Pacto pela Democracia

 

O Brasil vive um momento decisivo. Poucas vezes estivemos tão divididos sobre o futuro. Poucas vezes foi tão difícil afirmar o pluralismo, a tolerância e o convívio com a diferença no espaço público. Poucas vezes as instituições estiveram tão desgastadas para lidar com conflitos e produzir mudanças. A soma dessas três dimensões envenena crescentemente a arena coletiva, colocando em risco a nossa capacidade de trabalhar pelas soluções que o país tanto precisa.

Do Pacto pela Democracia

Para além das nossas diferenças, compartilhamos o desafio de conter esse processo. Recuperar o horizonte comum de uma sociedade livre, dinâmica e solidária, com igualdade de direitos, liberdades e oportunidades para todos, onde seja reconhecido o valor e força da nossa diversidade e pluralidade, e superadas por inteiro todas as formas de discriminação, violência e autoritarismo.

Para avançar como uma sociedade plural precisamos reafirmar nosso compromisso com as regras democráticas, com os valores e fundamentos expressos na Constituição Federal, conquistados pela ação conjunta de tantas pessoas que vieram antes de nós.

  • Reafirmar o diálogo, a tolerância e o embate virtuoso de ideias no debate público, ao lado da integridade, do pluralismo e do repúdio pleno à discriminação e violência na ação política.
  • Defender sobre esses marcos as instituições e práticas democráticas e produzir eleições limpas, diversas e com ampla participação em outubro, capazes de efetivamente representar a cidadania e devolver as bases de confiança e legitimidade ao ambiente político.
  • Assumir e impulsionar o compromisso com a realização de uma ampla reforma política após as eleições, voltada a aprofundar a democracia, enfrentando as raízes da erosão e degradação em curso e abrindo o caminho para sair da crise melhores do que antes, no rumo reafirmado da ética, da justiça e do desenvolvimento compartilhados.

Esta é, certamente, uma tarefa de todos. Cada um e cada uma, cada cidadão, grupo, organização e voz entre nós pode contribuir nessa construção. Ela, por sua vez, depende hoje mais do que nunca de nossa ação. O Pacto pela Democracia é um chamado a todos na sociedade brasileira identificados com isso, para a expressão conjunta do nosso compromisso com a defesa da construção democrática entre nós, refazendo as vias para o país que precisamos.

O Pacto pela Democracia é uma plataforma de ação conjunta em defesa
da construção democrática no Brasil.

 

Sua iniciativa busca responder com amplitude e pluralidade à erosão crescente do espaço democrático no país, à expansão da fragmentação, da intolerância e da violência na esfera pública e ao esvaziamento da credibilidade, representatividade e legitimidade das instituições.

 

Para além das nossas diferenças em perfis, trajetórias e identidades, entendemos que reverter esse processo é uma tarefa comum, e cada vez mais central para as possibilidades de avançarmos coletivamente.

 

Com esse espírito, o Pacto será lançado no próximo dia 22/4, em um Dia pela Democracia na Av. Paulista, em São Paulo, e está aberto a todas e todas identificados com esses valores.

 

Para somar-se à iniciativa, tirar dúvidas ou saber mais, acesse o site do Dia pela Democracia e fale conosco.

+ sobre o tema

Entidades de segurança pública e direitos humanos dizem que novo edital precariza programa de câmeras da PM em SP

Entidades da sociedade civil ligadas à segurança pública manifestaram...

Convenção da extrema direita espanhola é alerta para o Brasil

"Manter o ideal racial de um continente branco de...

Aprovado no Senado, PL dos planos de adaptação esboça reação a boiadas do Congresso

O plenário do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (15/05)...

Maranhão tem 30 cidades em emergência devido a chuvas

Subiu para 30 o número de cidades que decretaram...

para lembrar

Prefeito de São Paulo oferece ajuda ao Rio de Janeiro e Jardim Pantanal volta a alagar

"Enquanto o prefeito de São Paulo oferece ajuda ao...

Brasil de Carne e Osso

Os 8.515.767,049 quilômetros quadrados do território brasileiro nos tornam...

O Vírus da Desigualdade

O ano de 2020 foi doloroso para todo mundo....

O Estado emerge

Mais uma vez, em quatro anos, a relevância do Estado emerge da catástrofe. A pandemia de Covid-19 deveria ter sido suficiente para demonstrar que...

Extremo climático no Brasil joga luz sobre anomalias no planeta, diz ONU

As inundações no Rio Grande do Sul são um alerta sobre o impacto econômico e social das mudanças climáticas que atinge todo o mundo....

IR 2024: a um mês do prazo final, mais da metade ainda não entregou a declaração

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2024, ano-base 2023, termina em 31 de maio. Até as 17 horas do dia 30 de...
-+=