Outras impressões, manifestações livres sobre qualquer assunto – O perfil do Fumante

Leno F Silva para o Portal Geledés

Os fumantes foram despejados e só podem praticar o vício nas ruas, ou melhor, nas calçadas, preferencialmente em pé, sem qualquer proteção às intempéries e como se tivessem de castigo ou pagando um pecado daqueles.

Independente da região, do perfil do fumante, da marca do cigarro ou do valor intangível do ar que será contaminado pela fumaça, a via pública é o único lugar que ampara os dependentes nos minutos em que o exercício das valiosas tragadas é fundamental. Nos segundos entre uma baforada e outra há pessoas que conseguem relaxar, esquecer os problemas, resolver um conflito ou, apenas, ter uma sensação de prazer.

Quem diria que os milhões de gastos em marketing e comunicação para vender os diversos atributos das marcas de cigarro acabariam assim, sem charme, com sua prática banida de qualquer espaço fechado, com estudos inquestionáveis que comprovam seus efeitos prejudiciais à saúde, e sendo proibidos de veicular as propagandas maravilhosas que instigavam os criativos das agências bacanas pelo desafio vender algo que sabia-se maléfico, mas que era legal, pagava impostos e trazia muita grana para muitos dos envolvidos na cadeia de valor dessa poderosa indústria.

Mesmo nesse cenário de restrições, novos adeptos são capitalizados diariamente. Afinal, trata-se de negócio lucrativo. O cigarro foi banido dos lugares fechados, mas não da sociedade. Sabe-se que o vício poderá provocar a doença e a morte de alguns. Mas a lógica dessa indústria deve ser a seguinte: se todos morrerão um dia, porque não oferecer esse “prazer” para quem quiser? Trata-se do democrático exercício do livro arbítrio.

Não fumo. Tenho poucos amigos que não conseguiram se libertar do vício e alguns que, mesmo sabendo dos riscos, gostam de praticá-lo. Dizem que ele proporciona uma satisfação inexplicável. Então, quem sou eu para dizer o contrário.

Por outro lado, já que o avanço da ciência é cada dia mais acelerado, porque não se criar um cigarro sem nicotina, que seja produzido com uma substância que imite o tabaco, mas sem provocar câncer? Se já inventaram uma cerveja sem álcool, talvez o mesmo possa ocorrer com o fumo.

Enquanto isso não ocorre, bem que os fabricantes de cigarros poderiam investir na criação de espaços mais dignos para os abnegados do vício que ganham cada vez mais o rótulo de personas não gratas. Por aqui, fico. Até a próxima.

+ sobre o tema

Detenção de Mano Brown exemplifica a mensagem de Cores e Valores

Pedro Paulo Soares Pereira, 44 anos, também conhecido como...

Daniel Munduruku: Dia dos Povos Indígenas é “mudança de olhar sobre as populações originárias”

Na quinta-feira (2), em decisão publicada no Diário Oficial...

“Ai, não fala em Cecília Meireles, não, que nem durmo!” – Por: Fátima Oliveira

Hoje é aniversário de minha filha Lívia, mãe de...

Últimas tropas de combate dos EUA deixam o Iraque

Segundo redes americanas, tropas deixam o país em direção...

para lembrar

Justiça cassa 13 vereadores em São Paulo; advogado diz que lei não proíbe doações

Fonte:UOL - A Justiça Eleitoral de São Paulo cassou...

Machismo e racismo dentro e fora do BBB

por Karen Polaz de Blogueiras Feministas Não sou fã...

‘Demos mole’, diz fundador do PV sobre Rede de Marina Silva

  Alfredo Sirkis lamenta rejeição à criação do...

Maioria acha que Obama não mereceu Nobel

Fonte: Blog Sérgio Dávila - Pesquisa Gallup divulgada hoje confirma...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=