sábado, novembro 27, 2021
InícioÁfrica e sua diásporaEntretenimentoOuvindo Passos Cia de Dança realiza oficina de criação baseada na oralidade

Ouvindo Passos Cia de Dança realiza oficina de criação baseada na oralidade

Grupo partilhará procedimento de construção que valoriza o hábito ancestral da narrativa, a identificação de gestualidades e a reflexão sobre as próprias histórias

São Paulo, agosto de 2021. No próximo dia 08/set, a Ouvindo Passos Cia de Dança realiza a oficina gratuita Escutas para Quem Gosta de Dançar. Na ocasião, o grupo partilhará procedimentos de criação que têm como base a oralidade como propulsora de gestualidades e experiências em dança. As oficinas ocorrerão em parceria com o Espaço Cultural Adebanke e a Curanderia Cultural. As atividades destinam-se principalmente a educadores(as), com e sem experiência prévia em dança, mas também recebe outras pessoas interessadas, a partir de 16 anos. As inscrições estão abertas por meio de link disponibilizado a seguir.

A oficina Escutas para Quem Gosta de Dançar ressaltará o hábito de contar histórias como traço ancestral; a identificação das gestualidades que compõem esse ato de contar histórias e como isso pode se tornar uma experiência em dança; e o cultivo de um hábito de escuta que propicie uma reflexão em relação às próprias memórias, assim como a relação entre o individual e o coletivo.

Orientada pelas dançarinas e pesquisadoras Deise de Brito e Paula Salles, a proposta da oficina será direcionada às pessoas interessadas em vivenciar a criação em dança a partir de histórias compartilhadas pelos próprios participantes. “A concepção desse encontro foi baseada no nosso processo coreográfico que aconteceu a partir das nossas histórias familiares (famílias negras), nossas oralidades, que foram codificadas e traduzidas em gestos que constituíram nossas coreografias”, explicam elas.

As atividades ocorrerão de modo remoto, por meio de transmissão ocorrida na página do espaço cultural Curanderia Cultural, parceiro da Ouvindo Passos Cia de Dança. Escutas para Quem Gosta de Dançar integra o projeto Poéticas de Interferência, apoiado pelo edital nº 21/2020/SMC/CFOC/SFA da 29ª edição do Programa Municipal de Fomento À Dança para a Cidade de São Paulo.

blank
Foto: Dalila D’Cruz

Serviço

OFICINA ESCUTAS PARA QUEM GOSTA DE DANÇAR

Data: 08/set, na Curanderia Cultural | Inscrições: https://forms.gle/Qz56DnijafYwcWMu9

Horários: 17h às 19h

Classificação: 16 anos

Atividade GratuitaVagas limitadas

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!
RELATED ARTICLES