De valor inestimável: tudo sobre o diamante amarelo usado por Beyoncé

Enviado por / FonteDa Vogue

A cantora de tornou a quinta mulher (e a primeira negra) a usar o Diamante Tiffany na campanha About Love da marca, que estrela ao lado do marido, Jay-Z

Batizada de Diamante Tiffany, a pedra fancy yellow de 128 quilates da joalheria nova-iorquina aparece pela primeira vez numa campanha da marca, estrelada por ninguém mais, ninguém menos que Beyoncé e seu marido, Jay-Z, a tornando a primeira mulher negra a vestir a gema. 

Beyoncé e Jay-Z na campanha About Love da Tiffany & Co. (Foto: Divulgação)

Descoberto em 1877 nas minas Kimberley, na África do Sul, o diamante foi adquirido por US$ 18 mil por Charles Lewis Tiffany e tinha originalmente 287,42 quilates – que, ao ser lapidado, se transformaram em 128,54, em um processo que levou um ano. São ao todo 82 facetas, 24 a mais que a lapidação brilhante tradicional. Ao invés de vender a pedra, a marca decidiu expô-la – desde a inauguração da loja da Quinta Avenida, em 21 de outubro de 1940, é no piso térreo dela que o diamante mora (e onde pode ser visto por qualquer visitante).

Diamante Tiffany (Foto: Divulgação)

O Diamante Tiffany foi usado pela primeira vez em um baile filantropo, o Tiffany Feather Ball, em 1957, por Mary Whitehouse, que era amiga da marca – o evento levantou dinheiro para a Sociedade de Preservação de Newport para ajudar a restaurar edifícios da área e reuniu personalidade como John F. Kennedy (na época um jovem senador) e Jackie.

Em 1961, seria a vez da pedra ser usada por Audrey Hepburn – que não a usou nas filmagens de Bonequinha de Luxo, e sim nas fotos publicitárias feitas para o filme. Já em 2019, Lady Gaga cruzou o red carpet do Oscar usando a joia. Quem também já carregou o colar no pescoço é Gal Gadot, que aparece o usando no filme “Morte no Nilo”, previsto para estrear em 2022.

Lady Gaga no Oscar de 2019 (Foto: Getty Images)

A pedra foi montada em diferentes joias ao longo dos anos: ao ingressar na casa, em 1956, o icônico designer Jean Schlumberger foi quem mais imaginou diferentes formas do diamante ser usado – como o colar de Audrey.

Audrey Hepburn com a pedra montada em um colar desenhado por Jean Schlumberger, em fotos publicitarias de Bonequinha de Luxo (Foto: Getty Images/Divulgação)

Para a retrospectiva de Schlumberger no Museé des Art Décoratif, em 1995, oito anos após a sua morte, o diamante passou a protagonizar o broche Bird on a rock, uma das criações preferidas do designer.

A pedra foi montada em diferentes joias ao longo dos anos: ao ingressar na casa, em 1956, o icônico designer Jean Schlumberger foi quem mais imaginou diferentes formas do diamante ser usado – como o colar de Audrey.

A pedra montada no broche Bird on a Rock, joia que ela protagonizava antes do colar atual (Foto: Divulgação)

Já o colar que vimos Gaga usando (que, além do diamante principal, ainda soma mais de cem quilates de diamantes brancos) foi criado em 2012 para celebrar o aniversário de 175 anos da Tiffany – e adaptado especialmente para a cantora.

+ sobre o tema

Saudável: Michelle Obama participa de sessão de exercícios

Michelle Obama participou de uma sessão de exercícios, que...

Estilo Negro

Estilo negro. Inscrições abertas para o Curso de Entrelaçamento....

Miss Universo: África do Sul

A Miss África do Sul, Bokang Montjane, de 24...

Rihanna posa à la Marilyn Monroe para revista

Rihanna posa à la Marilyn Monroe para revista. Rihanna gostou...

para lembrar

Onde estavam as mulheres negras na ditadura militar?

Vou começar falando da dificuldade em escrever sobre mulheres...

Viola Davis manda recado de apoio ao Brasil

'Brasil estou com você', escreveu a atriz americana vencedora...

Grupo usa mitologia dos orixás para criar coreografias e oficinas de dança

Balé das Yabás debate o feminismo e o transforma...
spot_imgspot_img

Beyoncé diz que seu novo disco nasceu de experiência de rejeição no country

Beyoncé divulgou nesta terça-feira (19) a capa do seu novo disco "Cowboy Carter", o segundo capítulo de uma coleção que começou com "Renaissance", de...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...
-+=