Pacto pela Democracia

 

O Brasil vive um momento decisivo. Poucas vezes estivemos tão divididos sobre o futuro. Poucas vezes foi tão difícil afirmar o pluralismo, a tolerância e o convívio com a diferença no espaço público. Poucas vezes as instituições estiveram tão desgastadas para lidar com conflitos e produzir mudanças. A soma dessas três dimensões envenena crescentemente a arena coletiva, colocando em risco a nossa capacidade de trabalhar pelas soluções que o país tanto precisa.

Do Pacto pela Democracia

Para além das nossas diferenças, compartilhamos o desafio de conter esse processo. Recuperar o horizonte comum de uma sociedade livre, dinâmica e solidária, com igualdade de direitos, liberdades e oportunidades para todos, onde seja reconhecido o valor e força da nossa diversidade e pluralidade, e superadas por inteiro todas as formas de discriminação, violência e autoritarismo.

Para avançar como uma sociedade plural precisamos reafirmar nosso compromisso com as regras democráticas, com os valores e fundamentos expressos na Constituição Federal, conquistados pela ação conjunta de tantas pessoas que vieram antes de nós.

  • Reafirmar o diálogo, a tolerância e o embate virtuoso de ideias no debate público, ao lado da integridade, do pluralismo e do repúdio pleno à discriminação e violência na ação política.
  • Defender sobre esses marcos as instituições e práticas democráticas e produzir eleições limpas, diversas e com ampla participação em outubro, capazes de efetivamente representar a cidadania e devolver as bases de confiança e legitimidade ao ambiente político.
  • Assumir e impulsionar o compromisso com a realização de uma ampla reforma política após as eleições, voltada a aprofundar a democracia, enfrentando as raízes da erosão e degradação em curso e abrindo o caminho para sair da crise melhores do que antes, no rumo reafirmado da ética, da justiça e do desenvolvimento compartilhados.

Esta é, certamente, uma tarefa de todos. Cada um e cada uma, cada cidadão, grupo, organização e voz entre nós pode contribuir nessa construção. Ela, por sua vez, depende hoje mais do que nunca de nossa ação. O Pacto pela Democracia é um chamado a todos na sociedade brasileira identificados com isso, para a expressão conjunta do nosso compromisso com a defesa da construção democrática entre nós, refazendo as vias para o país que precisamos.

O Pacto pela Democracia é uma plataforma de ação conjunta em defesa
da construção democrática no Brasil.

 

Sua iniciativa busca responder com amplitude e pluralidade à erosão crescente do espaço democrático no país, à expansão da fragmentação, da intolerância e da violência na esfera pública e ao esvaziamento da credibilidade, representatividade e legitimidade das instituições.

 

Para além das nossas diferenças em perfis, trajetórias e identidades, entendemos que reverter esse processo é uma tarefa comum, e cada vez mais central para as possibilidades de avançarmos coletivamente.

 

Com esse espírito, o Pacto será lançado no próximo dia 22/4, em um Dia pela Democracia na Av. Paulista, em São Paulo, e está aberto a todas e todas identificados com esses valores.

 

Para somar-se à iniciativa, tirar dúvidas ou saber mais, acesse o site do Dia pela Democracia e fale conosco.

+ sobre o tema

Crianças trabalham lavando sepulturas em cemitérios – Por Leonardo Sakamoto

Há algumas realidades que estão sob nossos narizes,...

Bispo Edir Macedo: “Dilma é vítima de mentiras espalhadas na internet”

Por José Orenstein   SÃO PAULO – O...

A luta de uma escritora da Islândia para que não haja mais tragédias como a do bebê sírio. Por Paulo Nogueira

E então penso comigo. Tanta gente desinspiradora tem ocupado meus...

Campanha Justiça por Miguel recebe apoio de artistas

Nesta quarta-feira (2), artistas, militantes, ativistas, advogados e familiares...

para lembrar

Jean-Yves Loude – ‘Os africanos são e foram também os descobridores do nosso mundo’

O etnólogo francês Jean-Yves Loude, autor de "Lisboa, na...

Seminário Experiências Iberoamericanas de Polícias de Promoção da Igualdade Étnico-Racial com Perspectiva de Gênero

Seminário Experiências Iberoamericanas de Polícias de Promoção da...

Ligações perigosas: Senador defensor da tese de estupro consensual, tem problemas éticos. Só éticos, por enquanto

Recebemos via Instituto Amilcar Cabral, novas revelações a respeito...

Dona Canô vai pedir desculpas a Lula após Caetano chamá-lo de analfabeto

Fonte: Uol- Dona Canô Veloso, 102 anos, mãe de...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...

Não é mentira: nossa ditadura militar também foi racista

Em meio às comemorações da primeira e mais longeva Constituição brasileira, promulgada em 25 de março de 1824 – um documento que demonstra a pactuação...

Militares viram no movimento negro afronta à ideologia racial da ditadura

Documento confidencial, 20 de setembro de 1978. O assunto no cabeçalho: "Núcleo Negro Socialista - Atividades de Carlos Alberto de Medeiros." A tal organização,...
-+=