidade, o jeito foi correr para os shoppings, ilhas de comércio sedentas para atrair, deste já, o consumidor natalino.

Faltam 45 dias da chegada do Papai Noel. O apelo às compras impera em todo o país, como também a disputa para captar as economias da população ou alguma sobra financeira que permita garantir a aquisição dos presentes desejados pelos entes queridos.

Diferente de alguns países europeus o Brasil encontra-se numa situação financeira estável. Embora os percentuais de crescimento de alguns setores ficarão abaixo das expectativas, é provável que fechemos o ano com superávit. Já no campo político, mais uma vez a corrupção ganhou destaque e se transformou no grande incômodo da presidente Dilma, que foi obrigada a trocar seis ministros desde o início do seu governo. Como o ano ainda não terminou e, Carlos Lupi, chefe da pasta do trabalho, subiu no telhado, poderemos ter mudanças antes do Reveillon. .

Esse é o retrato da nossa jovem democracia, ferida pelas estruturas de desvios de recursos instalados nas mais diversas instâncias do poder, que avança e deve se consolidar num processo que poderá levar várias gerações. No curto e no longo prazo, caberá à sociedade participar mais da vida política, escolher melhor seus representantes, acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos; protestar e pressionar todas as esferas lembrando que aqueles que exercem cargos públicos estão lá a serviço de todos nós.

Num piscar de olhos daremos adeus a 2011 e entrando num novo ano que promete muita agitação, com as realizações das eleições municipais. Pelos movimentos que estão ocorrendo, os pleitos serão repletos de costuras pragmáticas as quais garantirão as vitórias imediatas, mas ainda sem qualquer preocupação com projetos de governo que desenhem os rumos de longo prazo para as nossas cidades, o nosso o país e, principalmente, para os nossos cidadãos.

Para a indústria automobilística 2012 praticamente ficou para trás. Numa velocidade estonteante os carros envelhecem cada vez mais depressa e o ritmo de produção só aumenta, mesmo quando faltam ruas nos grandes centros para que os modelos último tipo tenham espaço para circular a 120 km por hora. Até a próxima.

+ sobre o tema

“Angú Incubado” Por: Zulu Araujo

Para quem não sabe, Angu é uma comida típica...

Obama precisa se justificar perante o Congresso sobre ação militar na Líbia

A Casa Branca enviou, nesta quarta-feira, um dossiê de...

O duplo desafio de Obama

- Fonte: O Estado de São Paulo - Conforme...

para lembrar

O cabelo dos meninos pretos – por Cidinha da Silva

Por Cidinha da Silva Algo de sinistro acontecia com os...

Pesquisa Sensus aponta empate entre Serra e Dilma

Pesquisa Sensus encomendada pelo Sintrapav (Sindicato dos Trabalhadores...

É só alegria! Por Cidinha da Silva

Por Cidinha da Silva Os dias eram pré-carnavalescos no Rio...

Nas eleições, se não acredita, eu vou sonhar pra você ver

Por: FÁTIMA OLIVEIRA Tá no sangue. Nas eleições acabo como...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=